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sábado, 10 de abril de 2021

ATIVIDADES ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS COM GABARITO

 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS


01. Leia o cartum a seguir, de Caco Galhardo.


http://professordiorges.blogspot.com.br/2018/01/


O cartum mostra uma cena cotidiana na vida do casal Júlio e Gina. Observe a notícia na TV e o comentário da mulher.


a) Quem foi o homem de Neandertal?


b) O que a mulher quer dizer com o comentário “Grande novidade”?


c) Que elemento da cena mostrada no cartum dão apoio ao comentário que a mulher faz?


02. Observe a estrutura do enunciado correspondente à notícia dada na televisão:


“Estudo revela que humanos acasalaram com neandertais...”


a) Identifique os verbos desse período e responda: Quantas orações há nele?


b) Trata-se de um período simples ou de um período composto?


03. Se substituirmos a segunda oração do enunciado pela palavra algo, teremos: “Estudo revela algo”.


a) Qual é, nesse enunciado, a predicação da forma verbal revela?


b) Qual é, nesse enunciado, a função sintática do termo algo?


c) Portanto, no período “Estudo revela que humanos acasalaram com neandertais”, qual é a função sintática da oração “que humanos acasalaram com neandertais”?




CONCEITUANDO


No cartum, o enunciado correspondente à notícia dada na televisão é um período composto por subordinação e formado por duas orações.


Compare-o com um período simples equivalente:


Estudo revela algo.

Revela: VTD

Algo: OD

Estudo revela | que humanos acasalaram com neandertais.

Revela: VTD

que humanos acasalaram com neandertais: OD

Estudo revela: Oração principal

que humanos acasalaram com neandertais: Oração subordinada substantiva objetiva direta


Nessa comparação, você deve ter notado que:


- Nos dois períodos, a forma verbal revela é transitiva e, portanto, necessita de um complemento, isto é, de um objeto direto;

- No período simples, o objeto direto de revela é o termo algo;

- No período composto, o objeto direto de revela é uma oração inteira – que os humanos acasalaram com neandertais -, que equivale a um substantivo e, por isso, é classificada como oração substantiva objetiva direta.


Assim, concluímos: Oração subordinada substantiva é aquela que tem valor de substantivo e exerce, em relação à oração principal, a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto.


Atenção

As orações subordinadas substantivas são geralmente introduzidas pelas conjunções subordinativas integrantes que e se. Podem também, em alguns casos, ser introduzidas por um pronome indefinido, por um pronome ou advérbio interrogativo ou exclamativo.



Nem imagino

se

quem

por que

como

quando

onde



comprou outro carro.


CLASSIFICAÇÃO DAS ORAÇÕES SUBSTANTIVAS


As orações subordinadas substantivas podem desempenhar no período as mesmas funções que os substantivos podem exercer nas orações: sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal e aposto. Assim, de acordo com sua função, recebem as seguintes denominações: subjetiva, objetiva direta, objetiva indireta, predicativa, completiva nominal e apositiva.


O.S.S. SUBJETIVA: exerce a função de sujeito da oração de que depende ou em que se insere. Observe um exemplo neste verso do poeta Mário Quintana:



É preciso | que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas.

É: VL

Preciso: PS

É preciso: Oração principal

que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas: O.S.S. subjetiva


Observação: há certos verbos (sempre na 3ª pessoa do singular) e certas expressões que quase sempre têm por sujeito uma oração subordinada substantiva: acontecer, constar, cumprir, ocorrer, parecer e outros; sabe-se, ficou provado, é bom, é claro, é certo etc.


O.S.S. OBJETIVA DIRETA: exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal. Veja um exemplo neste verso de Vinícius de Morais:


Eu sei | que vou te amar.

sei: VTD

Eu sei: Oração principal

que vou te amar: O.S.S. objetiva direta


O.S.S. OBJETIVA INDIRETA: exerce a função de objeto indireto do verbo da oração principal:


Lembrei-me | de que hoje sairemos juntas.

Lembrei: VTI

Lembrei-me: Oração principal

de que hoje sairemos juntas: O.S.S. objetiva indireta


O.S.S. PREDICATIVA: exerce a função de predicativo de um termo que é sujeito da oração principal:


O problema é | que eu não sei inglês.

O problema: Sujeito

É: VL

O problema é: Oração principal

que eu não sei inglês: O.S.S. predicativa


O.S.S. COMPLETIVA NOMINAL: exerce a função de complemento nominal de um substantivo ou adjetivo da oração principal:


Ele tem certeza | de que vai se sair bem na prova.

Ele: Sujeito

tem: VTD

certeza: OD

Ele tem certeza: Oração principal

de que vai se sair bem na prova: O.S.S. completiva nominal


O.S.S. APOSITIVA: exerce a função de aposto de um nome da oração principal:


Ele disse a verdade: | que não se interessa pelo cargo.

Ele: Sujeito

disse: VTD

a verdade: OD

que não se interessa pelo cargo: O.S.S. apositiva


Observação: A O.S.S. apositiva é frequentemente precedida por dois-pontos e, às vezes, pode vir entre vírgulas.


04. Transforme os períodos simples em períodos compostos.


a) É bom o treinamento pela manhã.


b) Não é permitida a entrada de animais neste estabelecimento.


c) Seria conveniente o seu descanso.


d) É importante o teu comparecimento à solenidade.


e) Eles têm receio de um desencontro.


05. Complete os enunciados a seguir com orações subordinadas substantivas:


a) Nunca duvidei


b) É inútil


c) Percebi logo


d) Tive a sensação


e) Não se sabe ainda


f) Ele sabe uma coisa:


06. Leia estes versos, de Ferreira Gullar:


- sei que dois e dois são quatro

Sei que a vida vale a pena

Mesmo que o pão seja caro

E a liberdade, pequena.


Observe os dois primeiros versos.


a) Quantos períodos há neles?


b) Divida os períodos em orações.


c) Nos dois períodos aparece o verbo saber. Qual é a predicação desse verbo?


d) Qual é a função sintática das orações “que dois e dois são quatro” e “que a vida vale a pena”?


e) Portanto, qual é a classificação dessas orações?


Leia, a seguir, a letra de uma canção de Vinícius de Morais e depois responda às questões 21 a 23.


Chega de saudade


Vai, minha tristeza

E diz a ela

Que sem ela não pode ser

Diz-lhe numa prece

Que ela regresse

Porque eu não posso mais sofrer

Chega de saudade

A realidade é que sem ela

Não há paz, não há beleza

É só tristeza e a melancolia

Que não sai de mim, não sai de mim

Não sai. [...]


07. O eu lírico que se expressa nos versos acima sofre por amor.


a) Quem é o seu interlocutor?


b) Qual é a causa de seu sofrimento?


08. Classifique sintaticamente as orações do texto:


a) “que sem ela não pode ser”


b) “que sem ela / não há paz”


09. Identifique no poema uma oração que, sintaticamente, tem a mesma função que a oração “que sem ela não pode ser”.


10. Classifique as orações subordinadas substantivas.


O.S.S. subjetiva | O.S.S. Predicativa | O.S.S. Objetiva direta | O.S.S. Objetiva indireta | O.S.S. Completiva Nominal | O.S.S. Apositiva


a) Não gosto de que você saia à noite.

b) Espero que você aprenda português.

c) Tenho certeza de que você está estudando.

d) Quero provar que estou certo.

e) Tenho a impressão de que te conheço.

f) De uma coisa se sabe: que somos todos humanos.

g) A verdade é que a criança soube mais do que o adulto.

h) Nosso desejo era que você fosse aprovado.

i) É importante que nós tenhamos responsabilidades.



FONTES E REFERÊNCIAS:


CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Português linguagens. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

OLIVEIRA, Tania Amaral et al. Língua portuguesa: tecendo linguagens. 3. ed. São Paulo: IBEP, 201




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GABARITO


01. a) Uma espécie de animal que, segundo a ciência, pode ter sido, na cadeia evolutiva, um ancestral do ser humano.

b) Ela sugere que seu marido é um homem Neandertal; logo, há muito tempo ela sabe do acasalamento de humanos com homens de Neandertal.

c) O aspecto do homem (peludo, quase sem roupa) e os modos dele (comendo de forma grosseira, deixando comida em todo lugar).


02. a) Há dois verbos: revelar e acasalar, portanto, há duas orações.

b) Período composto.


03. a) Verbo transitivo direto. / b) Objeto direto. / c) Objeto direto.


04. a) É bom que treines pela manhã.

b) Não é permitido que pessoas entrem com animais neste estabelecimento.

c) Seria conveniente que você descansasse.

d) É importante que compareças à solenidade.

e) Eles têm receio de que haja um desencontro.


05. Sugestão de respostas: a) Nunca duvidei de que você passasse no teste.

b) É inútil que as manifestações continuem contra o governo.

c) Percebi logo que você não gosta de mim.

d) Tive a sensação de que alguém nos viu.

e) Não se sabe ainda que o governador abandonou o mandato.

f) Ele sabe uma coisa: (que) o governador abandonou o mandato.


06. a) Um período composto em cada verso.

b) sei | que dois e dois são quatro  / sei | que a vida vale a pena

c) Transitivo direto

d) A função de objeto direto

e) Oração subordinadas objetivas diretas.


07. a) A tristeza; b) A ausência da mulher amada.


08. a) Oração subordinada substantiva objetiva direta

b) Oração subordinada substantiva predicativa.


09. Que ela regresse.


10. a) O.S.S. Objetiva Indireta;

b) O.S.S. Objetiva direta;

c) O.S.S. Completiva Nominal;

d) O.S.S. Objetiva direta;

e) O.S.S. Completiva Nominal;

f) O.S.S. Apositiva;

g) O.S.S. Predicativa;

h) O.S.S. Predicativa;

i) O.S.S. Subjetiva.


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