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sábado, 28 de agosto de 2021

QUESTÕES PARA SIMULADO DE LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO COM GABARITO

QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir:

Há muitos séculos, o homem vem construindo aparelhos para medir o tempo e não lhe deixar perder a hora. Um dos mais antigos foi inventado pelos chineses e consistia em uma corda cheia de nós a intervalos regulares. Colocava-se fogo ao artefato e a duração de algum evento era medida pelo tempo que a corda levava para queimar entre um nó e outro. Não há registros, mas com certeza diziam-se coisas como: “Muito bonito, não? Você está atrasado há mais de três nós!”

 

JORNAL O ESTADO DE S. PAULO, 28 mai. 1992.

 

A finalidade do texto é

 

(A) informar.

(B) descrever.

(C) argumentar.

(D) narrar.

(E) Todas as alternativas estão corretas.

 

QUESTÃO 02: Leia abaixo o trecho de Deus Foi Almoçar, romance de Ferréz, publicado em 2011.


“Datas, dias, minutos e segundos, atrasos, interesses, ganhos e perdas, a vida era assim agora. Ele sorriu levemente, o homem é o único ser capaz de fazer uma armadilha para si mesmo.

Carros, apartamentos, pequenos bares, shoppings, tudo congestionado, tudo limitado, emparedado, fechado. A sensação de sair dessas coisas era indescritível, se tivesse uma pena por assalto ou homicídio, tanto fazia. Prisão ou shopping center? Não precisava olhar tudo para saber o que existia realmente, mas por mais que olhasse não saberia dizer o que era verdade”.


FERRÉZ. Deus foi almoçar. São Paulo: Planeta, 2012.


No trecho acima, podemos observar: 


(A) a infelicidade do narrador com sua própria vida.

(B) a perturbação emocional do personagem que não sabe o que é falso ou o que é real.

(C) a constatação de suas próprias limitações projetadas no espaço externo.

(D) uma crítica à forma como vivemos nas cidades a partir da sensação de aprisionamento.

(E) a incapacidade de ser feliz em espaços urbanos.


QUESTÃO 03: (ENEM) Leia a tirinha abaixo.

 


Tendo em vista a segunda fala do personagem entrevistado, constata-se que

 

(A) o entrevistado deseja convencer o jornalista a não publicar um livro.

(B) o principal objetivo do entrevistado é explicar o significado da palavra motivação.

(C) são utilizados diversos recursos da linguagem literária, tais como a metáfora e a metonímia.

(D) o entrevistado deseja informar de modo objetivo o jornalista sobre as etapas de produção de um livro.

(E) o principal objetivo do entrevistado é evidenciar seu sentimento com relação ao processo de produção de um livro. 


QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir:


Sobre os perigos da leitura

 

Nos tempos em que eu era professor da Unicamp, fui designado presidente da comissão encarregada da seleção dos candidatos ao doutoramento, o que é um sofrimento. Dizer esse entra, esse não entra é uma responsabilidade dolorida da qual não se sai sem sentimentos de culpa. Como, em 20 minutos de conversa, decidir sobre a vida de uma pessoa amedrontada? Mas não havia alternativas. Essa era a regra. Os candidatos amontoavam-se no corredor recordando o que haviam lido da imensa lista de livros cuja leitura era exigida. 


Aí tive uma ideia que julguei brilhante. Combinei com os meus colegas que faríamos a todos os candidatos uma única pergunta, a mesma pergunta. Assim, quando o candidato entrava trêmulo e se esforçando por parecer confiante, eu lhe fazia a pergunta, a mais deliciosa de todas: “Fale-nos sobre aquilo que você gostaria de falar!”. [...]


A reação dos candidatos, no entanto, não foi a esperada. Aconteceu o oposto: pânico. Foi como se esse campo, aquilo sobre o que eles gostariam de falar, lhes fosse totalmente desconhecido, um vazio imenso. Papaguear os pensamentos dos outros, tudo bem. Para isso, eles haviam sido treinados durante toda a sua carreira escolar, a partir da infância. Mas falar sobre os próprios pensamentos – ah, isso não lhes tinha sido ensinado!


Na verdade, nunca lhes havia passado pela cabeça que alguém pudesse se interessar por aquilo que estavam pensando. Nunca lhes havia passado pela cabeça que os seus pensamentos pudessem ser importantes.


Rubem Alves, www.cuidardoser.com.br. Adaptado.


A palavra “brilhante”, no início do 2.º parágrafo, significa

 

(A) detestável.

(B) luzente.

(C) luxuosa.

(D) admirável.

(E) lustrosa.


QUESTÃO 05: (ENEM 2009). Leia o texto a seguir:

 

COM NICIGA, PARAR DE FUMAR FICA MUITO MAIS FÁCIL.

 

1. Fumar aumenta o número de receptores do seu cérebro que se ativam com nicotina.

2. Se você interrompe o fornecimento de uma vez, eles enlouquecem e você sente os desagradáveis sintomas da falta do cigarro.

3. Com seus adesivos transdérmicos, Niciga libera nicotina terapêutica de forma controlada no seu organismo, facilitando o processo de parar de fumar e ajudando a sua força de vontade. Com Niciga, você tem o dobro de chances de parar de fumar.

 

Para convencer o leitor, o anúncio emprega como recurso expressivo, principalmente,

 

(A) as rimas entre Niciga e nicotina.

(B) o uso de metáforas como “força de vontade”.

(C) a repetição enfática de termos semelhantes como “fácil” e “facilidade”.

(D) a utilização dos pronomes de segunda pessoa, que fazem um apelo direto ao leitor.

(E) a informação sobre as consequências do consumo do cigarro para amedrontar o leitor.


QUESTÃO 06: Leia o texto a seguir.


O que é bullying virtual ou cyberbullying?


É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares.

É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara.


Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).


Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de


(A) atingir um grupo maior de espectadores.

(B) dificultar a identificação do agressor incógnito.

(C) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima.

(D) possibilitar a participação de um número maior de autores.

(E) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.



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GABARITO

01: A
02: D
03: E
04: D
05: D
06: B



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