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sábado, 18 de maio de 2024

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ENSINO MÉDIO - PREPARATÓRIO ENEM

 

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 05

O enriquecimento (ampliação) de uma língua consiste em "usar", "praticar" a língua. As palavras são como peças de um complicado jogo. Jogando a gente aprende. Aprende as regras do jogo. As peças usadas são as mesmas, mas nunca são usadas da mesma maneira. No deixar-se carregar pelo jogo do uso somos levados às inúmeras possibilidades da língua. As possibilidades são sempre diferentes, nunca iguais. Mas todas as diferenças cabem na mesma identidade. Todas as palavras figuram nos vários discursos como diferentes: diferentes são as palavras no discurso científico, literário, filosófico, artístico, teológico. Mas cabem sempre na mesma identidade. São expressões possíveis da linguagem.

Texto de Arcângelo R. Buzzi. Introdução ao pensar. Editora Vozes, 1973.

QUESTÃO 01: De acordo com o texto

(A) as palavras da língua correspondem às peças do jogo.
(B) as palavras da língua correspondem às regras do jogo.
(C) as peças do jogo correspondem às regras do jogo.
(D) jogos diferentes exigem peças diferentes.
(E) frases diferentes exigem palavras diferentes.

QUESTÃO 02: Segundo o texto

(A) quem joga combina palavras.
(B) quem joga combina regras.
(C) quem fala combina peças.
(D) quem fala combina palavras.
(E) tanto quem fala como quem joga combina regras.

QUESTÃO 03: O texto afirma que

(A) seria útil aplicar, na aprendizagem das regras do jogo, o mesmo método que se emprega ao aprender uma língua.
(B) se chega às possibilidades da língua da mesma forma que às regras do jogo, praticando.
(C) aprender uma língua é tão complicado como aprender as regras de um jogo.
(D) as línguas são complicadas porque a maioria de suas regras são comparáveis a jogos complexos.
(E) o conhecimento das regras de jogos complicados facilita o entendimento das regras da língua.

QUESTÃO 04: A partir do texto pode-se concluir que

(A) nos diversos discursos - científico, literário etc. - as palavras devem ser diferentes porque é imperícia repetir as mesmas palavras.
(B) as palavras tornam-se diferentes nos diversos discursos graças às combinações diferentes, como acontece com as peças no jogo.
(C) a linguagem torna possível expressar os diferentes discursos porque possui um número muito grande de palavras.
(D) o que identifica um discurso linguístico com outro são certas expressões comuns que todos usam.
(E) mudando o jogo, mudam-se as peças; mudando o discurso, mudam-se igualmente as palavras.

QUESTÃO 05: A palavra "teológico", no texto, refere-se

(A) aos santos.
(B) à igreja.
(C) à moral e aos bons costumes.
(D) a Deus.
(E) à lógica.













GABARITO

01: A
02: D
03: B
04: E
05: B







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