Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 30 de dezembro de 2023

ATIVIDADES: FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO - ELEMENTOS COESIVOS E A ORGANIZAÇÃO DOS PERÍODOS


Geralmente os textos estão organizados em frases.

As frases organizadas sem nenhum verbo são chamadas frases nominais:


Nossa!

Que maravilha!

Por quê?

Ai, que medo!


As frases organizadas em torno de um verbo ou de uma locução verbal são as orações:


O rei ficou furioso. (ficou - verbo)


O rei tinha vencido. (tinha vencido - locução verbal)


A frase organizada em torno de um só verbo ou locução verbal é chamada período simples. Assim, uma oração isolada é um período simples.

As frases, entretanto, podem ser mais extensas e organizadas com mais de um verbo ou locução verbal.


O rei ouviu as preces do povo e distribuiu mais alimentos.


1ª oração: O rei ouviu as preces do povo (ouviu - verbo)

2ª oração: e distribuiu mais alimentos (distribuiu - verbo)


Nesse exemplo, temos um período formado por duas orações, isto é, uma frase organizada em torno de dois verbos. Esse tipo de período é classificado como período composto.


OS ELEMENTOS COESIVOS E A ORGANIZAÇÃO DOS PERÍODOS


Os elementos coesivos ajudam a organizar períodos compostos. Observe:


O atleta desistiu do jogo e retornou para casa.


1ª oração: O atleta desistiu do jogo

2ª oração: e desistiu do jogo


O elemento “e” faz a conexão, isto é, a ligação entre as duas orações.


ATIVIDADES


1. De acordo com o número de verbos ou locuções verbais, classifique as frases dadas como período simples ou período composto:


a) O homem selvagem parecia humano, mas não sabia o que era ser humano.

b) Por que você desistiu da batalha?

c) O caçador disse que não poderia capturar sozinho um selvagem tão forte.

d) A rainha estava preocupada.

e) Nunca tinha imaginado quanto uma cidade poderia ser bonita.


2. Reescreva os períodos a seguir. Una-os, fazendo as adaptações que julgar necessárias. Se for preciso, utilize elementos coesivos adequados ao sentido do texto.


a) O rei tinha poder e riqueza, sem ser feliz. Tinha tudo,  menos amigos.

b) O rei vivia sempre sozinho. Por isso tornara-se amargo e cruel.

c) O rei compreendeu finalmente o que era ser humano. Não estava mais sozinho. E tinha achado um amigo.

d) O caçador recusou-se a desistir. Ele não sentia medo. Lutaria até a morte pela princesa.


3. Releia em voz alta as frases reescritas na atividade anterior e responda:


a) Qual o efeito produzido no ritmo da narrativa pelos períodos mais longos, com mais elementos coesivos?

b) Num texto escrito para crianças, o que seria mais adequado à leitura: frases curtas ou períodos longos?


4. Agora faça o contrário do que você fez na atividade 2: separe as orações dos períodos compostos dados, transformando-os em períodos menores. Para isso, talvez seja necessário eliminar alguns elementos coesivos e alterar algumas formas verbais.


a) As crianças foram afastadas para que ninguém perdesse tempo brincando com elas.

b) O homem selvagem não conhecia a bondade humana porque nunca tinha visto outra pessoa.

c) A terra tremeu, e um raio passou pelo céu, como se os próprios deuses estivessem lutando para controlar o mundo.

d) Para espanto de todos, o caçador debruçou-se sobre a muralha, pegou a fera selvagem pelo rabo e imobilizou-a, até que todos estivessem em segurança.






GABARITO


1. a) Período composto (três verbos)

b) Período simples (um verbo)

c) Período composto (um verbo e uma locução verbal)

d) Período simples (um verbo)

e) Período composto (duas locuções verbais)


2. a) O rei tinha poder e riqueza, sem ser feliz, pois tinha tudo, menos amigos.

b) O rei vivia sempre sozinho, por isso tornara-se amargo e cruel.

c) O rei compreendeu finalmente o que era ser humano e que não estava mais sozinho, pois tinha achado um amigo.

d) O caçador recusou-se a desistir porque não sentia medo e lutaria até a morte pela princesa.


3. a) Há uma alteração do ritmo da leitura: ela se torna mais fluida, menos abrupta; a ação parece menos rápida.

b) Para crianças, frases curtas em geral facilitam a leitura e a compreensão do texto.


4. a) As crianças foram afastadas. Ninguém deveria perder tempo brincando com elas.

b) O homem selvagem não conhecia a bondade humana. Ele nunca tinha visto outra pessoa.

c) A terra tremeu. Um raio passou pelo céu. Era como se os próprios deuses estivessem lutando para controlar o mundo.

d) Para espanto de todos, o caçador debruçou-se sobre a muralha. Pegou a fera pelo rabo. Imobilizou-a, até que todos estivessem em segurança.


Nenhum comentário: