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sábado, 27 de abril de 2024

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO - OS VALORES SEMÂNTICOS DAS ORAÇÕES ADVERBIAIS

 


QUESTÃO 01: Leia os trechos a seguir.

"Como as cadeiras eram insuficientes, eu e o Vigário ficamos de pé. O sargento trouxe a coleção de amostras." (Graciliano Ramos, em Caetés)

"À medida que se desce a natureza muda; o ar torna-se espesso, pesado, quente, carrega-se de emanações salitradas; começa de aparecer a vegetação do litoral, alastram-se pelas encostas vastíssimos bananais." (Júlio Ribeiro, em A Carne)

"Eram unidos, sim. Quando um brigava todos brigavam. E tudo que ganhavam era fraternalmente dividido entre todos. Tinham o seu amor-próprio e amavam a fama do grupo. Um dia esfacelaram outro bloco de moleques que pedia esmolas na cidade." (Jorge Amado, em Jubiabá)

Nos trechos acima, os termos destacados exprimem, respectivamente, a ideia de

(A) causa, proporção, tempo.
(B) comparação, tempo, tempo.
(C) consequência, causa, proporção.
(D) proporção, tempo, finalidade.
(E) condição, concessão, finalidade.

QUESTÃO 02: Todas as orações subordinadas a seguir são iniciadas pela conjunção como. Leia-as.

"Como Cândido Portinari possuía um caráter generoso, ele ajudava os idosos de sua cidade."

"Cândido Portinari criou belas obras como os grandes artistas."

"Como dizem os críticos de arte, as pinturas de Cândido Portinari destacam o sofrimento e a realidade do povo brasileiro."

Que circunstância essa conjunção expressa em cada uma das orações?

(A) conformidade, causa, causa.
(B) causa, causa, comparação.
(C) causa, comparação, conformidade.
(D) causa, conformidade, comparação.
(E) comparação, comparação, conformidade.

QUESTÃO 03: Leia o trecho a seguir.

"De acordo com o combinado na última aula, hoje será aplicada a avaliação de Língua Portuguesa."

Qual é o valor de sentido expresso pela conjunção destacada no trecho acima?

(A) concessão.
(B) finalidade.
(C) causa.
(D) comparação.
(E) conformidade.

QUESTÃO 04: (ENEM 2017) Leia o texto a seguir:

 

O senso comum é que só os seres humanos são capazes de rir. Isso não é verdade?

 

Não. O riso básico – o da brincadeira, da diversão, da expressão física do riso, do movimento da face e da vocalização – nós compartilhamos com diversos animais. Em ratos, já foram observadas vocalizações ultrassônicas – que nós não somos capazes de perceber – e que eles emitem quando estão brincando de “rolar no chão”. Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro, o rato deixa de fazer essa vocalização e a brincadeira vira briga séria. Sem o riso, o outro pensa que está sendo atacado. O que nos diferencia dos animais é que não temos apenas esse mecanismo básico. Temos um outro mais evoluído. Os animais têm o senso de brincadeira, como nós, mas não têm senso de humor. O córtex, a parte superficial do cérebro deles, não é tão evoluído como o nosso. Temos mecanismos corticais que nos permitem, por exemplo, interpretar uma piada.

 

Disponível em: http://globonews.globo.com. Acesso em: 31 maio 2012 (adaptado).

 

A coesão textual é responsável por estabelecer relações entre as partes do texto. Analisando o trecho:


Acontecendo de o cientista provocar um dano em um local específico no cérebro”, verifica-se que ele estabelece com a oração seguinte uma relação de

 

(A) finalidade, porque os danos causados ao cérebro têm por finalidade provocar a falta de vocalização dos ratos.

(B) oposição, visto que o dano causado em um local específico no cérebro é contrário à vocalização dos ratos.

(C) Condição, pois é preciso que se tenha lesão específica no cérebro para que não haja vocalização dos ratos.

(D) Consequência, uma vez que o motivo de não haver mais vocalização dos ratos é o dano causado no cérebro.

(E) proporção, já que à medida que se lesiona o cérebro não é mais possível que haja vocalização dos ratos.


QUESTÃO 05: Leia os períodos a seguir.

"Houve protestos depois que o diretor saiu da reunião."
"Tentei de tudo para que ele tocasse um instrumento musical."
"Irei à praia logo cedo, desde que não chova."

Nos trechos acima, os termos destacados exprimem, respectivamente, a ideia de

(A) concessão, comparação, concessão.
(B) tempo, finalidade, condição.
(C) finalidade, condição, condição.
(D) concessão, finalidade, proporção.
(E) condição, condição, finalidade.






GABARITO
01: A
02: C
03: E
04: C
05: B

 

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