Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 2 de outubro de 2021

ESTUDO DOS VERBOS - FORMAS E CONJUGAÇÃO

01. Leia o texto a seguir.


Arte do chá


ainda ontem

convidei um amigo

para ficar em silêncio

comigo


ele veio

meio a esmo

praticamente não disse nada

e ficou por isso mesmo


(Paulo Leminski. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1990)


a) Em que tempo estão as formas verbais destacadas no texto lido?


b) No quadro a seguir, complete a conjugação que falta para cada um dos verbos.


convidei

veio

disse

ficou

eu convidei

tu ………….

ele/ela convidou

nós ………..

vós convidastes

eles/elas …….

eu ………...

tu vieste

ele/ela ………….

nós viemos

vós ………….

eles/elas vieram

eu disse

tu ………...…..

ele/ela disse

nós dissemos

vós ………...

eles/elas …….

eu …………..

tu ficaste

ele/ela ………..

nós ……….

vós ficastes

eles/elas ficaram



02. Leia o poema a seguir.


Naquele bairro afastado

onde em criança vivias,

a remoer melodias

de uma ternura sem par…

passava todas as tardes

um realejo tristonho,

passava como num sonho

um realejo a tocar

Depois

tu partiste.

Ficou triste

a rua deserta…

Na tarde

fria e calma

ouço ainda o realejo a tocar.


(Custódio Mesquita e Sady Cabral. Velho realejo, 1940)


a) A respeito da forma verbal partiste: qual é o radical e o que a desinência -ste informa?


b) As formas verbais vivias e passava estão no mesmo tempo verbal. Porém, como pertencem a conjugações diferentes, apresentam desinências modo-temporais diferentes.


I. A que conjugação pertence o verbo viver? E o verbo passar?


II. A que tempo e modo pertencem as formas verbais vivias e passava?


III. Qual é a partícula, em cada uma das formas verbais, que indica esse tempo e esse modo?



03. No último verso, foi empregada a forma verbal ouço.


a) A que verbo pertence essa forma verbal?


b) Qual é o radical desse verbo?


c) O que ocorre com o radical desse verbo na 1ª pessoa do presente do indicativo?



04. Faça de acordo com o exemplo.


Ana é namorada de Ramires.

Ana foi namorada de Ramires.

Ana será namorada de Ramires.


a) Eu trago seus livros na mochila.


b) Eles fazem tudo pelos amigos.


c) Nós podemos ajudá-los.


d) Júlia vai à feira todos os sábados.


e) Vocês sempre dizem a verdade.



FONTE: 

CEREJA; William Roberto; MAGALHÃES; Thereza Cochar. Português linguagens. São Paulo: Saraiva, 2012 (adaptado)








GABARITO


01: a) No tempo pretérito perfeito do indicativo

b)


convidei

veio

disse

ficou

eu convidei

tu convidaste

ele/ela convidou

nós convidamos

vós convidastes

eles/elas convidaram

eu vim

tu vieste

ele/ela veio

nós viemos

vós viestes

eles/elas vieram

eu disse

tu disseste

ele/ela disse

nós dissemos

vós dissestes

eles/elas disseram

eu fiquei

tu ficastes

ele/ela ficou

nós ficamos

vós ficastes

eles/elas ficaram


02. a) Radical: part-; A forma -ste informa o modo (indicativo) e o tempo (pretérito perfeito)

b) I. viver: 2ª conjugação; passar: 1ª conjugação

II. Tempo: pretérito imperfeito; modo: indicativo

III. Em vivias é ia; em passava, é va.


03. a) Ao verbo ouvir.

b) ouv-

c) Sofre uma alteração: a letra v é trocada por ç.


04. a) trouxe; trarei

b) fizeram; farão

c) pudemos; poderemos

d) foi; irá

e) disseram, dirão


Nenhum comentário: