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sábado, 14 de agosto de 2021

DOIS TEMAS PARA PRATICAR A REDAÇÃO DISSERTATIVA: DIREITO AO VOTO E DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

VAMOS PRATICAR A ESCRITA DO GÊNERO DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA?


TEMA 01: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?


Para que existam hoje os direitos políticos, o direito de votar e ser votado, de escolher seus governantes e representantes, a sociedade lutou muito.


(www.iarabernardi.gov.br. 01/03/02)


A política foi inventada pelos humanos como o modo pelo qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco. (…)

A política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar ou reiterar ações que dizem respeito a todos os seus membros.


(Marilena Chauí. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.)


A democracia é subversiva. … subversiva no sentido mais radical da palavra. 

Em relação à perspectiva política, a razão da preferência pela democracia reside no fato de ser ela o principal remédio contra o abuso do poder. Uma das formas (não a única) é o controle pelo voto popular que o método democrático permite pôr em prática. Vox populi vox dei.


(Norberto Bobbio. Qual socialismo? Discussão de uma alternativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Texto adaptado.)


Comício pelas Diretas Já, em São Paulo, 1984.


Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. 

Se você tem 16 ou 17 anos, pode votar ou não. O mundo exige dos jovens que se arrisquem. Que alucinem. Que se metam onde não são chamados. Que sejam encrenqueiros e barulhentos. Que, enfim, exijam o impossível. 

Resta construir o mundo do amanhã. Parte desse trabalho é votar. Não só cumprir uma obrigação. Tem de votar com hormônios, com ambição, com sangue fervendo nas veias. Para impor aos vitoriosos suas exigências – antes e principalmente depois das eleições.


(André Forastieri. Muito além do voto. Época. 6 de maio de 2002. Texto adaptado.)


Considerando a foto e os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? 

Ao desenvolver o tema, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões, e elabore propostas para defender seu ponto de vista.


FONTE: Editora FTD


TEMA 02: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?


(Angeli, Folha de S.Paulo, 14.05.2000)


“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à saúde, à alimentação, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão”.


(Artigo 227, Constituição da República Federativa do Brasil.)


(…) Esquina da Avenida Desembargador Santos Neves com Rua José Teixeira, na Praia do Canto, área nobre de Vitória. A.J., 13 anos, morador de Cariacica, tenta ganhar algum trocado vendendo balas para os motoristas. (…)

“Venho para a rua desde os 12 anos. Não gosto de trabalhar aqui, mas não tem outro jeito. Quero ser mecânico”.


(A Gazeta, Vitória (ES), 9 de junho de 2000.)


Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.


Gilberto Dimenstein. O cidadão de papel. São Paulo, Ática, 2000. 19a edição.


Com base na leitura da charge, do artigo da Constituição, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidadão de papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?


FONTE: Editora FTD




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