CLASSIFICAÇÃO DOS SUBSTANTIVOS
SUBSTANTIVOS: são palavras que nomeiam os seres em geral e as qualidades, ações ou estados que se relacionam a eles. Elas trazem a ideia de substância, daí sua denominação.
SUBSTANTIVOS COMUNS: são aqueles que designam qualquer ser de uma espécie: homem, país, cidade.
SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS: são aqueles que denominam um elemento particular de uma espécie: Roberto, Portugal, Belo Horizonte. Iniciam-se com letra maiúscula.
SUBSTANTIVOS CONCRETOS: designam os seres propriamente ditos, que têm existência própria, sejam eles visíveis ou invisíveis, reais ou imaginários, materiais ou espirituais: casa, relógio, igreja, Deus, cidade.
SUBSTANTIVOS ABSTRATOS: designam coisas que só existem em outro ser, ou seja, têm existência dependente, exprimindo ação, estado e qualidade: alegria, concentração, mentira, justiça, beijo.
SUBSTANTIVOS COLETIVOS: são aqueles que, no singular, designam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie: cardume = grupo de peixes; tropa = grupo de soldados.
SUBSTANTIVOS SIMPLES: são aqueles formados por apenas uma palavra: borracha, caderno, árvore, roupa.
SUBSTANTIVOS COMPOSTOS: são formados pela reunião de duas ou mais palavras: guarda-roupa, couve-flor, pé de moleque.
SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS: não provém de nenhuma outra palavra da língua: livro, árvore, ferro.
SUBSTANTIVOS DERIVADOS: são formados a partir de outras palavras da língua, por um processo chamado derivação: livraria, arvoredo, ferrugem.
ATIVIDADES
1. Leia a contracapa de “Balança coração”, de Walcyr Carrasco, prestando atenção ao uso de substantivos comuns e próprios.
Malu, vegetariana e militante ecológica radical, apaixona-se por João, um garoto que adora carne. A bem-humorada história da paixão entre dois jovens que descobrem que o amor vence qualquer barreira.
Balança coração. São Paulo: Ática, 2005.
Identifique os substantivos próprios. O que eles nomeiam?
2. Na contracapa do livro “Como fazíamos sem …”, de Bárbara Soalheiro e Negreiros, há uma grande quantidade de substantivos, veja:
Como fazíamos sem …
Hoje a coisa é simples. Você abre a torneira do filtro - ou a garrafinha de água mineral - e mata a sede à vontade. Mas para nossos antepassados água costumava ser um problemão: um gole podia levar à morte. E tomar água não era o único problema. Você vai saber como era a vida nos tempos em que objetos (até banais para os dias atuais) não haviam sido inventados ainda. Ou como era viver sem um monte de modernidades que nos fazem a maior falta.
Entre na nossa máquina do tempo e descubra agora como fazíamos sem …
Água limpa - fósforos - geladeira - talheres - avião - correio - internet - telefone - televisão - elevador - móveis - vaso sanitário - ventilador - cuecas - calcinhas - ferro elétrico - costura - óculos - sabão - máquina de lavar - anestesia - banho - escova de dentes - papel higiênico - remédios - cemitério - dinheiro - divórcio - energia elétrica - escola - relógio - sobrenome.
a) Entre esses substantivos, há dois abstratos. Identifique-os e anote-os.
b) Nesse livro, a autora vai falar sobre um tempo em que nossos antepassados não tinham acesso à água tratada, por exemplo. Por que você acha que na contracapa aparecem mais substantivos concretos do que abstratos?
3. Faça uma tabela com os elementos apresentados abaixo de um lado e seus coletivos do outro.
flores; roupas; borboletas; lenha; mapas; obras de arte; palavras; cães; animais; ilhas; navios ou veículos; estrelas; frutas; filhotes; marginais; atores; pássaros; gado; pessoas.
cacho; ninhada; arquipélago; constelação; quadrilha; rebanho; manada; revoada; feixe; multidão; acervo; elenco; vocabulário; matilha; frota; ramalhete; panapaná; enxoval; atlas.
4. Forme substantivos derivados das palavras abaixo:
trabalho; casa; barba; chapéu; reza; chave; planta; borracha; caderno; livro; pedra.
5. Faça a união das palavras abaixo e forme substantivos compostos:
a) flor + cultura
b) guarda + chuva
c) água + marinha
d) beija + flor
e) beira + mar
f) curto + circuito
g) passa + tempo
h) abaixo + assinado
i) água + arder
j) lobo + homem
6. Leia a contracapa da Odisseia, uma das obras mais importantes da literatura ocidental, prestando atenção nos substantivos.
Odisseia
Guerra, naufrágio, honra, lealdade, vingança, fúria, coragem, perdão, amizade, amor.
A Odisseia é uma das mais inspiradas aventuras jamais criadas pelo espírito humano.
A longa jornada de Odisseu, uma década passada do fim do cerco a Troia, no propósito de retornar à casa e reencontrar o amor de Penélope, continua encantada e influenciando geração após geração.
É o que faz do poema épico de Homero um clássico da literatura ocidental, atravessando vinte séculos sem perder sua beleza ímpar e o frescor original.
Odisseia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
a) Como você classifica os substantivos da primeira frase, eles são concretos ou abstratos? Justifique.
b) “Aventura” é um substantivo abstrato ou concreto? Quais substantivos da primeira frase se relacionam com ele?
c) Além da ação propriamente dita, a Odisseia trata de valores e sentimentos humanos. Quais substantivos da primeira frase indicam isso?
d) Indique os substantivos próprios presentes no texto que nomeiam o autor, a obra, as localidades e as personagens.
7. Leia o poema abaixo, de Carlos Drummond de Andrade.
Família
Três meninos e duas meninas
sendo uma ainda de colo.
A cozinheira preta, a copeira mulata,
o papagaio, o gato, o cachorro,
as galinhas gordas no palmo de honra
e a mulher que trata de tudo.
A espreguiçadeira, a cama, a gangorra,
o cigarro, o trabalho, a reza,
a goiabada na sobremesa de domingo,
o palito nos dentes contentes,
o gramofone rouco toda noite
e a mulher que trata de tudo.
O agiota, o leiteiro, o turco,
o médico uma vez por mês,
o bilhete todas as semanas
branco! mas a esperança sempre verde.
A mulher que trata de tudo
e a felicidade.
Carlos Drummond de Andrade. In: O sentimento do mundo. 7. ed. São Paulo: Record, 1999.
a) Identifique e classifique os substantivos em concretos e abstratos. Qual tipo prevalece no poema?
b) Qual a função dos substantivos concretos no poema?
c) Qual a função dos substantivos abstratos?
d) Qual o substantivo abstrato que resume a concepção do poema sobre a família?
e) Cozinheira, copeira, goiabada, leiteiro são derivados de que palavras?
f) O substantivo abstrato preguiça dá origem a um substantivo concreto presente no poema. Qual é ele?
8. As palavras abaixo correspondem aos chamados “sete pecados capitais”. Elas se classificam como substantivos concretos ou abstratos? Justifique.
gula; luxúria; avareza; ira; soberba; vaidade; preguiça
9. Reescreva as seguintes frases fazendo uso de coletivos:
a) O grupo de jurados absolveu o criminoso.
b) O grupo de jogadores da escola ganhou mais um jogo.
c) Todos saíram correndo quando viram o grupo de abelhas.
d) Os alunos farão a pesquisa no conjunto de livros da escola.
e) Os pescadores encontraram um grande grupo de peixes.
10. Classifique os substantivos a seguir como no exemplo dado:
Exemplo: Cafeteria: comum, concreto, derivado e simples.
a) super-homem:
b) beleza:
c) sobremesa:
d) biblioteca:
e) planeta:
FONTE:
RODELLA, Gabriela; NIGRO, Flávio; CAMPOS, João. Português: a arte da palavra. São Paulo: AJS, 2009. (ADAPTADO)
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GABARITO
1. Malu e João. Nomeiam as personagens do livro.
2. a) Abstratos: costura, divórcio.
b) Espera-se que o aluno perceba que os substantivos concretos nomeiam invenções do mundo moderno que são em sua maioria objetos, e não ações ou sentimentos.
3. cacho - frutas
ninhada - filhotes
arquipélago - ilhas
constelação - estrelas
quadrilha - marginais
rebanho - gado
manada - animais
revoada - pássaros
feixe - lenha
multidão - pessoas
acervo - obras de arte
elenco - atores
vocabulário - palavras
matilha - cães
frota - navios ou veículos
ramalhete - flores
panapaná - borboletas
enxoval - roupas
atlas - mapas
4. trabalhoso; casebre; barbudo; chapelaria; rezadeira; chaveiro; plantação; borrachudo; caderneta; livraria; pedreira.
5. a) floricultura
b) guarda-chuva
c) água-marinha
d) beija-flor
e) beira-mar
f) curto-circuito
g) passatempo
h) abaixo-assinado
i) aguardente
j) lobisomem
6. a) São substantivos abstratos, porque exprimem ações, qualidades e sentimentos, que dependem de outro ser para existir.
b) Abstrato. Sugestão de resposta: guerra, naufrágio, coragem.
c) Honra, lealdade, fúria, coragem, perdão, amizade e amor.
d) Homero, Odisseia, Odisseu, Penélope, Troia.
7. a) Concretos: família, meninos, meninas, colo, cozinheira, copeira, papagaio, gato, cachorro, galinhas, palmo, horta, mulher, espreguiçadeira, cama, gangorra, cigarro, goiabada, sobremesa, domingo, palito, dentes, gramofone, noite, agiota, leiteiro, turco, médico, mês, bilhete, semana.
Abstratos: trabalho, reza, esperança, felicidade.
b) Apresentar as pessoas, animais e objetos que compõem o ambiente familiar.
c) Apresentar as atividades que organizam a vida familiar e os sentimentos da família.
d) Felicidade.
e) Cozinha; copa; goiaba; leite.
f) Preguiça > espreguiçadeira
8. São substantivos abstratos, porque exprimem qualidades indesejáveis dos seres humanos.
9. a) O júri absolveu o criminoso.
b) O time da escola ganhou mais um jogo.
c) Todos saíram correndo quando viram o enxame.
d) Os alunos farão a pesquisa na biblioteca da escola.
e) Os pescadores encontraram um grande cardume.
10. a) próprio, concreto, primitivo e composto.
b) comum, abstrato, derivado e simples.
c) comum, concreto, primitivo e composto.
d) comum, concreto, coletivo, primitivo e simples.
e) comum, concreto, primitivo e simples.
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