Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 17 de abril de 2021

ATIVIDADES CONJUNÇÕES COORDENADAS COM GABARITO

CONJUNÇÕES são palavras invariáveis que estabelecem ligações entre orações ou nomes de mesma função em uma oração.

 

QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.


Crocodilo ou jacaré


Crocodilo e jacarés são do mesmo grupo, mas não da mesma família. Para diferenciá-los, repare no formato da cabeça. A dos crocodilos é mais alongada do que a dos jacarés, que têm o focinho mais largo. Os dentes também dão uma dica. Quando os crocodilos fecham a boca, alguns dentes ficam para fora. Já os jacarés não mostram tanto os dentes quando estão de boca fechada.

 

a) Que sentidos expressam as conjunções destacadas no texto?

b) As conjunções destacadas estão ligando palavras ou orações?

c) A conjunção destacada “mas” poderia ser substituída, sem perda de sentido, por qual outra conjunção?

 

QUESTÃO 02: Observe as orações a seguir:

 

I. O crocodilo ou o jacaré será devolvido ao zoológico.

II. O animal tem os dentes para fora, logo é um crocodilo.

III. É preciso ter bastante cuidado com os crocodilos porque são animais perigosos.

IV. Não tenho medo de jacaré nem de crocodilo.

 

Escolha, no quadro a seguir, a relação estabelecida por cada uma das conjunções destacadas nas orações acima.


adição

explicação

exclusão

conclusão

 

 

 

 

 

 

QUESTÃO 03: Reescreva as frases a seguir, substituindo as conjunções destacadas, sem perda de sentido, pelas do quadro a seguir.


pois - nem – por isso – que – entretanto – isto é

 

a) A comunicação é importante para as pessoas, ou seja, sem ela não existiria conhecimento.

b) Havia outro caminho, porém ninguém quis segui-lo.

c) Saia, pois está frio.

d) Pedro não estuda e não trabalha.

e) Ele está em férias, portanto pode viajar.

f) Faça suas malas, porque viajaremos amanhã.


QUESTÃO 04: Reescreva as orações unindo-as com a conjunção adequada.

 

a) O professor explicou o exercício diversas vezes. Não entendi. (oposição)

b) Corra. Não haverá lugar para nós. (explicação)

c) Fique aqui. Vá para casa de seus pais. (exclusão)

d) A prova foi fácil. Serei aprovado. (conclusão)

e) Não veio. Não telefonou. (adição)

 

QUESTÃO 05: Leia a famosa frase de René Descartes.


 

 Que tipo de relação a conjunção logo estabelece entre as orações?



 

 E AÍ, GOSTOU DA PUBLICAÇÃO? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!





GABARITO

 

01. a) A conjunção “e” expressa um sentido de adição, a conjunção “mas” expressa um sentido de adversidade, contrariedade.

b) A conjunção “e” está ligando palavras, a conjunção “mas” está ligando orações.

c) Porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto.

02. adição: nem; explicação: porque; exclusão: ou; conclusão: logo

03. a) isto é; b) entretanto; c) que; d) nem; e) logo; f) pois

04. Sugestão: a) O professor explicou o exercício diversas vezes, mas não entendi.

b) Corra, pois não haverá lugar para nós.

c) Fique ou vá para casa de seus pais.

d) A prova foi fácil, logo serei aprovado.

e) Não veio e nem telefonou.

05. Relação de conclusão.

 


Um comentário:

zribeiro25@gmail.com disse...

Tenho só a agradecer, pois estou trabalhando nivelamento com minhas turmas de 9º Ano e os conteúdos e forma como foram planejadas as aulas estão me ajudando muito. Estou amando tudo.