Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 24 de julho de 2021

QUESTÕES DE HUMANAS NO ENEM - COM GABARITO - PARTE 3

ENEM 2010: HUMANAS

QUESTÃO 01: ENEM 2010: observe a figura a seguir.



TEIXEIRA, W. et al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 (adaptado).

O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são

(A) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.
(B) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.
(C) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.
(D) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.
(E) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

QUESTÃO 02: ENEM 2010: A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros, Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.

DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

(A) A facilidade em se estabelecerem relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.
(B) O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.
(C) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
(D) A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.
(E) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

QUESTÃO 03: ENEM 2010: O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.

ALLAN. R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que
(A) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
(B) possuem base tecnológica mais elevada.
(C) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
(D) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
(E) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.

QUESTÃO 04: ENEM 2010: Leia o texto a seguir.

A chegada da televisão

A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e libera suas cabeças falantes, astros, novelas, noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-propaganda, versões modernizadas do tradicional homem-sanduíche. 

SEVCENKO, N. (Org). História da Vida Privada no Brasil 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em que

(A) amplificou os discursos nacionalistas e autoritários durante o governo Vargas.
(B) revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos.
(C) maquiou indicadores sociais negativos durante as décadas de 1970 e 1980.
(D) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de fechamento do parlamento.
(E) corroborou a construção de obras faraônicas durante os governos militares.

QUESTÃO 05: ENEM 2010: Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

(A) Internet.
(B) fibra ótica.
(C) TV digital.
(D) telefonia móvel.
(E) portabilidade telefônica.


E AÍ, GOSTOU DA PUBLICAÇÃO? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!

 

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA PARA CONTINUARMOS.

APOIE O NOSSO PROJETO. SAIBA COMO!



GABARITO
01: B
02: E
03: A
04: B
05: A

Nenhum comentário: