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sábado, 17 de julho de 2021

QUESTÕES DE HUMANAS NO ENEM - COM GABARITO - PARTE 02

ENEM 2010 - HUMANAS

QUESTÃO 01: ENEM 2010: A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição de trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento.


MACHADO P. P. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp. 2004 (adaptado).


No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina – ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se


(A) a absorção dos trabalhadores rurais como trabalhadores da serraria, resultando em um processo de êxodo rural.

(B) o desemprego gerado pela introdução das novas máquinas, que diminuíam a necessidade de mão de obra.

(C) a desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região.

(D) a diminuição do poder dos grandes coronéis da região, que passavam disputar o poder político com os novos agentes.

(E) o crescimento dos conflitos entre os operários empregados nesses empreendimentos e os seus proprietários, ligados ao capital internacional.


QUESTÃO 02: ENEM 2010: Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49º49′ N, Longitude 23º49′ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.


KLINK, A. Parati: entre dois pólos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).


No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é


(A) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.

(B) o registro de que os paralelos são verticais e o convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.

(C) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.

(D) a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

(E) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.


QUESTÃO 03: ENEM 2010: O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura. principalmente o cultivo da batata e do milho. 


A principal característica da sociedade inca era a 


(A) ditadura teocrática, que igualava a todos.

(B) existência da igualdade social e da coletivização da terra.

(C) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.

(D) existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.

(E) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia.


QUESTÃO 04: ENEM 2010: No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas.


Disponível em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul. 2010 (adaptado).


A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a 


(A) capacidade de produção de minerais metálicos.

(B) produção de energia para as principais áreas industriais do país.

(C) produção sustentável de recursos minerais não metálicos.

(D) logística de importação de matérias-primas industriais.

(E) produção de recursos minerais energéticos. 


QUESTÃO 05: ENEM 2010: A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.


BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Isto é Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado).


Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados


(A) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

(B) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

(C) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

(D) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

(E) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.



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GABARITO
01: C
02: E
03: E
04: A
05: B


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