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sábado, 16 de dezembro de 2023

QUESTÕES OBJETIVAS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ENSINO MÉDIO


QUESTÃO 01: Leia e analise o texto a seguir:

A crise econômica e suas consequências

 A atual crise que estamos presenciando, originada com a crise no setor imobiliário dos Estados Unidos em 2008, é fruto de mera irresponsabilidade fiscal e desequilíbrio econômico, alguns países gastam mais do que têm e precisam fazer empréstimos com bancos, no qual os juros são altíssimos, e suas receitas não são suficientes para pagar as dívidas.Alguns países europeus, principalmente Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália, estão passando por tal situação, e para tentar diminuir o caos devem fazer cortes nos gastos públicos, o que leva a demissões, aumento de impostos, corte em salários e em benefícios, etc.Entretanto, a crise econômica não se limita apenas aos países com problemas, mas também afeta outros países como num efeito dominó. Com corte nos gastos, param de importar materiais em geral e os países fornecedores são afetados.Dessa forma, para evitar tal crise, os governantes do mundo todo deveriam fixar diretrizes e leis para impedir que ocorra uma grande inadimplência, podendo citar como exemplo o Brasil que ao contrário dos países da crise, possui a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite que os governantes gastem em excesso, ou seja, gastem mais do que lucram.

 A TESE defendida pela autora desse texto está expressa na opção:

 (A) A crise econômica e suas consequências.

(B) A crise econômica não se limita apenas aos países com problemas.

(C) O Brasil que ao contrário dos países da crise, possui a Lei de Responsabilidade Fiscal.

(D) A crise econômica que se iniciou em 2008 é fruto da irresponsabilidade fiscal de alguns países.

(E) A maioria dos países possui a Lei de Responsabilidade Fiscal.


QUESTÃO 02: Leia o texto a seguir.


POR QUE VOTAR É IMPORTANTE, PRINCIPALMENTE EM SEU MUNICÍPIO?

Porque a votação é uma parte importante do processo democrático formal.

Porque no passado muitos grupos foram excluídos do direito de voto, em vários níveis.

Porque muitas sociedades no passado negaram a pessoas o direito de votar baseadas no grupo étnico.

Pelo sucesso do movimento feminino pelo direito de votar.

Porque você é um cidadão brasileiro.

Porque o voto não é somente uma obrigação é, principalmente, um direito conquistado com muitas lutas.

Porque esse substantivo, voto, que traduz a ação de votar, é de grande importância para o cidadão consciente de seus deveres cívicos.

Porque o voto é uma força que pode mudar o destino político de um povo.

Porque faz só 78 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais.

Como podemos ver, são inúmeras razões para no dia 03 de outubro você comparecer a um posto de votação e exercer o seu direito.

Votar em branco ou anular o voto, é calar-se diante das tão faladas falcatruas da política e deixar de votar por não ter transferido o domicílio eleitoral demonstra indiferença e falta de compromisso com a verdadeira cidadania e o lugar onde se vive.

Sabemos que dentro do processo eleitoral existem os bons e os maus políticos, porém, se nós que temos o poder de decisão nas mãos, simplesmente fecharmos os olhos e “lavarmos as mãos”, mais corrupção e falta de obras importantes deixaremos para as gerações futuras.

Quando aprendermos a exercer o nosso direito o Brasil não precisará mais de Leis da Ficha Limpa e nenhum candidato usará honestidade como bandeira para ganhar eleição, pois todos saberão que ser honesto não é uma virtude, mas sim obrigação de todos os cidadãos de bem.

 

http://www.jornaldiferente.com.br/index.php/cidade/2026-por-que-votar-e-importante-principalmente-em-seu-municipio

Qual das opções abaixo não representa um ARGUMENTO do autor do texto para comprovar a importância do voto?

(A) A votação é uma parte importante do processo democrático formal.

(B) Porque existem muitos políticos corruptos.

(C) O voto é uma força que pode mudar o destino político de um povo.

(D) Pelo sucesso do movimento feminino pelo direito de votar.

(E) não é somente uma obrigação, é, principalmente, um direito conquistado com muitas lutas.

Leia o texto a seguir para responder às questões 03 e 04.

CHEGA DE VIOLÊNCIA!

Aluna Débora de Sousa Magalhães

Professor Maurício Araújo

A violência contra a mulher no Brasil vem aumentando assustadoramente.  A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países.  61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.

Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas desistem ao imaginar que não teriam capacidades de viverem sozinhas.

Seus ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na consequência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas.

Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes.

Para ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las. As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores. Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um meio de amenizar tais atos de abuso.  Apoio é o que elas mais precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa.

 

Disponível em http://tudosaladeaula.blogspot.com.br/2017/08/chega-de-violencia-aluna-debora-de.html. Acesso em 12 de novembro de 2017.

 

QUESTÃO 03: Ao analisar o texto, pode-se afirmar que o tema principal do texto é

(A) a vítima de violência.

(B) a consequência da violência.

(C) a Lei Maria da Penha.

(D) a causa do casamento feliz.

(E) a violência contra mulheres.


QUESTÃO 04: O trecho do texto que apresenta a opinião da autora sobre o assunto é

 

(A) “A cada 12 segundos, uma mulher é violentada [...]”.

(B) “As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência [...]”.

(C) “61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana [...]”.

(D) “Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões [...]”.

(E) “Os casos de agressões são praticados [..] por seus parceiros [...] ou até parentes.”

 

QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.


Telessaúde pretende melhorar programas de saúde da família

O Instituto de Matemática e Estatística (IME), junto com a Faculdade de Medicina (FMUSP) e o Centro de Saúde Escola Samuel Pessoa (CSEB), que fica no bairro do Butantã, em São Paulo, uniram-se em parceria e desenvolveram o programa de telessaúde Borboleta, que tem como principal objetivo modernizar o serviço de Atenção Domiciliar Primária do CSEB. “Trata-se de um projeto multidisciplinar e que pode trazer um grande benefício à sociedade”, opina Rafael Correia, pesquisador do IME que participou do desenvolvimento do sistema. O Borboleta é um software de código aberto, programado em linguagem Java, que será utilizado pelas equipes do programa de saúde da família do CSEB.

O projeto visa otimizar não só o registro dos acompanhamentos, mas também o agendamento de visitas, anteriormente feito sem um controle mais efetivo, além da criação de um catálogo de doenças e de um sistema de controle da demanda por medicamentos.

Disponível em:

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2011/10/04/telessaude-pretende-melhorar-programas-de-saude-da-familia.htm. Acesso em: 30/08/21.

Conforme afirma o texto, o Centro de Saúde Escola Samuel Pessoa (CSEB) procurou modernizar seus serviços e, para isso:

(A) fará atendimento médico e preventivo via internet (software Borboleta).

(B) utilizará uma experiência do IME para divulgar novos processos de tratamento.

(C) buscou nova tecnologia para aprimorar procedimentos anteriores e posteriores a consultas médicas.

(D) irá catalogar doenças, praticando medicina preventiva com a ajuda do IME.

(E) criou software capaz de detectar problemas de saúde e posterior diagnóstico.




GABARITO

1 D

2 A

3 E

4 B

5 C



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