GÊNERO POEMA
Mascarados
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
Cora Coralina. Folha de S. Paulo, 4 jun. 2001.
2. O poema foi dividido em três estrofes. Organize as palavras ou expressões a seguir de forma que corresponda a cada uma dessas estrofes.
3. Que outras palavras ou expressões poderiam representar o que os versos dizem?
4. Releia estes versos.
[...] e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Entendidos em sentido literal, os versos querem dizer que o semeador ainda não tinha terminado o seu trabalho quando a noite chegou. É possível ampliar o significado da ação de semear, ou seja, é possível semear outras coisas além de sementes? Explique sua resposta.
5. E você, acha importante semear, mesmo sem a certeza de colher os frutos de suas próprias sementes? Comente sua resposta.
6. Copie do poema de Cora Coralina, todos os verbos de ação.
7. Transcreva os verbos que estão no passado.
8. Quais desses verbos no passado indicam ações que já terminaram, que já estão acabadas?
9. Leia o verso.
"Saiu o semeador a semear."
a) A expressão em destaque indica que a ação já foi terminada ou ainda não acabou?
b) Que palavra a seguir pode substituir a expressão em destaque no verso? Semeado, semeando ou semeou?
10. Releia agora os próximos trechos.
Trecho 1
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
Trecho 2
Todos os dias Maria semeia na horta.
Considerando os verbos destacados, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nos dois exemplos, os verbos indicam que a ação está no passado.
( ) Nos dois exemplos, as ações estão no presente. Elas indicam que os jovens já semearam muito e Maria também.
( ) O verbo semeia, no exemplo 1, indica um conselho. Já no exemplo 2 indica que Maria tem o hábito de semear a horta.
( ) Nos dois exemplos, os verbos indicam que o ato de semear acontece todos os dias.
11. Observe o emprego dos verbos para compreender melhor como a autora construiu o sentido do texto. Agora, copie os versos do poema que representem as ações pedidas a seguir.
a) Versos que revelam ações importantes do semeador e de outras pessoas.
b) Versos em que o semeador é perseverante, que continua a semear.
c) Versos em que o eu poético dá um conselho, que só se realizará se o outro fizer aquilo que ele solicita.
GABARITO
1. A ação de semear.
2. 1ª estrofe: trabalho, obra inacabada; 2ª estrofe: senso de coletividade, perseverança; 3ª estrofe: ação, esperança.
3. Resposta pessoal.
4. Sim, a expressão semear pode estar relacionada a anunciar uma mensagem, desenvolver um trabalho, construir um mundo melhor, entre outras possibilidades.
5. Resposta pessoal (considerar uma resposta que favoreça uma discussão a respeito do sentido de coletividade).
6. saiu, semear, semeou, apanhou, semeava, pensar, tinha colhido, semearam, semeia.
7. Saiu, semeou, apanhou, semeava, tinha, semearam.
8. Saiu, semeou, apanhou, semearam.
9. a) Indica que a ação ainda não acabou.
b) Semeando.
10. F, F, V, V.
11. a) Saiu o semeador a semear; Semeou o dia todo; porque muito tinha colhido; do que os outros semearam.
b) Saiu o semeador a semear; Ele semeava tranquilo.
c) Semeia com otimismo; Semeia com idealismo.
FONTE: Todos os créditos reservados aos autores: OLIVEIRA, Tania Amaral; SILVA, Elizabeth Gavioli de Oliveira; OLIVEIRA SILVA, Cícero de; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens: língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2012. (Adaptado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário