Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 2 de janeiro de 2021

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS COM GABARITO 6º ANO

A ATIVIDADE A SEGUIR É RECOMENDADA AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO INGRESSANDO NO 6º ANO FUNDAMENTAL II.

Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/9-dicas-para-melhorar-a-interpretacao-de-texto-no-vestibular

LEIA O TEXTO 01 PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 06.

TEXTO 01

Mais um animal

Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.
- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.
- Olha pra ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?
- Dó eu tenho, mas não quero saber de mais bicho em casa. O quintal já tá parecendo zoológico.
- A senhora mesmo vive rezando pra São Francisco, o santo que acolhia os bichos...
- Não é por ser devota de São Francisco que vou transformar minha casa em zoológico.
(...) Chegam muito os três que vivem embaraçando nas pernas da gente.
- Olha pra ele, mãe. Só ele, tenha piedade do coitado. Não deve ter dono, nem pai, nem mãe, nem irmãozinho.
- Não quero nem olhar.
- Já sei por que não quer: para não pegar amor por ele. Alisa só o pelinho dele, vê como o coitado tá maltratado. Se fosse um angorá, aposto que você ia querer.
- Se fosse um angorá, o dono não deixaria solto na rua.
Chico saiu alisando o pelo do gatinho, triste por ter que se livrar dele. Sentou no alpendre e conversou com o gatinho:
- Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse...No fundo, ela tem razão. Tenho três cachorros, três gatos, um papagaio, meia dúzia de galinhas, uma já ninhada de cinco pintinhos; um casal de patos, um porquinho da Índia, um coelhinho orelhudo ... (...) já vi que ocê não compreende, que quer mesmo ficar.
Vamos lá dentro tentar de novo? Vamos?
- Mãe, você...
- Outra vez com esse gato?
- Eu só queria um pedaço de pão molhado no leite para dar pra ele.
A mãe deu um pedaço de pão e um pires com leite. Chico começou a matar a fome do novo amigo.
Pão comido, leite lambido, a mãe falou:
- Agora que ele comeu, pode dar o fora. E trate de levar esse gato pra bem longe.


(José, Elias. Com asas na cabeça, adaptado.)

QUESTÃO 01Leia o trecho abaixo:


“Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.

- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”


Agora responda: Quem traz problemas para casa?


(A) a mãe

(B) Chico

(C) o gatinho

(D) o narrador


QUESTÃO 02: Leia novamente o trecho:

“- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”


O trecho destacado no período acima significa


(A) mais um animal perigoso para cuidar em casa.

(B) mais sofrimento com o abandono de animais.

(C) mais preocupação para a mãe de Chico.

(D) mais uma boca para comer em casa.


QUESTÃO 03: O travessão inicial que aparece no trecho “-Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse...” indica

(A) a fala da mãe.

(B) a fala do gato.

(C) a fala do Chico.

(D) a fala do narrador.


QUESTÃO 04: Observe o diálogo:

“- (...) Se fosse um angorá, aposto que você ia querer.

- Se fosse um angorá, o dono não deixaria solto na rua.”


Para a mãe de Chico, se o gato fosse angorá, seu dono não deixaria solto porque seria um gato


(A) doente.

(B) de raça.

(C) perigoso.

(D) muito querido.


QUESTÃO 05: Leia a frase:

“- Olha pra ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?”


No período acima, as palavras ele e dele referem-se a (ao)


(A) São Francisco.

(B) papagaio.

(C) Chico.

(D) gato.


QUESTÃO 06: Observe a frase:

“(...) Chico começou a matar a fome do novo amigo.”


A expressão em destaque tem sentido de um amigo


(A) com pouca idade.

(B) que está para chegar.

(C) conquistado recentemente.

(D) com quem se tem pouco contato.


LEIA O TEXTO 02 A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 07 A 10.

TEXTO 02

Um comilão irreverente

A história do beagle é muito antiga. (...) Ele é considerado um dos mais antigos cães que caçam pelo faro – diferentes daqueles que caçam pela visão. Ele provavelmente foi levado pelos caçadores da Inglaterra para outros países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo. No Brasil, sua introdução é relativamente recente.

É um cão forte e pesado para o seu tamanho. Sua altura não ultrapassa os 40 centímetros e pode chegar a pesar aproximadamente 15 quilos. A raça foi desenvolvida para caça miúda, como coelhos e lebres. Quando bem treinado é capaz de correr o dia inteiro, embora não chegue a desenvolver grandes velocidades, alcançando, no máximo, 50 quilômetros por hora. As suas orelhas caídas são uma excelente proteção para os ouvidos contra espinhos e galhos pontudos. Rústico e dócil, costuma ser carinhoso com seus donos. Precisa de bastante espaço para se movimentar e de exercícios constantes para se desenvolver.

De temperamento independente e brincalhão, não é agressivo e exige firmeza, coerência e paciência para ser educado. É sociável e prefere estar sempre acompanhado. Por isso, é uma excelente companhia para crianças, adultos ou mesmo outros animais. Resiste bem às doenças em geral e o único cuidado que se deve ter é com a obesidade, pois ele é muito guloso.

Come tanto que não sabe parar e pode até morrer de indigestão. Portanto, controle as refeições. O beagle é excelente companhia, e você nunca vai se sentir solitário com ele por perto.

(Revista Natureza. Ano 7, nº 81, p. 35-37, adaptado.)   

QUESTÃO 07Comparando os textos 1( Mais um animal) e 2 (Um comilão irreverente), é correto afirmar que

(A) apenas no texto 1 fica clara a preferência do personagem por animais de raça.

(B) em ambos os textos, existem descrições dos animais em evidência.

(C) somente o animal do texto 2 se destaca por não possuir bom faro.

(D) os dois textos tratam de animais treinados para a caça.


QUESTÃO 08: O texto (2), além de narrar a origem do cão da raça beagle e descrever suas características físicas, também

(A) fornece informações a respeito de como educá-lo.

(B) desaconselha seu convívio com crianças e idosos.

(C) esclarece que, apesar de guloso, tem um estômago sensível.

(D) informa sobre sua incapacidade de percorrer grandes distâncias.


QUESTÃO 09: Leia o trecho:

“Por isso, é uma excelente companhia para crianças, adultos ou mesmo outros animais.”


A expressão em destaque no trecho refere-se ao fato de o beagle ser


(A) um cão de caça.

(B) um cão de porte pequeno.

(C) um cão forte e pesado para o seu tamanho.

(D) sociável e preferir estar sempre acompanhado.


QUESTÃO 10: Com base na informação contida no título, “Um comilão irreverente”, e na leitura do texto, é possível afirmar que

(A) o beagle, por ser forte e pesado, só pode ser criado em fazendas.

(B) os cães da raça beagle não podem ser domesticados.

(C) o único cão de caça do mundo é da raça beagle.

(D) o beagle é um cão de caça guloso.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!





GABARITO:

1 B
2 C
3 C
4 B
5 D
6 C
7 B
8 A
9 D
10 D




2 comentários:

Elisandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

C