Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 2 de março de 2024

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - LEITURA DE TEXTOS COM APOIO DE IMAGENS ENSINO MÉDIO

 

QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.


Ao analisar a linguagem verbal e não verbal, a atitude do homem em relação à mulher mostra

(A) companheirismo.
(B) insensibilidade.
(C) compaixão.
(D) irritação.
(E) revolta.

QUESTÃO 02: Observe a imagem a seguir.


Portanto, para termos água é preciso usá-la

(A) somente para consumo restrito à nossa sobrevivência.
(B) unicamente para beber, tomar banho e lavar roupas.
(C) à vontade nos meses de chuva, evitando seu uso nos meses de estiagem.
(D) e evitar desperdícios e perdas em vazamentos, por exemplo.
(E) à vontade sempre, pois a água tem um ciclo natural e não acaba.

QUESTÃO 03: (ENEM 2009) Leia a tirinha a seguir.

A linguagem da tirinha revela

(A) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.
(B) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.
(C) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
(D) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
(E) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.

QUESTÃO 04: (ENEM 2009) Leia o texto a seguir.


Na parte superior do anúncio, há um comentário escrito à mão que aborda a questão das atividades linguísticas e sua relação com as modalidades oral e escrita da língua. Esse comentário deixa evidente uma posição crítica quanto a usos que se fazem da linguagem, enfatizando ser necessário

(A) implementar a fala, tendo em vista maior desenvoltura, naturalidade e segurança no uso da língua.
(B) conhecer gêneros mais formais da modalidade oral para obtenção de clareza na comunicação oral e escrita.
(C) dominar as diferentes variedades do registro oral da língua portuguesa para escrever com adequação, eficiência e correção.
(D) empregar vocabulário adequado e usar regras da norma padrão da língua em se tratando da modalidade escrita.
(E) utilizar recursos mais expressivos e menos desgastados da variedade padrão da língua para se expressar com alguma segurança e sucesso.

QUESTÃO 05: As imagens a seguir fazem parte de uma campanha do Ministério da Saúde contra o tabagismo.


Disponível em: http://www.cefesemfumo.blogspot.com. Acesso em 10 abr. 2009 (adaptado)

O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas

(A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
(B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.
(C) apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil.
(D) indicar que os que mais sofrem as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.
(E) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.





GABARITO

01: B
02: D
03: C
04: D
05: E



Nenhum comentário: