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sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ATIVIDADE GRAMATICAL - TRANSITIVIDADE E COMPLEMENTO VERBAL

TRANSITIVIDADE VERBAL: OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO


Verbo intransitivo: é aquele que não pede complemento para estabelecer sentido.

Verbo transitivo direto: é aquele que pede complemento sem preposição, ou seja, pede objeto direto.

Objeto direto: é o complemento do verbo transitivo direto.

Verbo transitivo indireto: é aquele que pede complemento iniciado com preposição, ou seja, pede objeto indireto.

Objeto indireto: é o complemento do verbo transitivo indireto.


Os verbos que pedem dois complementos, objeto direto e indireto, são chamados de verbos transitivos diretos e indiretos.


O predicado verbal pode estar assim estruturado:


Verbos quanto à predicação


Complementos verbais

Intransitivos


--------

Transitivos diretos

+

objeto direto

Transitivos indiretos

+

objeto indireto

Transitivos diretos e indiretos

+

objeto direto e indireto


REVISÃO

Preposição: é a palavra que liga duas outras palavras, de tal forma que a segunda fica subordinada à primeira, isto é, a segunda palavra completa ou modifica a primeira.

As preposições essenciais da língua portuguesa são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Elas nunca aparecem sozinhas no discurso, pois não possuem independência: sua função é sempre a de estabelecer relações.


ATIVIDADES


1) Forme orações com elementos fornecidos em cada um dos itens. Flexione os verbos, acrescentando preposições sempre que necessário para formar frases bem estruturadas.


a) Pensar / você / durante as férias.

b) Noticiar / os jornais / o aumento dos preços.

c) Concordar / todos / o aumento das mensalidades.

d) Precisar / eu e meus amigos / conselhos realistas.


2) Identifique, nas orações que você estruturou, se aparecem objetos diretos ou indiretos.


3) Responda, empregando objetos diretos ou indiretos, de acordo com o verbo que aparece na pergunta. Depois, grife e classifique os complementos utilizados nas respostas.


a) De que filme você mais gosta?

b) Em quem você mais confia?

c) O que você guardou na gaveta?

d) A quem você se referia durante a aula?


4) Identifique os objetos diretos e indiretos nas orações a seguir.


a) Meu irmão pediu um grande favor a seu amigo.

b) Entreguei flores a todos os convidados.

c) Os amigos de Alberto ofereceram apoio e afeto ao pobre garoto.

d) Nem todos saberiam enfrentar uma situação tão complicada.


5) Leia as orações a seguir e grife todos os verbos. Depois classifique-os quanto à transitividade e seus objetos. Faça como no modelo.


Modelo: Paulinho ganhou o campeonato.

R: ganhou (verbo transitivo direto); o campeonato (objeto direto)


a) Os pais abraçaram os filhos.

b) Condenaram o réu.

c) O pintor dedicou o quadro à irmã.

d) A notícia não agradou os alunos.

e) O diretor dirigiu a palavra aos pais.



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VERSÃO DA ATIVIDADE EM PDF: CLIQUE AQUI.


GABARITO


1) Sugestões: a) Pensei em você durante as férias. / b) Os jornais noticiaram o aumento dos preços. / c) Todos concordaram com o aumento das mensalidades. / d) Eu e meus amigos precisamos de conselhos realistas. 


2) Nas orações a), c) e d) aparecem objetos indiretos: a) em você, c) com o aumento das mensalidades, d) de conselhos realistas; Na oração b) aparece objeto direto: b) o aumento dos preços.


3) sugestões: a) Gosto de filmes. (Objeto indireto)/ b) Confio em Deus. (Objeto indireto); c) Guardei livros. (Objeto direto); d) Eu me referia à professora. (Objeto indireto).


4) a) um grande favor (objeto direto); a seu amigo (objeto indireto)

b) flores (objeto direto); a todos os convidados (objeto indireto)

c) apoio e afeto (objeto direto); ao pobre garoto (objeto indireto)

d) uma situação tão complicada (objeto direto).


5) a) Os pais abraçaram os filhos. VTD / os filhos (OD)

b) Condenaram o réu. VTD / o réu (OD)

c) O pintor dedicou o quadro à irmã. VTDI / o quadro (OD); à irmã (OI)

d) A notícia não agradou os alunos. VTD / os alunos (OD)

e) O diretor dirigiu a palavra aos pais. VTDI / a palavra (OD); aos pais (OI)


FONTE: DELMANTO, Dileta; CASTRO, Maria da Conceição. Português: ideias e linguagens. 12. ed. São Paulo: saraiva, 2009. (adaptado)


Um comentário:

Carmem disse...

As atividades são super úteis facilitando para professores nos ajudando em nossas atividades parabéns