Apresentamos, a seguir, o detalhamento das cinco competências a serem avaliadas na redação do Enem. Nosso objetivo é explicitar os critérios de avaliação, de modo a ajudá-lo a se preparar para o exame. Como por texto entende-se uma unidade de sentido em que todos os aspectos se inter-relacionam para construir a textualidade, a separação por competências, na Matriz, tem a finalidade de tornar a avaliação mais objetiva.
COMPETÊNCIA 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Quadro de desempenho para avaliar a competência 1.
200 pontos | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidências. |
160 pontos | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
120 pontos | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
80 pontos | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
40 pontos | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
0 ponto | Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
COMPETÊNCIA 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Quadro de desempenho para avaliar a competência 2.
200 pontos | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
160 pontos | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
120 pontos | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
80 pontos | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
40 pontos | Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
0 ponto | Fuga ao tema/ não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa. |
COMPETÊNCIA 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Quadro de desempenho para avaliar a competência 3.
200 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
160 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
120 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
80 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
40 pontos | Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
0 ponto | Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
COMPETÊNCIA 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Quadro de desempenho para avaliar a competência 4.
200 pontos | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
160 pontos | Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
120 pontos | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
80 pontos | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
40 pontos | Articula as partes do texto de forma precária. |
0 ponto | Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação das ideias. |
COMPETÊNCIA 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Quadro de desempenho para avaliar a competência 5.
200 pontos | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
160 pontos | elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
120 pontos | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
80 pontos | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
40 pontos | Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
0 ponto | Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
FONTE:
SUPER GUIA DE ESTUDO: Intensivão Enem. Escala: 2014.