TONICIDADE E ACENTUAÇÃO GRÁFICA
1. Grife a sílaba tônica dos vocábulos a seguir.
2. Classifique os vocábulos a seguir, de acordo com a posição da sílaba tônica.
3. No trecho a seguir, todos os monossílabos estão em destaque. Copie-os separando os átonos dos tônicos.
Só o que me cega, o que me faz infeliz
É o brilho do olhar que não sofri (Sueli Costa e Abel Silva)
4. Todos os vocábulos, do quadro abaixo, são oxítonos. Copie apenas os que devem receber acento gráfico, acentue-os e justifique a presença do acento.
5. Justifique o emprego do acento gráfico nas formas verbais em destaque.
I. Quero vender o telefone. Quero vendê-lo.
II. Quero compor uma música. Quero compô-la.
III. Quero comprar uma casa. Quero comprá-la.
6. Leia o trecho a seguir e justifique o acento gráfico nas palavras em destaque.
Pus as três (estrelas-do-mar) ao sol, perto do muro lá no fundo do quintal onde ninguém chegava [...] (Mário de Andrade)
7. Os vocábulos, do quadro abaixo, são paroxítonos. Copie apenas os que devem receber acento gráfico, acentue-os e justifique a presença do acento.
8. Justifique o acento gráfico dos vocábulos que seguem:
cânon - tríceps - ímãs - Vênus - jóquei - pátio
9. Leia as seguintes palavras: lâmpada, amor, espada, paixão, malandragem, açaí, África, livro, espetáculo. Organize-as de acordo com a classificação quanto à posição da sílaba tônica.
10. Em qual das alternativas a seguir todas as palavras são paroxítonas?
(A) agrícola, genética, século, México, agrônomo.
(B) amplo, início, milho, pecuária, escala.
(C) partir, produção, também, Nobel, até.
(D) molhado, paranoia, três, papel.
11. Assinale as alternativas em que todos os vocábulos são proparoxítonos. Acentue-os e justifique a presença do acento gráfico.
(A) instrumento - sozinho - borboleta.
(B) maquina - espetaculo - aboboras.
(C) turmalina - gratuito - chapeuzinho.
(D) relampago - rispido - lagrima.
12. Abaixo há duas formas verbais: uma recebe acento gráfico, outra não. Explique por quê?
atraí-lo
segui-lo
13. Passe as frases abaixo para o plural. Fique atento aos acentos gráficos.
a) Ele tem computador.
b) Ele vem pela manhã.
c) Ele mantém a tranquilidade.
d) A vitória provém da fé.
e) Ele intervém sempre que possível.
f) Ele só vê sucesso.
g) Ele lê pela manhã.
14. Leia as palavras a seguir.
As palavras quilômetros e Brasília são acentuadas respectivamente, pelas mesmas regras de acentuação das duas palavras do quadro acima:
(A) nos itens 1,3 e 5.
(B) nos itens 3,4 e 6.
(C) nos itens 2,5 e 6.
(D) nos itens 2,4 e 6.
(E) nos itens 2, 3 e 5.
15. Marque a opção em que a sequência de palavras deve ser acentuada graficamente.
(A) rubrica - recorde - gratuito.
(B) amago - caju - melancia
(C) ama-la - juiza - malefico.
(D) Petrobras - Saci - magia.
(E) lógica - gratuito - último.
FONTE:
MAIA, João Domingues. Gramática: teoria e exercícios. 4. ed. São Paulo: Ática, 1994. (Adaptado e revisado conforme a Reforma Ortográfica pelo prof. Elisandro Lima).
Um comentário:
PARABÉNS,GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES , MUITO BEM ELABORADAS, PENA QUE NEM TODAS TEM COMO BAIXAR.
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