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sábado, 21 de agosto de 2021

TREINANDO A REDAÇÃO: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

TREINANDO PARA A REDAÇÃO ENEM

TEMA: Desafios da Educação Inclusiva no Brasil

Proposta de redação

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema "Desafios da Educação Inclusiva no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

92,7% dos estudantes com deficiência frequentam classes regulares na rede pública

Número de matrículas passou de 365 mil alunos em 2009 para 655 mil em 2014

A meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) […], sancionado no ano passado, é objetiva: o Brasil deve universalizar o acesso à Educação Básica para a população entre 4 e 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, nos próximos 9 anos. A meta ainda estabelece que os alunos tenham direito a um atendimento educacional especializado na rede regular de ensino, garantindo, assim, um sistema educacional mais inclusivo.

Segundo levantamento do movimento Todos Pela Educação, nos últimos cinco anos o País avançou na área […]

Maior responsável por este avanço, a rede pública de ensino detém atualmente 79,7% das matrículas […]

LARIEIRA, Leticia. 92,7% dos estudantes com deficiência frequentam classes regulares na rede pública. Todos pela Educação, 17 jun. 2015. Disponível em: 
<www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/34061/927-dos-estudantes-com-deficiencia-frequentam-classes-regulares-na-rede-publica/>. Acesso em: 16 ago. 2015.

TEXTO II

Ensino inclusivo beneficia estudantes com e sem deficiência

[…] na legislação brasileira, quem se negar ou fizer cessar a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, devido à deficiência do estudante está sujeito a punição. O crime é punível com reclusão de 1 a 4 anos.

No entanto, não foi fácil para Mara Bueno, de Cambuí, Minas Gerais, encontrar uma escola que aceitasse o filho Matheus, diagnosticado aos 4 anos com a síndrome de Asperger, doença relacionada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). As principais características da síndrome são dificuldade de socialização, atos motores repetitivos e interesses circunscritos intensos que ocupam totalmente o foco da atenção […]

[…] “A maioria das escolas particulares não está preparada para atender portadores de quaisquer deficiências. Elas visam o lucro e não a verdadeira educação”, afirma.

Hoje, com 5 anos, o menino estuda em uma escola da rede pública, com professor de apoio e psicopedagoga custeados pelo governo. Segundo Mara, ele tem um bom desempenho e já fez amigos. “A rede pública nos oferece o que não encontramos na rede particular”, conta. Para a mãe do menino, a inclusão deve existir para que, no futuro, não se discrimine quem tem algum tipo de deficiência. “Inclusão é conhecimento, paciência e amor, muito amor”, diz.
[…]

LIMA, Marcela. Ensino inclusivo beneficia estudantes com e sem deficiência. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 13 dez. 2014. Disponível em:
<http://vida-estilo.estadao.com.br/noticias/comportamento,ensino-inclusivo-beneficia-estudantes-com-e-sem-deficiencia,1606342>. Acesso em: 16 ago. 2015.

TEXTO III

Escolas privadas vão ao STF contra obrigação de ter alunos com deficiência

[…]
Para as escolas particulares, o gasto para manter a estrutura (equipamentos, recursos didáticos, médicos, psicólogos, professores especializados etc.) “tem custo altíssimo, imprevisível e inimaginável, impossível de ser suportado pela grande maioria das famílias ou de ser rateados por todos os alunos através das anuidades escolares que pagam os matriculados em escolas particulares”. Com isso, os altos custos poderão resultar na perda em massa de alunos, demissão de professores e até fechamento de escolas particulares, diz a [Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen)].
[…]

Escolas privadas vão ao STF contra obrigação de ter alunos com deficiência. UOL Educação, São Paulo, 14 ago. 2014. 
Disponível em: 
<http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/08/14/escolas-privadas-vao-ao-stf-contra-obrigacao-de-ter-alunos-com-deficiencia.htm>. Acesso em: 16 ago. 2015.

TEXTO IV

Escolas especiais tentam manter alunos e criticam “inclusão radical”

[…]
Segundo a presidente da Federação das Apaes [Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais], Aracy Maria da Silva Ledo, o texto do PNE foi modificado no Senado no item que trata da inclusão de pessoas com deficiência. A meta quatro dizia que é preciso universalizar, para a população entre 4 e 17 anos com deficiência, o acesso à educação, preferencialmente, na escola regular. No entanto, o novo texto retirou a palavra “preferencialmente”, o que, para Aracy, pode acabar com as Apaes.

“Vamos pressionar os parlamentares pela mudança neste texto. Queremos que se mantenha o direito da família escolher se a criança vai para a escola regular ou para a especial. Uma não pode excluir a outra”. […]

Aracy defende ainda que muitas crianças com deficiência intelectual não têm condições de acompanhar o aprendizado nas escolas regulares e que precisam do atendimento especial nas Apaes. “Temos fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissionais treinados para acompanhar essas crianças, estrutura que a escola pública não oferece”, afirma, ao ressaltar que boa parte dos professores não está preparada para atender alunos com necessidades especiais.
[…]

CHAGAS, Angela. Escolas especiais tentam manter alunos e criticam “inclusão radical”. Terra, São Paulo, 4 dez. 2013. Disponível em: 
<http://noticias.terra.com.br/educacao/escolas-especiais-tentam-manter-alunos-e-criticam-inclusao-radical,ff00ddb091e70410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>. Acesso em: 16 ago. 2015.



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