QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.
Lição
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
Oswald de Andrade
A linguagem assume diferentes formas de uso, a depender do contexto de comunicação e dos objetivos de seus interlocutores. Considerando estes aspectos, o poema "Lição", de Oswald de Andrade, busca
(A) valorizar a linguagem utilizada pelos negros e mulatos que constituem a nação brasileira.
(B) estabelecer uma comparação entre as frases: "Dê-me um cigarro" e "Me dá um cigarro".
(C) defender que apenas os professores e alunos devem se preocupar com o uso das normas gramaticais.
(D) defender o uso da linguagem formal como o único correto, já que está pautado nas normas gramaticais.
(E) considerar os contextos de uso da linguagem formal e informal, valorizando o uso da linguagem do cotidiano, desprendida da preocupação com as normas.
QUESTÃO 02: Leia o texto a seguir.
Casa por casa, rua por rua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POP) do IBGE constrói um raio-X do dia a dia do brasileiro, mostrando suas condições de vida, alimentação, consumo, rendimento, entre outros. A coleta da POF está prevista para terminar em julho, quando 75 mil domicílios terão sido visitados. Uma das informações trazidas pelo levantamento é o que vai à mesa em cada estado do país, desvendando preferências regionais por alimentos que muitas vezes passam desapercebidas. Em campo desde junho do ano passado, a POF atualizará o perfil alimentar do brasileiro, que hoje tem sua última análise feita na edição de 2009 da pesquisa. É desse último levantamento que vêm as informações atualmente utilizadas no cálculo de inflação dos alimentos, por exemplo. Apesar do tempo decorrido, alguns hábitos mostrados na pesquisa de 2009 se mantém na rotina da população. É o caso do consumo de feijão preto no Rio de Janeiro (8,3 kg por ano, em 2009), por exemplo, quatro vezes mais alto no estado que no resto do Brasil e muito comum na casa de Dona Suzette, 62 anos, visitada pela POF em maio deste ano. "Todas as pessoas que eu conheço aqui no Rio comem feijão preto. Comemos todos os dias", revela a moradora do bairro do Cavalcanti, na Zona Norte da capital carioca, que vive com o marido e o filho.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela realização de levantamento demográficos e pesquisas estatísticas sobre os mais variados temas. No texto divulgado pela Agência de notícias, o levantamento realizado pelo instituto revela
(A) que o perfil alimentar do brasileiro se mantém o mesmo dentro dos estados de uma mesma região.
(B) que os hábitos alimentares dos consumidores não interferem na rotina da população.
(C) uma mudança considerável nos hábitos alimentares da população brasileira, nos últimos anos.
(D) que a preferência por determinados alimentos varia pelo gosto de cada consumidor.
(E) a existência de uma diversidade regional, relacionada à preferência de determinados alimentos.
QUESTÃO 03: Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/37518690
As diversas formas de utilização da linguagem que atendem as intenções dos falantes da língua são denominadas funções da linguagem. Cada função desempenha um papel relacionado aos elementos da comunicação. Na tirinha acima, predomina a função fática, uma vez que
(A) visa a manutenção do contato entre emissor e receptor.
(B) busca transmitir informações precisas.
(C) procura convencer o receptor através de uma saudação.
(D) transmite a opinião e os sentimentos do emissor.
(E) tem foco na mensagem, aprimorando o trabalho com a própria linguagem.
QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir.
O hoax, como é chamado qualquer boato ou farsa na internet, pode espalhar vírus entre os seus contatos. Falsos sorteios de celulares ou frases que Clarice Lispector nunca disse são exemplos de hoax. Trata-se de boatos recebidos por e-mail ou compartilhados em redes sociais. Em geral, são mensagens dramáticas ou alarmantes que acompanham imagens chocantes, falam de crianças doentes ou avisam sobre falsos vírus. O objetivo de quem cria esse tipo de mensagem pode ser apenas se divertir com a brincadeira (de mau gosto), prejudicar a imagem de uma empresa ou espalhar uma ideologia política.
Se o hoax for do tipo phishing (derivado de fishing, pescaria, em inglês) o problema pode ser mais grave: o usuário que clicar pode ter seus dados pessoais ou bancários roubados por golpistas. Por isso é tão importante ficar atento.
Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2013/05/o-que-e-hoax-e-como-fugir-das-farsas-da-internet.ghtml
Ao discorrer sobre os hoaxes, o texto sugere ao leitor, como estratégia para evitar essa ameaça, a
(A) classificar os contatos presentes em suas redes sociais.
(B) recusar convites de jogos e brincadeiras feitos pela internet.
(C) desprezar mensagens que causem comoção.
(D) analisar a linguagem utilizada nas mensagens recebidas.
(E) utilizar programas que identifiquem falsos vírus.
QUESTÃO 05: Leia o cartaz a seguir.
Disponível em: https://boanota.com/psicologia/o-cartaz-acima-foi-utilizado-em-uma-534218321
O cartaz acima foi utilizado em uma campanha realizada pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, por ocasião do dia mundial de conscientização sobre o autismo. A estratégia utilizada nessa campanha com o propósito de chamar atenção para o tema foi a de
(A) informar sobre a cor representativa da campanha.
(B) desmistificar o assunto por meio da informação.
(C) alertar sobre o grande número de pessoas atingidas pela síndrome.
(D) conscientizar as pessoas portadoras da síndrome.
(E) apresentar a definição do autismo.
GABARITO
1 E
2 A
3 A
4 D
5 B
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