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sábado, 8 de junho de 2024

QUESTÕES PARA SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO MÉDIO

 

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS


LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 E 02.

TEXTO I

Até mesmo a asa-branca
Bateu asas do sertão,
Então, eu disse: "Adeus, Rosinha,
Guarda contigo meu coração."

GONZAGA, Luiz; TEIXEIRA, Humberto. Asa branca

TEXTO II

Já faz três noites que pro norte relampeia,
A asa-branca ouvindo o ronco do trovão
Já bateu asas e voltou pro meu sertão,
Ai, ai, eu vou-me embora, vou cuidar da plantação.

GONZAGA, Luiz; DANTAS, Zé. A volta da asa-branca

QUESTÃO 01: (Insper-SP) Analisando o emprego das preposições em "Bateu asas do sertão" e "Já bateu asas e voltou pro meu sertão", bem como o título e o conteúdo das canções, pode-se concluir que

(A) o narrador, na primeira canção, contraria a asa-branca, para, na segunda, voltar a concordar com o típico pássaro brasileiro.
(B) o narrador, na primeira canção, tem como destino o lugar onde está o seu coração; na segunda, ele volta a encontrar Rosinha.
(C) nas duas canções, o narrador faz o mesmo movimento da asa-branca; na primeira, ele deixa o sertão; na segunda, ele retorna.
(D) o narrador, que abandonou o sertão na primeira canção, resolve voltar para o interior na segunda, apesar de as plantações sofrerem com a seca.
(E) o narrador, na primeira canção, compara a asa-branca a Rosinha, enquanto, na segunda, prefere dar destaque à possibilidade de a chuva chegar.

QUESTÃO 02: Considerando a relação intertextual entre as duas canções, "Asa branca" poderia, mantendo a coerência, ter o título de

(A) "A chegada da asa-branca".
(B) "A partida da asa-branca".
(C) "O pouso da asa-branca".
(D) "A retomada da asa-branca".
(E) "A chuva e a asa-branca".

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 03 E 04.

O LEÃO E A RAPOSA

Um leão envelhecido, não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando recebia a visita de outros animais, ele os pegava e os comia. Depois que muitas feras já tinham morrido, uma raposa, ciente da armadilha, parou a certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele respondesse: "Mal!" e lhe perguntasse por que ela não entrava, disse a raposa: "Ora, eu entraria se não visse marcas de muitos entrando mas de ninguém saindo".

Esopo - escritor grego do século VI a.C.

QUESTÃO 03: Em relação ao gênero, pode-se afirmar que esse texto é uma

(A) fábula.
(B) crônica de costumes.
(C) notícia fantasiosa.
(D) carta argumentativa.
(E) "dissertação.

QUESTÃO 04: Assinale a alternativa que contenha a tese que pode ser depreendida da leitura do texto.

(A) Alguns homens, incapazes de realizar seus negócios, acusam as circunstâncias.
(B) Os homens insensatos, na esperança de bens maiores, deixam escapar o que já têm.
(C) Os homens mentirosos se vangloriam só quando não há ninguém para contestá-los.
(D) É preciso reconhecer aquele que fez o bem e a este dar o reconhecimento.
(E) Os homens sensatos, tendo prova dos perigos, podem prevê-los e evitá-los.

QUESTÃO 05: (Insper-SP - adaptada). Leia o texto a seguir.

A cena cotidiana, que a maioria já vivenciou, sempre serviu como exemplo de conversa superficial. "Está quente hoje", comenta um. "Será que vai chover?", indaga o interlocutor desinteressado. Para uma fatia dos moradores da região metropolitana de São Paulo, contudo, a pergunta não é mais retórica. Revela, ao contrário, preocupação genuína com a situação do sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento hídrico de 8,8 milhões de pessoas. Por causa da estiagem incomum, tornaram-se frequentes, e não só nos elevadores, os diálogos sobre um possível relacionamento em parte da capital e em municípios próximos. A Sabesp (Companhia Paulista de Saneamento Básico), por ora, descarta essa hipótese e assegura o suprimento até março de 2015.

Folha de S. Paulo, 24 jul. 2014.

O excerto acima evidencia os propósitos comunicativos dos falantes, a partir de escolhas linguísticas que exploram diferentes funções de linguagem. Dessa forma, de acordo com o texto, a preocupação com a seca fez com que os diálogos dos paulistanos acerca da previsão do tempo deixassem de cumprir unicamente o objetivo da função

(A) emotiva.
(B) apelativa.
(C) metalinguística.
(D) fática.
(E) poética.











GABARITO

01: C
02: B
03: A
04: E
05: D





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