Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: TEMA CONSUMISMO - TEXTO: EU, ETIQUETA

 EU, ETIQUETA

Fonte: https://www.culturagenial.com/analise-poema-eu-etiqueta-carlos-drummond-de-andrade/

Em minha calça está grudado um nome

que não é meu de batismo ou de cartório,

um nome… estranho.

Meu blusão traz lembrete de bebida

que jamais pus na boca, nesta vida.

Em minha camiseta, a marca de cigarro

que não fumo, até hoje não fumei.

Minhas meias falam de produto

que nunca experimentei

mas são comunicados a meus pés.

Meu tênis é proclama colorido

de alguma coisa não provada

por este provador de longa idade.

Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,

minha gravata e cinto e escova e pente,

meu copo, minha xícara,

minha toalha de banho e sabonete,

meu isso, meu aquilo,

desde a cabeça ao bico dos sapatos,

são mensagens,

letras falantes,

gritos visuais,

ordens de uso, abuso, reincidência,

costume, hábito, premência,

indispensabilidade,

e fazem de mim homem-anúncio itinerante,

escravo da matéria anunciada.

Estou, estou na moda.

É doce estar na moda, ainda que a moda

seja negar minha identidade,

trocá-la por mil, açambarcando

todas as marcas registradas,

todos os logotipos do mercado.

Com que inocência demito-me de ser

eu que antes era e me sabia

tão diverso de outros, tão mim-mesmo,

ser pensante, sentinte e solidário

com outros seres diversos e conscientes

de sua humana, invencível condição.

Agora sou anúncio,

ora vulgar ora bizarro,

em língua nacional ou em qualquer língua

(qualquer, principalmente).

E nisto me comprazo, tiro glória

de minha anulação.

Não sou - vê lá - anúncio contratado.

Eu é que mimosamente pago

para anunciar, para vender

em bares festas praias pérgulas piscinas,

e bem à vista exibo esta etiqueta

global no corpo que desiste

de ser veste e sandália de uma essência

tão viva, independente,

que moda ou suborno algum a compromete.

Onde terei jogado fora

meu gosto e capacidade de escolher,

minhas idiossincrasias tão pessoais,

tão minhas que no rosto se espelhavam,

e cada gesto, cada olhar,

cada vinco de roupa

resumia uma estética?

Hoje sou costurado, sou tecido, sou gravado de forma universal,

saio da estamparia, não de casa,

da vitrina me tiram, recolocam,

objeto pulsante mas objeto

que se oferece como signo de outros

objetos estáticos, tarifados.

Por me ostentar assim, tão orgulhoso

de ser não eu, mas artigo industrial,

peço que meu nome retifiquem.

Já não me convém o título de homem.

Meu nome novo é coisa.

Eu sou a coisa, coisante.


Carlos Drummond de Andrade. In: BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Diálogo: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2009.


DIALOGANDO COM O TEXTO


1. Ao se definir como etiqueta, o que o eu lírico denuncia?


2. Como o eu lírico percebe os produtos anunciados nas peças que usa?


3. O eu lírico se diz “[...] homem-anúncio itinerante, / escravo da matéria anunciada.” Por que ele se torna um “homem-anúncio itinerante”?


4. Por que, na sua opinião, o eu lírico se sente um “escravo” do produto que anuncia?


5. Por que o eu lírico afirma que não é um anúncio contratado?


6. Os anúncios, de acordo com o eu lírico, são “em língua nacional ou em qualquer língua/ (qualquer, principalmente)”. Qual o provável idioma a que o eu lírico se refere no verso entre parênteses?


7. Como o eu lírico se define antes de transformar-se em “homem-anúncio”?


8. A partir das leituras que fez e dos seus conhecimentos, responda: por que algumas pessoas perdem a capacidade de fazer escolhas e consomem objetos, muitas vezes, por impulso, sem refletir se é realmente necessário ou não?


9. Os três últimos versos apresentam o desfecho do poema. O que o eu lírico critica nesses versos?


10. E você, já se sentiu como o eu lírico do poema Eu, etiqueta? Explique por quê?


FONTE: Atividade retirada do seguinte material: BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Diálogo: língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2009, p. 125-129.


Outras atividades sobre o tema consumismo.


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO


1. A excessiva preocupação das pessoas com o consumo e com as marcas dos produtos que usam.

2. Percebe-os como estranhos, nunca antes experimentados pelo eu lírico e que não fazem parte do seu cotidiano.

3. Porque, ao sair de casa para diversos lugares, está divulgando as marcas dos produtos impressas nas peças do vestuário que usa.

4. Resposta pessoal. Sugestão: Porque, provavelmente, se sente obrigado pela mídia a seguir uma moda ou tendência com a qual não se identifica ou que não gosta.

5. Porque divulga os produtos e marcas sem ser pago por isso, pelo contrário, paga para usá-los, ao comprar as roupas etc.

6. Provavelmente ao inglês, devido à quantidade de produtos/marcas de origem americana.

7. Como um ser com identidade própria, que fazia escolhas considerando suas ideias, gostos e sentimentos e era solidário com outros seres, também diferentes e conscientes.

8. Resposta pessoal. Sugestão. Porque se deixam influenciar pelo bombardeio da publicidade, para se sentirem aceitas pelo grupo social em que vivem.

9. Critica a transformação do homem em objeto, em “coisa”, em mais um artigo industrial, que só existe para consumir produtos.

10. Resposta pessoal.


Nenhum comentário: