Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 11 de maio de 2024

ATIVIDADES - USO DO ACENTO INDICADOR DE CRASE

 
01. Assinale com um X a alternativa que ocorre crase.

a. (   ) A bebida alcoólica é prejuducial a saúde.
b. (   ) É preciso que sejamos úteis a sociedade.
c. (   ) O cachorro é fiel a seu dono.
d. (   ) Diga-lhe que estou a sua espera.
e) (   ) Chovendo, não iremos a praia.

02. Faça o uso da crase, quando necessário, e justifique a sua resposta.

a. Nada escapava a destreza de sua mãe.
b. Partiremos daqui a sete dias.
c. Deu preferência aquele carro.
d. Devemos obediência a nossos país.
e. A sua agressividade põe tudo a perder.

03. Reescreva as frases a seguir, substituindo os termos destacados pela palavra que aparece entre parênteses. Faças as adaptações necessárias.

a. Nunca fui a Curitiba (Brasília), mas já fui ao Paraguai (Argentina).
b. Referia-me ao médico da família. (médica)
c. Comprei o enxoval a prazo. (vista)
d. As chuvas causam prejuízo aos agricultores. (lavoura)
e. Assistios ao filme premiado. (peça)

04. Copie as frases a seguir, completando-as com aquele, àquele, aquela, àquela, aquilo ou àquilo.

a. Obedeceram .................. maluco.
b. Referia-se .............. que todos sabiam ser proibido.
c. Encontrei ................. menina de que falávamos ontem.
d. Cheguei ............... vila horrível embaixo de chuva.
e. Acostumei-me ............... vida tranquila.





GABARITO
01. 
a: à
b: à
c: Não ocorre crase diante de palavra no masculino
d: à
e: à

02. 
a: à: preposição a + artigo a
b: Não há crase diante de numerais
c: àquele: preposição a + pronome demonstrativo aquele
d: Não há crase diante de palavras masculinas
e: Não há crase diante de verbo.

03. 
a: Nunca fui a Brasília, mas já fui à Argentina.
b) à médica
c) à vista
d) à lavoura
e) à peça

04.
a. àquele
b. àquilo
c. aquela
d. àquela
e. àquela







Nenhum comentário: