Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 20 de novembro de 2021

QUESTÕES CONCURSO PÚBLICO LETRAS E PEDAGOGIA (IBADE 2020)

QUESTÃO 01: Durante vários séculos, o foco dos métodos tradicionais de educação era o ensino, a partir da percepção do professor como uma figura de poder sobre o aluno. A partir do século XVIII, com a eclosão das revoluções liberais na Europa e a independência dos Estados Unidos, as escolas pedagógicas passaram a ver com olhos críticos as limitações dessa abordagem de ensino-aprendizagem. Dentro de um contexto histórico de reconhecimento social, como o estudante passa a ser visto?


(A) Um indivíduo que possui direitos.

(B) Irresponsáveis pela própria aprendizagem.

(C) Incapazes de gerenciar sua própria liberdade.

(D) Adulto em miniatura.

(E) Merecedor de doutrina irregular.


QUESTÃO 02: Algumas características podem ser identificadas na educação a partir da década de 80, como por exemplo, o redimensionamento da função da educação-modificação de conteúdos e métodos de ensino pelas funções instrumentais e utilitárias, o reordenamento da administração/gestão educacional-efetivação da produtividade, o uso de estratégias e mecanismos de centralização da definição de políticas e da avaliação dos resultados. Enfim, a educação, em especial no ambiente escolar, não é mais algo reconhecido como voluntariado e benevolente, mas sim como uma instituição obrigatória e necessária para:


(A) concretizar ideias com a contribuição da ditadura, já que as condições para melhoria da infraestrutura do país estavam sendo realizadas valorizando o campo econômico.

(B) tentar garantir conhecimentos para sociedade como mediação para a cidadania e a autonomia do indivíduo.

(C) estagnar sem receber a devida atenção por parte dos governantes que se preocuparam em manter os números por meio da quantidade de indivíduos inseridos na escola.

(D) o fortalecimento dos ideais desenvolvimentistas da sociedade urbano-industrial que incentivavam a instrução e o conhecimento para os sujeitos.

(E) a preparação de uma elite em detrimento da educação para o povo.


QUESTÃO 03: Segundo a Lei 9394/96 – LDB, o ensino médio é a etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos. De acordo com o Art 35, assinale a alternativa que corresponda a uma das finalidades do ensino médio.


(A) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

(B) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

(C) A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

(D) Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.

(E) A oferta de formação técnica e profissional, realizada na própria instituição ou em parceria com outras instituições.


QUESTÃO 04: “Falar da realidade como algo parado, estático, compartido e bem-comportado, quando não falar ou dissertar sobre algo completamente alheio à experiência existencial dos educandos vem sendo, realmente, a suprema inquietação da educação”. Ao analisar a citação de Freire (2005), podemos dizer que as intervenções profissionais devem:


(A) propiciar a criação de setores especializados nas escolas para coordenar suas atividades.

(B) como os escolanovistas acreditar na transformação da sociedade por meio da escola.

(C) introduzir a cadeira moral e cívica com a intenção de reprimir os estudantes contra o governo.

(D) respeitar a dinâmica da realidade dos espaços escolares.

(E) ocasionar caos social e a presença de uma educação como “fantoche” dos governantes para auxiliar a afirmação do capitalismo.


QUESTÃO 05: Prevê a LDB, que a União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público. Segundo o Art. 77, os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas que:


(A) comprovem finalidade lucrativa e distribuam resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcela de seu patrimônio sob nenhuma forma ou pretexto.

(B) proporcionem aos índios, suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências.

(C) proporcionem o ensino militar regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino.

(D) realizem as atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino.

(E) assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.




GABARITO

01: A

02: B

03: C

04: D

05: E


Nenhum comentário: