QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.
A mídia é responsável por divulgar notícias, muitas vezes à exaustão, como um padrão corporal de alguém determinado. Normalmente envolve um jovem branco, musculoso, determinado e no caso do público feminino, alguém magra. De acordo com algumas pesquisas, o fato de esse ainda ser o padrão de beleza mais divulgado, diz respeito a apenas 5% da população em todo o mundo. Entretanto, no Brasil, lugar onde há uma das maiores diversidades do mundo, acaba sendo desprezado devido a mídia. Por isso, tantas raças, tanta riqueza ligada pela própria mistura de povos, e tudo isso acaba sendo deixado de lado, devido ao intuito de empurrar um único estilo de beleza, tanto para mulheres, quanto para homens.
Portanto, com relação ao que diz respeito sobre o padrão corporal de quem vive no Brasil, entende-se que esta população
(A) está caracterizada por uma rica diversidade.
(B) possui muitas mulheres obesas.
(C) está representada na mídia de acordo com a realidade.
(D) tem padrões de beleza que são iguais aos de outros países.
(E) é composta por pessoas magras e brancas em sua maioria.
QUESTÃO 02: Leia o texto a seguir.
A hashtag completa 10 anos, uma das ferramentas que mais mobiliza a internet.
A hashtag se tornou um verdadeiro ícone das redes sociais, e em 2017, completou 10 anos de uso, acompanhando grandes eventos e causando um verdadeiro efeito de mobilização, expressão e emoção.
Entretanto, as palavras chaves que podem ser usadas com o símbolo na frente, ganharam muita força no Twitter, e só depois passaram a ser usadas em outras redes sociais. Mas, o responsável pela invenção é Chris Messina, especialista em redes sociais que atua como designer americano.
O ano de criação da ferramenta aconteceu em 2007, no dia 23 de agosto. Quando um usuário qualquer do Twitter colocou o símbolo de jogo da velha em um tuíte, com o intuito de reagrupar o que estava sendo dito no mesmo assunto.
Ao fazer isso, ele lançou a primeira hashtag (#barcamp) pra fazer de oficinas participativas dedicas a inovação na web. Sendo assim, o compartilhamento de palavras chaves começou, e já existem centenas de milhões que são citadas diariamente.
Mas, a hashtag também já serviu como trampolim pra gerar comoção e mobilização em massa. Muitas empresas e também causas sociais as usam pra criar slogans que surtem um grande efeito, como é o caso de #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam), depois da morte de vários cidadãos negros norte-americanos pela polícia.
Portanto, ao conhecer a história do uso da hashtag, o texto deixa em evidência
(A) o uso do recurso como algo expressivo e que impossibilita manutenção.
(B) que o recurso usado como forma de expressão pela sociedade acabou flexibilizando e potencializando assuntos.
(C) a caracterização do recurso como algo definitivo e expressivo da sociedade.
(D) a mobilização social da internet com assuntos expressivos.
(E) que se trata de um recurso expressivo e bastante preciso.
QUESTÃO 03: (ENEM 2010) Leia o texto a seguir
O dia em que o peixe saiu de graça
Uma operação do IBAMA para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou 110 quilômetros de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto na atividade econômica da região, a medida visa preservá-la ao longo prazo, evitando risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.
Época. 23mar. 2009 (adaptado)
A notícia, do ponto de vista dos seus elementos constitutivos,
(A) apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
(B) tem um título que resume o conteúdo do texto.
(C) informa sobre uma ação, a finalidade que motivou e resultou dessa ação.
(D) dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do IBAMA.
(E) introduz um fato com finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
QUESTÃO 04: (ENEM) Leia o texto a seguir.
Obesidade causa doença
A obesidade tornou-se uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde, ligada à Organização das Nações Unidas. O problema vem atingindo um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, e entre as principais causas desse crescimento estão o modo de vida sedentário e a má alimentação. Segundo um médico especialista em cirurgia de redução de estômago, a taxa de mortalidade entre homens obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior quando comparada à taxa de mortalidade entre indivíduos de peso normal. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados. Em alguns casos, a boa notícia é que a perda de peso leva à cura, como no caso da asma, mas em outros, como o infarto, não há solução.
FERREIRA, T. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).
O texto apresenta uma reflexão sobre saúde e aponta o excesso de peso e de gordura corporal dos indivíduos como um problema, relacionando-o ao:
(A) padrão estético, pois o modelo de beleza dominante na sociedade requer corpos magros.
(B) equilíbrio psíquico da população, pois esse quadro interfere na autoestima das pessoas.
(C) quadro clínico da população, pois a obesidade é um fator de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas. x
(D) preconceito contra a pessoa obesa, pois ela sofre discriminação em diversos espaços sociais.
(E) desempenho na realização das atividades cotidianas, pois a obesidade interfere na performance.
QUESTÃO 05: (ENEM) Leia o texto a seguir.
O Google Art é uma ferramenta on-line que permite a visitação virtual dos mais importantes museus do mundo e a visualização de suas obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, fotografou-se em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, e a National Gallery, de Londres. O resultado é que se pode andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Street View. Além disso, cada museu escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografada com câmeras de altíssima resolução, ou gigapixel. As imagens contêm cerca de 7 bilhões depixels, o que significa que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto de câmera digital comum. Além disso, todas as obras vêm acompanhadas de metadados de proveniência, tais como títulos originais, artistas, datas de criação, dimensões e a quais coleções já pertenceram. Os usuários também podem criar suas próprias coleções e compartilhá-las pela web.
Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2013. Adaptado.
As tecnologias da computação possibilitam um novo olhar sobre as obras de arte. A prática permite que usuários
(A) guiem virtualmente um veículo especial através dos melhores museus do mundo.
(B) reproduzam as novas obras de arte expostas em museus espalhados pelo mundo.
(C) criem novas obras de arte em 360 graus, consultem seus metadados e os compartilhem na internet.
(D) visitem o interior e as obras de arte de todos os museus do mundo em 3D e em altíssima resolução.
(E) visualizem algumas obras de arte em altíssima resolução e, simultaneamente, obtenham informações sobre suas origens e composição.
GABARITO
01: A
02: B
03: C
04: C
05: E
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