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sábado, 1 de março de 2025

RAUL POMPEIA (1863-1895) ATIVIDADES DE LITERATURA PARA O ENSINO MÉDIO COM GABARITO



Raul D'Ávila Pompeia nasceu em Angra dos Reis em 1863. Frequentou um colégio interno; formou-se em direito em São Paulo. Voltando ao Rio, dedicou-se ao jornalismo. Foi também diretor da Biblioteca Nacional. De temperamento ultrassensível, passou uma vida bastante isolada. Suicidou-se na noite do Natal de 1895.

OBRA

Prosa: O Ateneu (1888) - romance; Canções sem metro (1900) - crônicas, poemas em prosa, divagações poéticas.

O romance de Raul Pompeia não se enquadra numa classificação exata. Apoiando-se na memória subjetiva de um narrador - Sérgio - e não na realidade objetiva dos fatos, a reconstituição da vivência da personagem central no colégio Ateneu adquire um caráter acentuadamente psicológico. Isso afasta a obra do padrão realista/naturalista.

É verdade que em determinados momentos o romance tende ao Naturalismo, como na descrição da personagem Ângela:

"Ângela tinha cerca de vinte anos; parecia mais velha pelo desenvolvimento das proporções. Grande, carnuda, sanguínea e fogosa, era um desses exemplares excessivos do sexo que parecem conformados expressadamente para esposas da multidão..."

Mas não é esse o tom geral do romance. Fugindo à exatidão descritiva e à frieza da narração realista/naturalista, o estilo de Raul Pompeia acrescenta uma nova técnica ao nosso Realismo: a técnica impressionista.

O termo surgiu nas artes plásticas e designa a maneira de pintar em que o artista registra não a realidade, mas a impressão que esta realidade desperta nele.

Na literatura, são características do impressionismo:

  • o escrito não pretende “fotografar” a realidade, mas registrar a impressão que coisas e fatos provocam no espírito e na lembrança da personagem;

  • o registro das emoções e impressões importa mais que a ação;

  • as personagens quase nunca falam ou agem diretamente. Tudo chega ao leitor através da memória do narrador;

  • esse narrador é onisciente e conhece o avesso, o interior das personagens;

  • a narrativa, por ser subjetiva e submetida ao fluxo da memória, geralmente não apresenta ordem cronológica;

  • os pormenores importam mais que a descrição do todo.



FONTE:
Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Pompeia
FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto. Língua e Literatura.16 ed. São Paulo: Ática, 1996.

ATIVIDADES

01: Analise o impacto do contexto social da época na obra de Raul Pompeia, especialmente em "O Ateneu". Como as experiências pessoais do autor podem ter influenciado sua escrita?

02: Discuta a técnica impressionista utilizada por Raul Pompeia em sua obra. Como essa técnica se difere do realismo/naturalismo típico da época?

03: Em "O Ateneu", o personagem Sérgio serve como narrador. Qual é a importância dessa escolha narrativa para a construção da obra?

04: Considerando a descrição da personagem Ângela, como Raul Pompeia incorpora elementos naturalistas, mesmo misturando com seu estilo impressionista?

05: Como o uso da memória e a estrutura não linear da narrativa influenciam a trama de "O Ateneu" e a compreensão do leitor sobre os eventos narrados?









GABARITO

01: Espera-se que o aluno responda que o contexto social do final do século XIX no Brasil era marcado por mudanças políticas, sociais e culturais. Raul Pompeia, vivendo uma vida isolada e de temperamento sensível, pode ter se sentido à margem dessas transformações, o que refletiu em sua escrita. As experiências pessoais, como sua formação em um colégio interno e a experiência de sua própria condição emocional, influenciaram a construção da narrativa de "O Ateneu", onde o foco é a subjetividade e o psicológico das personagens, distantes das descrições objetivas do realismo.

02: Espera-se que o aluno responda que a técnica impressionista em Raul Pompeia busca registrar as impressões subjetivas do narrador ao invés de oferecer uma fotografia exata da realidade. Diferente do realismo/naturalismo que se concentra em descrever fatos de maneira objetiva e impessoal, o impressionismo valoriza as emoções, memórias e a percepção interna dos personagens. Isso cria uma narrativa mais rica em sensações e atmosfera, deixando a ação em segundo plano frente às impressões provocadas pelas experiências vividas.

03: Espera-se que o aluno responda que a escolha de Sérgio como narrador permite que a história seja contada sob uma perspectiva altamente subjetiva, permitindo ao leitor acessar diretamente suas memórias e impressões. Essa abordagem acentua o caráter psicológico da narrativa e destaca a subjetividade das experiências humanas. Como narrador onisciente, Sérgio também revela intimidades dos personagens, proporcionando uma visão mais profunda de suas emoções e dilemas, o que contrasta com uma narração mais objetiva típica do realismo.

04: Espera-se que o aluno responda que a descrição de Ângela possui características naturalistas, evidenciando traços físicos e temperamentais marcantes, o que reflete uma análise objetiva e científica da personagem. No entanto, essa descrição, ao ser integrada ao estilo impressionista de Raul Pompeia, não se limita a relatar aspectos físicos, mas visa provocar uma impressão no leitor sobre a complexidade emocional da personagem. Assim, a obra transita entre o naturalismo e o impressionismo, utilizando a descrição física como um ponto de partida para um retrato psicológico mais profundo.

05: Espera-se que o aluno responda que a utilização da memória e a estrutura não linear da narrativa em "O Ateneu" criam uma sensação de fluidez no tempo, onde os eventos não são apresentados de forma cronológica, mas sim conforme as recordações do narrador. Isso enriquece a obra ao permitir que o leitor experimente as emoções e reflexões de Sérgio à medida que ele revê suas experiências. Essa abordagem também requer uma maior participação ativa do leitor, que precisa conectar fragmentos de memória para entender a totalidade da narrativa e suas nuances emocionais, levando a uma interpretação mais rica e pessoal da obra.


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