Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ATIVIDADES TIPOS DE SUJEITO COM GABARITO 7º E 8º ANO

CLASSIFICAÇÃO DO SUJEITO


ATIVIDADES

1. Estabeleça a correta correspondência.

(SS) sujeito simples
(SC) sujeito composto
(SI) sujeito indeterminado
(SD) sujeito desinencial
(OS) oração sem sujeito

a. (     ) A lente dos óculos quebrou.
b. (     ) A lente e os óculos quebraram.
c. (     ) Eram três horas.
d. (     ) Acharam minha caneta.
e. (     ) Estamos animados com o retorno das aulas.

2. Estabeleça a correta correspondência.

(SS) sujeito simples
(SC) sujeito composto
(SI) sujeito indeterminado
(SD) sujeito desinencial
(OS) oração sem sujeito

a. (     ) Há perguntas sem respostas.
b. (     ) Uvas, pêssegos, maçãs e outras frutas estão abaixo do preço.
c. (     ) Fui até à escola a pé.
d. (     ) Fala-se muito das mudanças.
e. (     ) Os vizinhos chegaram da viagem.

3. Estabeleça a correta correspondência.

(SS) sujeito simples
(SC) sujeito composto
(SI) sujeito indeterminado
(SD) sujeito desinencial
(OS) oração sem sujeito

a. (     ) Quebraram a minha régua.
b. (     ) Fomos à festa de aniversário de meu primo.
c. (     ) Era um inverno tenebroso.
d. (     )Todos chegaram atrasados.
e. (     ) Políticos e eleitores não se entenderam na reunião.

4. Estabeleça a correta correspondência.

(SS) sujeito simples
(SC) sujeito composto
(SI) sujeito indeterminado
(SD) sujeito desinencial
(OS) oração sem sujeito

a. (     ) Ontem choveu muito.
b. (     ) A cantora apareceu sorridente.
c. (     ) Achei muito legal a atividade de língua portuguesa.
d. (     ) Acharam a atividade de língua portuguesa muito difícil.
e. (     ) Alunos e professores comemoram o avanço nos índices educacionais.

5. Leia as orações a seguir, grifando o núcleo do sujeito (quando houver), e faça a classificação correta.

SUJEITO SIMPLES | SUJEITO COMPOSTO | SUJEITO DESINENCIAL | SUJEITO INDETERMINADO | ORAÇÃO SEM SUJEITO

a) O garoto e sua namorada leram alguns poemas.

b) Pegaram minha mochila.

c) Alguém pegou a minha mochila.

d) Fui a pé para casa.

e) Esperamos durante toda a manhã.

f) Os colegas mais românticos escreveram poesias. 

g) O cantar dos pássaros trazia algumas recordações.

h) O dia atribulado não lhe permitiu um sono tranquilo.

i) Era inverno.

j) Chovia muito.

k) Chegaram novidades na loja do Seu Raimundo.

l) Um velho ônibus percorreu toda a cidade.

m) Ondas altas, ventos fortes e raios castigaram o velho barco.

n) Havia muitas falhas no contrato.

o) Choveram elogios e aplausos para a nova professora.

p) Existiam muitas falhas no contrato.


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




GABARITO
1. a. (SS); b. (SC); c. (OS); d. (SI); e. (SD)
2. a. (OS); b. (SC); c. (SD); d. (SI); e. (SS)
3. a. (SI); b. (SD); c. (OS); d. (SS); e. (SC)
4. a. (OS); b. (SS); c. (SD); d. (SI); e. (SC)
5.
a) garoto, namorada - sujeito composto
b) sujeito indeterminado
c) Alguém - sujeito simples
d) sujeito desinencial
e) sujeito desinencial
f) colegas - sujeito simples
g) cantar - sujeito simples
h) dia - sujeito simples
i) Oração sem sujeito
j) Oração sem sujeito
k) novidades - sujeito simples
l) ônibus - sujeito simples
m) ondas, ventos, raios - sujeito composto
n) Oração sem sujeito
o) elogios, aplausos - sujeito composto
p) falhas - sujeito simples

2 comentários:

Unknown disse...

achei muito boa a atividade ,e ajudou bastante e ela estava bem fácil em minha opnião

Joãozinho disse...

Gostei. Bem diversificado!