Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

FÁBULA: O GATO E A BARATA - ATIVIDADES COM GABARITO 6º ANO

Muitos autores procuraram reescrever antigas fábulas, ou novas, dando-lhes um conteúdo tradicional. Millôr Fernandes foi um dos que divertiram muito seus leitores com suas fábulas fabulosas.













O GATO E A BARATA


A baratinha velha subiu pelo pé do copo que, ainda com um pouco de vinho, tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que as baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu-se, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de sua aflição, do alto do copo.

- gatinho, meu gatinho - pediu ela -, me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair daqui eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva.

- Você deixa mesmo eu engolir você? disse o gato.

- Me saaalva! - implorou a baratinha. - Eu prometo.

O gato então virou o copo com uma pata, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada.

- Que é isso? - perguntou o gato. - Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixaria eu comer você inteira.

- Ah, ah, ah - riu então a barata, sem poder se conter. - E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?


Moral: às vezes a autodepreciação nos livra do pelotão.


Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. 8. ed. Rio de Janeiro. Nórdica: 1963.


TRABALHANDO COM O TEXTO


1. Quais as personagens da fábula?


2. O que aconteceu com a barata?


3. Segundo o autor, por que o vinho subiu logo à cabeça da barata?


4. Vendo-se salva, como agiu a barata: Como reagiu quando o gato lhe cobrou a promessa?


5. Explique a moral da fábula com suas palavras.


6. Você está de acordo com a moral da fábula? Justifique sua resposta.


7. No trecho: “A baratinha velha subiu pelo do copo [...]”


A palavra tem vários significados. Veja alguns mais comuns:


1. parte inferior da perna.

2. pedestal, base.

3. a parte inferior de um objeto.

4. pedúnculo de flor ou fruto.

5. cada exemplar individual de uma planta.


a) Diga em que sentido a palavra foi empregada na frase acima.


b) Construa uma frase para cada um dos sentidos apontados acima.


8. No trecho: “[...] e começou a lambiscar o vinho.” Estabeleça a diferença entre lamber e lambiscar. Consulte o dicionário.


9. Procure no texto palavras ou expressões que exemplificam um uso mais informal, mais próximo da língua falada.



FONTE:
DELMANTO, Dileta; CASTRO, Maria da Conceição. Português: ideias e linguagens. 12. ed. São Paulo: 2006.


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO

1. Um gato doméstico e uma velha barata.

2. Começou a lambiscar o vinho deixado em um copo, ficou bêbada e caiu dentro do copo.

3. Por causa da pequena distância que, nas baratas, vai da boca ao cérebro.

4. Correu para um esconderijo, rindo do gato que acreditaria na promessa de uma barata velha e bêbada.

5. Sugestão: Às vezes, para escapar de situações difíceis, é preciso que nos mostremos menos capazes do que realmente somos.

6. Resposta pessoal.

7.  a) Item 3; b) Resposta pessoal: Sugestão: 1: Machuquei o pé. 2: O eletricista trabalhava de forma concentrada no pé do poste. 3. Cuidado com o pé da mesa. 4. Não pise nesse pé de planta, menino! 5. Não suba nesse pé-de-manga, menino! 

8. Lamber: passar a língua sobre; Lambiscar: comer pouco.

9. Tonteou; carão; deixaria eu; me saaalva! 


Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado ajudou MT !!!!