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sábado, 15 de junho de 2024

QUESTÕES OBJETIVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - ENEM 2016

 

QUESTÕES PARA SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
BANCO DE DASDOS ENEM 2016

QUESTÃO 01: ENEM 2016


National Geographic Brasil, n. 151, out. 2012 (adaptado).


Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a


(A) adotar práticas de consumo consciente.

(B) alterar hábitos de higienização pessoal e residencial.

(C) contrapor-se a formas indiretas de exportação de água.

(D) optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável.

(E) conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção.


QUESTÃO 02: ENEM 2016


Até que ponto replicar conteúdo é crime? “A internet e a pirataria são inseparáveis”, diz o diretor do instituto de pesquisas americano Social Science Research Council. “Há uma infraestrutura pequena para controlar quem é o dono dos arquivos que circulam na rede. Isso acabou com o controle sobre a propriedade e tem sido descrito como pirataria, mas é inerente à tecnologia”, afirma o diretor. O ato de distribuir cópias de um trabalho sem a autorização dos seus produtores pode, sim, ser considerado crime, mas nem sempre essa distribuição gratuita lesa os donos dos direitos autorais. Pelo contrário. Veja o caso do livro O alquimista, do escritor Paulo Coelho. Após publicar, para download gratuito, uma versão traduzida da obra em seu blog, Coelho viu as vendas do livro em papel explodirem.


BARRETO, J.; MORAES, M. A internet existe sem pirataria? Veja, n. 2 308, 13 fev. 2013 (adaptado).


De acordo com o texto, o impacto causado pela internet propicia a


(A) banalização da pirataria na rede.

(B) adoção de medidas favoráveis aos editores.

(C) implementação de leis contra crimes eletrônicos.

(D) reavaliação do conceito de propriedade intelectual.

(E) ampliação do acesso a obras de autores reconhecidos.


QUESTÃO 03: ENEM 2016


Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. […] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. […] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa […]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro […]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis […].


NAKASATO, O. Nihonjin. São Paulo: Benvirá, 2011 (fragmento).


Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas

provocam na família e mostra um contexto em que


(A) a obediência ao imperador leva ao prestígio pessoal.

(B) as novas gerações abandonam seus antigos hábitos.

(C) a refeição é o que determina a agregação familiar.

(D) os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.

(E) o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.


QUESTÃO 04: ENEM 2016


Centro das atenções em um planeta cada vez mais interconectado, a Floresta Amazônica expõe inúmeros dilemas. Um dos mais candentes diz respeito à madeira e sua exploração econômica, uma saga que envolve os muitos desafios para a conservação dos recursos naturais às gerações futuras.

Com o olhar jornalístico, crítico e ao mesmo tempo didático, adentramos a Amazônia em busca de histórias e sutilezas que os dados nem sempre revelam. Lapidamos estatísticas e estudos científicos para construir uma síntese útil a quem direciona esforços para conservar a floresta, seja no setor público, seja no setor privado, seja na sociedade civil.

Guiada como uma reportagem, rica em informações ilustradas, a obra Madeira de ponta a ponta revela a diversidade de fraudes na cadeia de produção, transporte e comercialização da madeira, bem como as iniciativas de boas práticas que se disseminam e trazem esperança rumo a um modelo de convivência entre desenvolvimento e manutenção da floresta.


VILLELA, M.; SPINK, P. In: ADEODATO, S. et al. Madeira de ponta a ponta: o caminho desde a floresta até o consumo. São Paulo: FGVRAE, 2011 (adaptado)


A fim de alcançar seus objetivos comunicativos, os autores escreveram esse texto para


(A) apresentar informações e comentários sobre o livro.

(B) noticiar as descobertas científicas oriundas da pesquisa.

(C) defender as práticas sustentáveis de manejo da madeira.

(D) ensinar formas de combate à exploração ilegal de madeira.

(E) demonstrar a importância de parcerias para a realização da pesquisa.


QUESTÃO 05: ENEM 2016



Disponível em: www.paradapelavida.com.br. Acesso em: 15 nov. 2014.


Nesse texto, a combinação de elementos verbais e não verbais configura-se como estratégia argumentativa para


(A) manifestar a preocupação do governo com a segurança dos pedestres.

(B) associar a utilização do celular às ocorrências de atropelamento de crianças.

(C) orientar pedestres e motoristas quanto à utilização responsável do telefone móvel.

(D) influenciar o comportamento de motoristas em relação ao uso de celular no trânsito.

(E) alertar a população para os riscos da falta de atenção no trânsito das grandes cidades.









GABARITO
01: A
02: D
03: E
04: A
05: D




















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