LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – 1º ANO - ENSINO MÉDIO
Língua Portuguesa
QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.
O QUE É
BIODIVERSIDADE?
Biodiversidade é a variedade de vida na
Terra. É composta por todos os seres vivos e engloba desde vírus microscópios
até os maiores animais do planeta. Humanos são parte integrante da
biodiversidade.
A biodiversidade é composta por todos os
genes, espécies, ecossistemas e paisagens que interagem constantemente em todos
os níveis. Cada ser vivo tem uma única composição genética. Os seres humanos
têm usado essa variação genética para produzir milhares de variedades de
culturas de alimentos e de animais domesticados.
A biodiversidade envolve comunidades e
relacionamentos. Todos os seres vivos compõem ecossistemas dinâmicos (por
exemplo, florestas, lavouras, lagos) que integram uma paisagem. Nesse ambiente,
suas vidas se entrelaçam numa teia de relações caracterizadas por cooperação,
competição, predação, simbiose ou parasitismo.
UNESCO.
Planeta, abr. 2011. Fragmento.
A
função de linguagem predominante no texto lido é
(A)
emotiva.
(B)
metalinguística.
(C)
fática.
(D)
referencial.
(E)
apelativa.
QUESTÃO 02: Leia o texto a
seguir.
PERDA DA
BIODIVERSIDADE
Ao redor do mundo, a biodiversidade
(definida como o total da variedade da vida) está diminuindo. Ainda que não se
saiba com exatidão quantas espécies existem na Terra, calcula-se que haja de 5
a 50 milhões de espécies, das quais só se tem registro de 1.750.000,
aproximadamente. Baseando-se na atual taxa de perda de espécies no planeta,
estima-se que no ano 2000 um décimo de todas as espécies já havia desaparecido
a essa proporção ascenderia a um terço em 2020.
Por isso, a perda da biodiversidade é um
dos problemas ambientais mais graves do planeta. Além das considerações em
termos éticos e estéticos da conservação das espécies, da sua preservação e dos
ecossistemas, o presente e o futuro do ser humano também dependem da obtenção
de alimento, matéria-prima e compostos químicos para medicamentos, assim como a
manutenção de processos como o equilíbrio dos gases atmosféricos, o clima e a
conservação de solos. De fato, foi demonstrado que a alteração e a perda de biodiversidade
dos habitats naturais, ocasionadas por atividades antropogênicas, afetam
negativamente as funções dos ecossistemas, que são encarregadas de prover
serviços ambientais, tanto das demais espécies silvestres como do ser humano.
Disponível
em: .
No
texto 2, no trecho “[...] foi demonstrado que a alteração e a perda de
biodiversidade dos habitats naturais, ocasionadas por atividades
antropogênicas, [...]” predomina a linguagem representativa da área
(A)
biológica.
(B)
econômica.
(C)
jornalística.
(D)
médica.
(E)
política.
LEIA
O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 03 A 05.
FEIJÕES OU
PROBLEMAS?
Reza a lenda que um monge, próximo de se
aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já
haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia. Para
sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois à
prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão, que deveriam colocar dentro dos
sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcado, começa a prova. Nos
primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida,
parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa
dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos de volta ao pé da
montanha, para ouvir do monge o óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado
aproxima-se do vencedor e pergunta como é que ele havia conseguido subir e
descer com os feijões nos sapatos.
- Antes de colocá-los no sapato, eu os
cozinhei.
Carregando feijões, ou problemas, há
sempre um jeito mais fácil de levar a vida. Problemas são inevitáveis. Já a
duração do sofrimento, é você quem determina.
Disponível
em: . Acesso em: 13 mar. 2011 .
QUESTÃO 03: Nesse texto, o
discípulo que venceu a prova
(A)
colocou o feijão em um sapato.
(B)
cozinhou o feijão.
(C)
desceu a montanha correndo.
(D)
sumiu da vista do oponente.
(E)
tirou seu sapato.
QUESTÃO 04: No trecho “-
Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei”, os pronomes oblíquos
destacados referem-se
(A)
aos sapatos.
(B)
aos problemas.
(C)
aos discípulos.
(D)
aos vencedores.
(E)
aos feijões.
QUESTÃO 05: No texto, qual
é o conflito gerador desse enredo?
(A)
A necessidade do monge em encontrar um sucessor.
(B)
A solução encontrada pelo discípulo vencedor.
(C)
A subida dos discípulos a uma grande montanha.
(D)
O desafio proposto pelo mestre aos seus discípulos.
(E)
O sofrimento do discípulo ao ver o oponente vencer.
QUESTÃO 06: Leia o texto a
seguir.
As canções têm a particularidade de
fazer, na conjunção letra e música, um retrato do cotidiano, expondo jeitos de
ser, maneiras de falar, personagens, tipos característicos de determinados
momentos, lugares, classes, comunidades.
Seja qual for o estilo, a canção motiva
uma escuta que possibilita um contato quase que de primeiro grau com vozes que
tocam o ouvinte e estabelecem com ele um diálogo que tematiza, de maneira
explícita ou não, valores sociais, culturais, morais.
Nesse sentido, a mulher, tanto quanto na
poesia e nas artes em geral, tem povoado as canções, aparecendo como “divina e
graciosa/estrela majestosa”, “mulher de verdade”, “mulher indigesta”, “mulher
de trinta”, “dessas mulheres que só dizem sim”, “Marina morena” etc. Se a lista
nunca se acaba, as mulheres encarnadas pelas canções dizem muito sobre os
costumes e os valores de uma época, revelando concepções de feminino. Maria do
Socorro, recente composição de Edu Krieger, cantada por Maria Rita, e a “mina”
de Pelados em Santos, composição de Dinho, do saudoso grupo Mamonas Assassinas,
dimensionam a maneira como dois tipos urbanos entram para a galeria das
mulheres brasileiras retratadas pela música popular. Essas canções mostram,
cada uma a seu modo, o lugar assumido pelo observador para estabelecer um
enquadramento, delineando, sobretudo pelas escolhas linguísticas, as vozes que
as materializam.
BRAIT,
Beth. Disponível em:
. Acesso em: 14
jan. 2011. Fragmento .
No
terceiro parágrafo desse texto, a palavra “mina”
é representativa da linguagem
(A)
coloquial.
(B)
jornalística.
(C)
literária.
(D)
padrão.
(E)
técnica.
LEIA
O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 07 E 08:
ÁREA INTERNA
Morava no terceiro andar [...]; não
havia vizinho, do quarto andar para cima, que não jogasse lixo na sua área. Sua
mulher era uma dessas conformadas que só existem duas no mundo, sendo que a
outra ninguém viu:
- Deixa isso pra lá, Antônio, pior seria
se a gente morasse no térreo.
Antônio não se controlava, ficava uma
fera quando via cair cascas de banana, de laranja, restos de comida. Em época
de melancia ficava quase louco, tinha vontade de se mudar. A mulher procurava
contornar:
- Tenha calma, Antônio, daqui a pouco as
melancias acabam e você esquece tudo.
Mas ele não esquecia:
- Acabam as melancias, vêm as jacas, vêm
os abacates. Já pensou, Marieta? Caroço de abacate é fogo!
Um dia chegou na área, tinha até lata de
sardinha. Procurou pra ver se tinha alguma sardinha, mas a lata tinha sido
raspada. Se queimou. Falou com o síndico, ele disse que era impossível
fiscalizar todos os quarenta e oito apartamentos pra ver quem é que atirava as
coisas. Pensou em fechar a área com vidro, pediram uma nota firme e se não
decidisse dentro de sete dias, ia ter um acréscimo de trinta por cento. Foi à
polícia dar queixa dos vizinhos, o delegado achou muita graça, disse que não
podia dar educação aos vizinhos e, se pudesse daria aos seus, pois ele morava
no térreo e era muito pior. [...]
ELIACHAR,
Leon. O homem ao zero. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. Fragmento.
QUESTÃO 07: O fato que
motivou essa narrativa foi
(A)
o descontrole do marido.
(B)
a paciência da mulher.
(C)
o lixo jogado na área.
(D)
a queixa feita contra os vizinhos.
(E)
a resposta dada pelo delegado.
QUESTÃO 08: Assinale o
trecho, retirado do texto, que indica ser um exemplo de linguagem escrita
padrão:
(A)
“[...] pior seria se a gente morasse no térreo.”
(B)
“[...] ficava uma fera quando via cair cascas de bananas [...]”
(C)
“Procurou pra ver se tinha alguma sardinha.”
(D)
“Foi à polícia dar queixa dos vizinhos [...]”
(E)
“[...] era impossível fiscalizar todos os quarentas e oito apartamentos pra ver
quem é que atirava as coisas”.
QUESTÃO 09: Leia o texto a
seguir.
POR QUE TODO
MUNDO USAVA PERUCA NA EUROPA DOS SÉCULOS XVII E XVIII?
Não era todo mundo, apenas os
aristocratas. A moda começou com Luís XIV (1638-1715), rei da França. Durante
seu governo, o monarca adotou a peruca pelo mesmo motivo que muita gente usa o
acessório ainda hoje: esconder a calvície. O resto da nobreza gostou da ideia e
o costume pegou. A peruca passou a indicar, então, as diferenças sociais entre
as classes, tornando-se sinal de status e prestígio. Também era comum espalhar
talco ou farinha de trigo sobre as cabeleiras falsas para imitar o cabelo
branco dos idosos. Mas, por mais elegante que parecesse ao pessoal da época, a
moda das perucas também era nojenta. “Proliferava todo tipo de bicho, de
baratas a camundongos, nesses cabelos postiços”, afirma o estilista João Braga,
professor de História da Moda das Faculdades SENAC, em São Paulo.
Em 1789, com a Revolução Francesa, veio
a guilhotina, que extirpou a maioria das cabeças com perucas. Símbolo de uma
nobreza que se desejava exterminar, elas logo caíram em desuso. Sua origem,
porém era muito mais velha do que a monarquia francesa. No Egito antigo, homens
e mulheres de todas as classes sociais já exibiam adornos de fibra de papiro –
na verdade, disfarce para as cabeças raspadas por causa de uma epidemia de
piolhos. Hoje, as perucas de cachos brancos, típicas da nobreza europeia,
sobrevivem apenas nos tribunais ingleses, onde compõem a indumentária oficial
dos juízes.
Disponível
em: http://mumdoestranho.abril.com.br/historia/pergunta_285920.shtmal. Acesso em: 27
mar. 2010. Adaptado
No
trecho, segundo parágrafo, “[...] elas
logo caíram em desuso”, o pronome em destaque retoma
(A)
diferenças.
(B)
cabeleiras.
(C)
perucas.
(D)
classes sociais.
(E)
cabeças raspadas.
QUESTÃO 10: Leia o texto a
seguir.
DIABETES SEM
FREIO
A
respeitada revista médica inglesa “The Lancet” chamou a atenção, em editorial,
para o crescimento da epidemia de diabetes no mundo. A estimativa é de que
atuais 246 milhões de adultos portadores da doença se transformem em 380
milhões em 2025. O problema é responsável por 6% do total de mortes no mundo,
sendo 50% devido a problemas cardíacos – doença associada à diabetes.
Galileu,
n. 204, jul. 2008, p. 14.
Qual
é a informação principal desse texto?
(A)
A diabetes associada a problemas cardíacos.
(B)
O crescimento da epidemia de diabetes no mundo.
(C)
A estimativa de adultos portadores de diabetes.
(D)
O percentual de mortes no mundo.
(E)
O percentual de problemas cardíacos.
LEIA
O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 11 E 12.
PARQUES EM
CHAMAS
Saudados por ecologistas como arcas de
Noé para o futuro, por serem repositórios de espécies animais e vegetais em
extinção acelerada noutras áreas do país, alguns dos 25 parques nacionais do
Brasil tiveram, na semana passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo. A
rigorosa estiagem que acompanha o inverno no Centro-Sul ressecou a vegetação e
abriu caminho para que as chamas tragassem 6 dos 33 quilômetros quadrados do
Parque Nacional da Tijuca, pegado à cidade do Rio de Janeiro, e convertessem em
carvão 10% dos 300 quilômetros quadrados do Parque Nacional do Itatiaia, na
divisa de Minas Gerais com o Estado do Rio. Contido pelos bombeiros já no fim
de semana, na Tijuca, e abafado por uma providencial chuva no Itatiaia, na
quarta-feira o fogo pipocou em outro extremo do país. Naquele dia, o incêndio
começou no Parque da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, calcinado há seis
anos pela seca, e avançou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres
inscritas na rocha, há pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro
pré-histórico.
Isto
é, 22 ago. 1984. In: Compreensão e interpretação de textos. Coleção Concursos
públicos vol. 9. Barueri: Gold, 2008.
QUESTÃO 11: O autor
justifica o fato de os ecologistas referirem-se aos parques nacionais como
“arcas de Noé para o futuro” da seguinte maneira:
(A)
Porque são áreas preservadas da caça e pesca indiscriminadas.
(B)
Porque ocupam espaços administrativamente delimitados pelo Instituto Brasileiro
de Desenvolvimento Florestal.
(C)
Porque espécies animais e vegetais que estão se extinguindo em outras regiões
têm preservada sua sobrevivência nesses parques.
(D)
Porque nesses parques colecionam-se casais de espécies animais e vegetais em
extinção noutras áreas.
(E)
Porque há agentes florestais incumbidos de zelar pelos animais e vegetais dos
parques.
QUESTÃO 12: A respeito dos
incêndios referidos pelo autor, depreende-se do texto que
(A)
embora tivessem ameaçado espécie de animais e vegetais raras, apresentaram um
lado positivo.
(B)
foram provocados pela rigorosa estiagem do inverno, no Centro-Sul, e pela seca
prolongada no sertão nordestino.
(C)
não foram combatidos com presteza e eficiência pelos bombeiros.
(D)
só foram debelados por providenciais chuvas que eventualmente vieram a cair
sobre os parques.
(E)
destruíram parte da flora e fauna das reservas, desfigurando sua paisagem.
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GABARITO
1-D
2-A
3-B
4-E
5-A
6-A
7-C
8-D
9-C
10-B
11-C
12-E
11-C
12-E
7 comentários:
Quero parabenizar pelas atividades. São maravilhosas!!!
Ótimas atividades!
Ótimo material! Adorei os textos e as questões! Obrigada por compartilhá-las conosco!
Ótimo! Adorei as atividades.
Perfeito este material.
obrigado
Material riquíssimo!!!Obrigada por compartilhar!!!
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