PUBLICIDADE, CONSUMO E MEIO
AMBIENTE
Em 50 anos, a população mundial passou de
aproximadamente 2,5 bilhões (1950) para cerca de 6 bilhões (2000). A
industrialização crescente permitiu um aumento excepcional no consumo de
produtos e teve como consequência o aumento também do lixo e da poluição. Para conter
os danos ao meio ambiente de uma produção não sustentável e garantir a
sobrevivência das futuras gerações, a sociedade moderna terá de reformular
alguns hábitos de consumo.
Vivemos numa sociedade de consumo, onde comprar e vender faz parte do
cotidiano e toma muito tempo, recurso e energia. O problema é que geralmente
não percebemos que esse simples ato pode ter reflexos negativo sobre o meio
ambiente.
Ao comprar uma roupa nova, por exemplo, não
nos damos conta de que, para produzir aquele tecido, foi preciso cultivar o
algodão, e que isso implicou o uso de grandes quantidades de fertilizantes
químicos e pesticidas, que contaminam o solo, a água e o ar. Atualmente, imensas
áreas de terra são destinadas à monocultura do algodão, que, com o passar dos
anos, vai deteriorando o solo. Mais ainda, o processo de tingimento na
indústria têxtil emprega grandes volumes de água e produtos químicos, que
contaminam os cursos de água.
Hoje disseminado em praticamente todo o
mundo, o fenômeno do consumismo não teria sido possível sem o bombardeio
incessante da publicidade.
A publicidade nos persegue em toda a parte, e
muitas vezes não nos damos conta disso. Está nas ruas, nas fachadas dos prédios,
nos ônibus e nas vitrines. Também chama a nossa atenção em bancos, escritórios,
hospitais, restaurantes, cinema e outros lugares públicos. Em casa, basta abrir
o jornal, ligar o rádio ou a televisão. Muitas vezes, ela vem pelo correio: são
as ofertas e propagandas.
Sem perceber, fazemos publicidade
gratuitamente ao usar roupas, sapatos, bolsas e outros objetos com etiquetas
visíveis. É realmente muito difícil não ser afetado por essa publicidade
massiva, que se incorporou a todos os aspectos de nossa vida e nos emite
mensagens o tempo todo, de forma direta ou velada.
A publicidade é um meio eficiente para tornar
o produto conhecido e prestar informações para ajudar o consumidor a fazer uma
escolha e até aprender a consumir melhor. O problema é que, em vez de fornecer
informações para um consumo racional e consciente, as mensagens publicitárias
exploram pontos vulneráveis do público para convencê-lo de que o produto é realmente
necessário. Assim, ela apela para os desejos, gostos, ideias, necessidades,
vaidades e outros aspectos da nossa personalidade.
Você já reparou como são as pessoas que
aparecem nos anúncios publicitários? Geralmente são de classe média ou alta,
bonitas, saudáveis, felizes e bem-sucedidas.
A publicidade utiliza vários tipos de estratégias para atingir o seu
público-alvo, aquele a que o produto se destina. Para vender produtos
higiênicos, cosméticos e alimentos, por exemplo, elaboram-se anúncios dirigidos
para as mulheres. Neles, o que aparece não é uma mulher comum, mas um
estereótipo de mulher, criado pela nossa cultura. Assim, as mulheres que
anunciam cosméticos devem ser jovens, belas, magras e atraentes. Já para
anunciar um produto de limpeza, a mulher deve ser perfeita e estar numa casa
esplêndida e mais limpa do que um laboratório clínico.
A publicidade dirigida ao homem geralmente
explora seu desejo de obter êxito e de ser atraente e viril. O homem típico da
publicidade é bonito, tem conta no banco, um bom carro, uma bela casa, uma
mulher bonita e fala ao telefone celular. Na propaganda, quase tudo é
permitido, pelo menos em muitos países onde a legislação é frágil.
Frequentemente explora-se a imagem da mulher seminua para fazer todo o tipo de
propaganda, desde um simples refrigerante até um sofisticado e caro automóvel
esportivo.
Como no jogo publicitário existe muita
competição comercial, as empresas de publicidade vivem em busca de formas cada
vez mais sensacionais e novas para atingir o público com suas mensagens. São
muitos os apelos, vão desde colecionar pequenos brindes que vêm com os produtos
até juntar tampas de garrafas, embalagens, entre outras coisas, para concorrer
a prêmios.
Quase sempre o anúncio ou peça publicitária se vale da síndrome do “todos têm e por isso eu devo ter”. Isso faz com que as pessoas ajam pelo impulso, seguindo a ordem ditada pelo anúncio, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preço dos produtos. Além de fazer mal ao nosso bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
Quase sempre o anúncio ou peça publicitária se vale da síndrome do “todos têm e por isso eu devo ter”. Isso faz com que as pessoas ajam pelo impulso, seguindo a ordem ditada pelo anúncio, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preço dos produtos. Além de fazer mal ao nosso bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
Referência
BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Publicidade, consumo e meio ambiente. In: Consumo sustentável: Manual de educação. Brasília. 2005.
BELTRÃO, Eliana Santos; GORDILHO, Tereza. Publicidade, consumo e meio ambiente. In: Consumo sustentável: Manual de educação. Brasília. 2005.
COMPRENSÃO E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. Com suas palavras, responda o que é
publicidade?
2. Considerando que o objetivo desse texto é
expor fatos e apresentar situações que mostrem os efeitos do consumismo no meio
ambiente, assinale a alternativa correta.
(A) Os fatos são expostos numa linguagem objetiva e levam o leitor a refletir sobre eles.
(B) As informações são confusas e a linguagem é subjetiva, emotiva.
(C) Os fatos são analisados, a partir do ponto de vista do produtor do texto.
(D) Nenhuma das alternativas.
3. Segundo o texto, o aumento da população
mundial nos últimos cinquenta anos trouxe consequências ao meio ambiente,
obrigando a sociedade moderna a reformular alguns hábitos de consumo. Que
consequências foram essas?
4. Releia o 4º e 5º parágrafos do texto e responda. Por que será que as pessoas compram produtos supérfluos?
5. Que estratégia é geralmente utilizada nas mensagens publicitárias para convencer o consumidor a adquirir o produto?
6. Segundo o texto “para vender produtos higiênicos, cosméticos e alimentos, elaboram-se anúncios dirigidos ...........................................................”
7. Na sua opinião, observa-se um bombardeio da publicidade para o consumo de produtos básicos ou para o consumo de produtos supérfluos? Justifique sua resposta.
8. Quais são as consequências quando uma pessoa compra um produto pelo impulso, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preços dos produtos?
9. Como pode ser definido o artigo ou produto que satisfaça às necessidades básicas do consumidor?
10. No texto, afirma-se que: "A publicidade nos persegue em toda a parte [...]." e são citados os lugares onde ela está presente, tais como "nas ruas, nas fachadas dos prédios, nos ônibus e nas vitrines. [...] em bancos [...]".
Por que o texto apresenta os diferentes lugares onde a publicidade é veiculada?
4. Releia o 4º e 5º parágrafos do texto e responda. Por que será que as pessoas compram produtos supérfluos?
5. Que estratégia é geralmente utilizada nas mensagens publicitárias para convencer o consumidor a adquirir o produto?
6. Segundo o texto “para vender produtos higiênicos, cosméticos e alimentos, elaboram-se anúncios dirigidos ...........................................................”
7. Na sua opinião, observa-se um bombardeio da publicidade para o consumo de produtos básicos ou para o consumo de produtos supérfluos? Justifique sua resposta.
8. Quais são as consequências quando uma pessoa compra um produto pelo impulso, sem questionar as reais necessidades ou mesmo a qualidade ou preços dos produtos?
9. Como pode ser definido o artigo ou produto que satisfaça às necessidades básicas do consumidor?
10. No texto, afirma-se que: "A publicidade nos persegue em toda a parte [...]." e são citados os lugares onde ela está presente, tais como "nas ruas, nas fachadas dos prédios, nos ônibus e nas vitrines. [...] em bancos [...]".
Por que o texto apresenta os diferentes lugares onde a publicidade é veiculada?
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1. Espera que o estudante responda que publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou ideia. É uma técnica de comunicação em massa, cuja finalidade é fornecer informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais.
2. A
3. O aumento do lixo e da poluição.
4. Por causa do bombardeio incessante da publicidade, gerando nas pessoas uma falsa necessidade daquele produto.
5. A estratégia de que o produto é realmente necessário ou que dá status, satisfaz os desejos, necessidades.
6. para as mulheres.
7. Para o consumo de produtos supérfluos, porque os produtos básicos as pessoas já consomem regularmente.
8. Além de fazer mal ao bolso, essa atitude acaba por prejudicar o meio ambiente, com o acúmulo do lixo e de poluição gerado por uma produção não sustentável.
9. Como imprescindíveis e necessários à saúde, alimentação, educação etc. e que proporcionam qualidade de vida para o consumidor.
10. Provavelmente para levar o leitor a perceber o quanto a publicidade está presente no cotidiano das pessoas, uma vez que são citados quase todos os lugares que as pessoas circulam, incluindo a própria casa, confirmando que a publicidade as "persegue".
11 comentários:
Cade as respostas
Respostas?
Qual é a resposta do 2
A)
A 10 tem que copiar isso tudo ou pode ser ate a palavra cotidiano das pessoas?
A
Não tem 11 e 12
Não
A
N
O que é comunicação?
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