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sábado, 9 de janeiro de 2021

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - ENSINO MÉDIO COM GABARITO

QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir:


A tecnologia está, definitivamente, presente na vida cotidiana. Seja para consultar informações, conversar com amigos e familiares ou apenas entreter, a internet e os celulares não saem das mãos e mentes das pessoas. Por esse motivo, especialistas alertam: o uso excessivo dessas ferramentas pode viciar. O problema, dizem os especialistas, é o usuário conseguir diferenciar a dependência do uso considerado normal. Hoje, a internet e os celulares são ferramentas profissionais e de estudo.


(MATSUURA, S. O Globo, 10 jun. 2013)


O desenvolvimento da sociedade está relacionado ao avanço das tecnologias, que estabelecem novos padrões de comportamento. De acordo com o texto, o alerta dos especialistas deve-se à

 

(A) insegurança do usuário, em razão do grande número de pessoas conectadas às redes sociais.

(B) falta de credibilidade das informações transmitidas pelos meios de comunicação de massa.

(C) comprovação por pesquisas de que os danos ao cérebro são muito maiores do que se pode imaginar.

(D) subordinação das pessoas aos recursos oferecidos pelas novas tecnologias, a ponto de prejudicar suas vidas.

(E) possibilidade de as pessoas se isolarem socialmente, em razão do uso das novas tecnologias de comunicação.


QUESTÃO 02: Leia o texto a seguir:

                                             

Soneto de Fidelidade

 

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.


(Vinícius de Moraes)


O eu lírico do poema Soneto de fidelidade é atento de modo geral a(o)


(A) zelo.

(B) amor.

(C) encanto.

(D) pensamento.

(E) angústia.


QUESTÃO 03: Leia o texto a seguir:


Motivo


Eu canto porque o instante existe

e a minha vida está completa.

Não sou alegre nem sou triste:

sou poeta.


Irmão das coisas fugidias,

não sinto gozo nem tormento.

Atravesso noites e dias

no vento.


Se desmorono ou se edifico,

se permaneço ou me desfaço,

— não sei, não sei. Não sei se fico

ou passo.


Sei que canto. E a canção é tudo.

Tem sangue eterno a asa ritmada.

E um dia sei que estarei mudo:

— mais nada.


(Cecília Meireles)


Esse texto é um poema, porque apresenta


(A) quatro estrofes e doze versos.

(B) versos irregulares.

(C) o eu lírico expressa seus sentimentos.

(D) versos e rimas ABAB.

(E) forma verbal no presente do indicativo.


QUESTÃO 04: Leia o soneto a seguir:

 

Já da morte o palor me cobre o rosto,

Nos lábios meus o alento desfalece,

Surda agonia o coração fenece,

E devora meu ser mortal desgosto!

 

Do leito embalde no macio encosto

Tento o sono reter!... já esmorece

O corpo exausto que o repouso esquece...

Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

 

O adeus, o teu adeus, minha saudade,

Fazem que insano do viver me prive

E tenha os olhos meus na escuridade.

 

Dá-me a esperança com que o ser mantive!

Volve ao amante os olhos por piedade,

Olhos por quem viveu quem já não vive!

 

(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguiar, 2000)

 

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é:

 

 

(A) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.

(B) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.

(C) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.

(D) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.

(E) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

 

QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir:

 

NEL MEZZO DEL CAMIN...

 

Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigadas

E triste, e triste e fatigado eu vinha

Tinhas a alma de sonhos povoada,

E a alma de sonhos povoada eu tinha...

 

E paramos de súbito na estrada

Da vida: longos anos, presa à minha

A tua mão, a vista deslumbrada

Tive da luz que o teu olhar continha.

 

Hoje, segues de novo... Na partida

Nem o pranto os teus olhos umedece

Nem te comove a dor da despedida.

 

E eu, solitário, volto a face, e tremo,

Vendo o teu vulto que desaparece

Na extrema curva do caminho extremo.

 

(BILAC, Olavo. Poesia. Rio de Janeiro: Ediouro, 1978)

 

Vocabulário: Nel mezzo del camin: No meio do caminho

 

A ideia central do poema é

 

(A) o reencontro de namorados.

(B) o caminho cansativo.

(C) a separação amorosa.

(D) os sonhos dos amantes.

(E) o desencanto da vida.


QUESTÃO 06: Leia o texto a seguir:

 

A ANTIGA ROMA RESSURGE EM CADA DETALHE

 

Dos 20.000 habitantes de Pompéia, só dois escaparam da fulminante erupção do vulcão Vesúvio em 24 de agosto de 79 d.c.. Varrida do mapa em horas, a cidade só foi encontrada em 1748, debaixo de 6 metros de cinzas. Por ironia, a catástrofe salvou Pompéia dos conquistadores e preservou-a para o futuro, como uma joia arqueológica. Para quem já esteve lá, a vista é inesquecível.


A profusão de dados sobre a cidade permitiu ao Laboratório de Realidade Virtual Avançada da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, criar imagens minuciosas, com apoio do instituto Americano de Arqueologia. Milhares de detalhes arquitetônicos tornaram-se visíveis. As imagens mostram até que nas casas dos ricos se comia pão branco, de farinha de trigo, enquanto na dos pobres, comiam-se pão preto, de centeio.


Outro megaprojeto, para ser concluído em 2020, da Universidade da Califórnia, trata da restauração virtual da história de Roma, desde os primeiros habitantes no século XV a.C., até a decadência, no século V. Guias turísticos virtuais conduzirão o visitante por paisagens animadas por figurantes. Edifícios, monumentos, ruas, aquedutos, termas e sepulturas desfilarão, interativamente. Será possível percorrer vinte séculos da história num dia. E ver com os próprios olhos tudo aquilo que a literatura esforçou-se para contar com palavras.

 

A finalidade principal do texto é

 

(A) convencer.

(B) relatar.

(C) descrever.

(D) persuadir.

(E) informar.


QUESTÃO 07: Leia o texto a seguir:


Apesar de

 

Não lembro quem disse que a gente gosta de uma pessoa não por causa de, mas apesar de. Gostar daquilo que é gostável é fácil: gentileza, bom humor, inteligência, simpatia, tudo isso a gente tem em estoque na hora em que conhece uma pessoa e resolve conquistá-la. Os defeitos ficam guardadinhos nos primeiros dias e só então, com a convivência, vão saindo do esconderijo e revelando-se no dia a dia. Você então descobre que ele não é apenas gentil e doce, mas também um tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não é apenas segura e determinada, mas uma chorona que passa 20 dias por mês com TPM. E que ele ronca, e que ela diz palavrão demais, e que ele é supersticioso por bobagens, e que ela enjoa na estrada, e que ele não gosta de criança, e que ela não gosta de cachorro, e agora? Agora, convoquem o amor para resolver essa encrenca.

 

(MEDEIROS, M. Revista O Globo, n. 790, 12 jun. 2011) (adaptado).

 

Há elementos de coesão textual que retomam informações no texto e outros que as antecipam. Nos trechos, o elemento de coesão sublinhado que antecipa uma informação do texto é


(A) “Gostar daquilo que é gostável é fácil [...]”.

(B) “[...] tudo isso a gente tem em estoque [...]”.

(C) “[...] na hora em que conhece uma pessoa [...]”.

(D) “[...] resolve conquistá-la.”


QUESTÃO 08: Leia o texto a seguir:


As plataformas digitais têm ganhado mais espaço entre os internautas como ferramenta para exercer a cidadania. Através delas, é possível mapear problemas da cidade e propor soluções, utilizando-se das redes sociais para aproximar os moradores e articular projetos. O espaço colaborativo PortoAlegre.cc, um dos mais ativos no país, tem 150 participantes e ajudou a estudante de jornalismo Renata Gomes, 25, a chamar 80 pessoas para retirar 1 tonelada de lixo da orla do rio Guaiba. “Foi a partir da sugestão de um integrante da plataforma que criei a causa. Foi fundamental porque sempre senti vontade de fazer algo pela cidade, mas não sabia como”, diz Renata. O projeto colaborativo baseia-se no conceito de wikicidade (inspirado na enciclopédia virtual Wikipédia), em que um território real recebe anotações virtuais das pessoas por meio de wikispots, que se referem a uma praça, uma rua ou um bairro. “A ideia de wikicidade é fomentar a cocriação, elaboração e experimentação de sugestões que possam ser aplicadas em uma cidade”, explicam Daniel Bittencourt, um dos desenvolvedores do projeto PortoAlegre.cc.

 

(DIDONÊ, D. Cidadania 2.0. Vida Simples, n. 119, jun, 2012)

 

O texto, ao falar da utilização das redes sociais e informar sobre a quantidade de projetos colaborativos espalhados pelo país, expõe a importância das plataformas digitais no exercício da cidadania. O espaço colaborativo PortoAlegre.cc tem como principal objetivo


(A) contratar pessoas para realizarem a limpeza de ruas e de margens dos rios.

(B) sugerir a criação de grupos virtuais de apoio à cidade e sua divulgação na Wikipédia.

(C) reunir pessoas dispostas a utilizar sugestões virtuais para a manutenção e a preservação da cidade.

(D) divulgar as redes sociais para que mais pessoas possam interagir e resolver os problemas da cidade.

(E) aproximar as pessoas de cidades distantes para mapear problemas e criar projetos em comum.


QUESTÃO 09: Leia o texto a seguir:


Primeiro surgiu o homem nu de cabeça baixa. Deus veio num raio. Então apareceram os bichos que comiam os homens. E se fez o fogo, as especiarias, a roupa, a espada e o dever. Em seguida se criou a filosofia, que explicava como não fazer o que não devia ser feito. Então surgiram os números racionais e a História, organizando os eventos sem sentido. A fome desde sempre, das coisas e das pessoas. Foram inventados o calmante e o estimulante. E alguém apagou a luz. E cada um se vira como pode, arrancando as cascas das feridas que alcança.

 

(BONASSI, F. 15 cenas do descobrimento de Brasis. In: MORICONI, Í. (Org.).Os cem melhores contos do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001)

 

A narrativa enxuta e dinâmica de Fernando Bonassi configura um painel evolutivo da história da humanidade. Nele, a projeção do olhar contemporâneo manifesta uma percepção que


(A) recorre à tradição bíblica como fonte de inspiração para a humanidade.

(B) desconstrói o discurso da filosofia a fim de questionar o conceito de dever.

(C) resgata a metodologia da história para denunciar as atitudes irracionais.

(D) transita entre o humor e a ironia para celebrar o caos da vida cotidiana

(E) satiriza a matemática e a medicina para desmistificar o saber científico.


QUESTÃO 10: Leia o texto a seguir:


Ó Pátria amada, Idolatrada,

Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo

O lábaro que ostentas estrelado,

E diga o verde-louro dessa flâmula

— “Paz no futuro e glória no passado.”

Mas, se ergues da justiça a clava forte,

Verás que um filho teu não foge à luta,

Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,

Entre outras mil,

És tu, Brasil,

Ó Pátria amada!

Dos filhos deste solo és mãe gentil,

Pátria amada, Brasil!


(Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada. Música: Francisco Manuel da Silva) (fragmento).


O hino nacional, de modo geral, corresponde a uma composição musical patriótica. Nesse sentido, o autor do Hino Nacional Brasileiro teve a intenção de


(A) exaltar a grandeza do país por meio da força e do amor do povo pela pátria.

(B) construir um gênero textual formal através de uma linguagem protocolar.

(C) realizar uma espécie de Ode ao país, valorizando a língua portuguesa.

(D) revelar o contexto histórico de produção do hino por meio de uma linguagem rebuscada.

(E) retratar os valores morais e religiosos que regem o povo ao utilizar o termo “terra adorada”.


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GABARITO
 
1 – D
2 – B
3 – D
4 – A
5 – C
6 – E
7 – A
8 – D
9 – D
10 – B
 

Um comentário:

Elisandro disse...
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