Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 25 de maio de 2024

ATIVIDADE SOBRE O LIVRO CAPITÃES DA AREIA DE JORGE AMADO - ENSINO MÉDIO

 
QUESTÃO 01: (UEA-AM) Leia o texto a seguir.

Certa hora Nhozinho França manda que o Sem-Pernas vá substituir Volta Seca na venda de bilhetes. E manda que Volta Seca vá andar no carrossel. E o menino toma o cavalo que serviu a Lampião. E enquanto dura a corrida, vai pulando como se cavalgasse um verdadeiro cavalo. E faz movimentos com o dedo, como se atirasse nos que vão na sua frente, e na sua imaginação os vê cair banhados em sangue, sob os tiros da sua repetição. E o cavalo corre e cada vez corre mais, e ele mata a todos, porque são todos soldados ou fazendeiros ricos. Depois possui nos bancos a todas as mulheres, saqueia vilas, cidades, trens de ferro, montado no seu cavalo, armado com seu rifle.

Depois vai o Sem-Pernas. Vai calado, uma estranha comoção o possui. Vai como um crente para uma missa, um amante para o seio da mulher amada, um suicida para a morte. Vai pálido e coxeia. Monta um cavalo azul que tem estrelas pintadas no lombo de madeira. Os lábios estão apertados, seus ouvidos não ouvem a música da pianola. Só vê as luzes que giram com ele e prende em si a certeza de que está num carrossel, girando um cavalo como todos aqueles meninos que têm pai e mãe, e uma casa e quem os beije e quem os ame. Pensa que é um deles e fecha os olhos para guardar melhor esta certeza. Já não vê os soldados que o surraram, o homem de colete que ria. Volta Seca os matou na sua corrida. O Sem-Pernas vai teso no seu cavalo. É como se corresse sobre o mar para as estrelas na mais maravilhosa viagem do mundo. Uma viagem como o Professor nunca leu nem inventou. Seu coração bate tanto, tanto, que ele o aperta com a mão.

Jorge Amado. Capitães da Areia

Assinale a alternativa com comentário pertinente à leitura do texto.

(A) O trecho se coaduna com os ideais da primeira fase modernista e suas intenções de construir uma prosa antipassadista, em busca de ruptura formal com a liberdade.
(B) Encaixa-se na segunda fase do Modernismo e é exemplo da literatura de caráter social com ambientação na Bahia.
(C) Corresponde ao Modernismo de segunda fase e incorpora as relações de poder no ciclo do cacau, no sul da Bahia.
(D) Revela plena intenção de seu autor de extrapolar as formas convencionais de composição ao criar personagens representativos da seca no Nordeste.
(E) Constitui exemplo de literatura pré-modernista, que, ao lado das obras de Euclides da Cunha, busca construir um retrato definitivo do povo brasileiro.

QUESTÃO 02: (UFMS) Sobre o romance Capitães da Areia, é correto afirmar que

(A) ao enfatizar a naturalidade e a espontaneidade da fala cotidiana, o narrador incorpora ao texto a linguagem popular, registrando a fala das personagens tal como ela parece ser produzida.
(B) há o predomínio do discurso indireto livre, observando-se a intenção do narrador de colocar em destaque o íntimo das personagens e o afloramento constante dos desejos femininos.
(C) o assunto da obra em questão são os marinheiros, e ela inaugura um verdadeiro ciclo marítimo na produção de Jorge Amado, projeto que se irá completar com outras obras, como: Mar Morto, Jubiabá e Velhos Marinheiros.
(D) é uma obra regionalista, cuja preocupação central é registrar costumes, crenças, tradições e linguagem típicas do litoral da Bahia.
(E) dentre as personagens que povoam seu universo ficcional, há que se destacar Pixote, figura que inspirou um filme com o mesmo nome.

QUESTÃO 03: Leia as asserções e assinale a alternativa correta.

I. As personagens de Capitães da Areia, geralmente planas e típicas, podem ser agrupadas em duas esferas sociais: a dos pobres e a dos ricos. Todavia, Pedro Bala, professor, Sem-Pernas, Volta Seca e o padre José Pedro apresentam maior complexidade psicológica, aproximando-se da categoria das personagens redondas.

II. O narrador de Capitães da Areia pronuncia-se em terceira pessoa, é dotado de onisciência e mantém uma relação empática com as personagens marginalizadas. Frequentemente, o mundo interior das personagens mais importantes é revelado por meio da técnica do discurso indireto livre.

III. Quanto ao gênero literário, Capitães da Areia é um romance que pode ser vinculado à tradição do romance de aprendizagem ou de formação, além de apresentar algumas conexões com a novela picaresca, na medida em que a narrativa contém a biografia de Pedro Bala, cujo processo de desenvolvimento físico e moral o leitor acompanha desde a infância até o início da vida adulta.

São corretas

(A) somente I.
(B) Somente III.
(C) Somente I e II.
(D) Todas.
(E) Nenhuma.

QUESTÃO 04: (Cefet-BA) Entre os Capitães da Areia, vivia apenas uma mulher, Dora. Esta personagem

(A) tem um papel importante, encarnando, em momentos diversos, a figura de mãe, irmã e esposa.
(B) representa a força feminina, nas obras de Jorge Amado, a partir da questão da prostituição e da marginalização social.
(C) provoca uma série de problemas entre o grupo, que perduram até a sua morte, por causa da varíola.
(D) traz alívio para os pequenos que faziam parte do grupo, porque, enquanto os outros saíam para os roubos, ela se responsabilizava pelos que ficavam.
(E) tenta conseguir emprego de empregada doméstica, mas não conseguiu, porque tinha contraído varíola, epidemia que assolou a cidade, provocando óbitos e medo.









GABARITO

01: B
02: A
03: D
04: A




Nenhum comentário: