O requerimento é um documento redigido
num só parágrafo e que a redação é curta e objetiva. O fecho ocorre em novo
parágrafo. Chama-se requerente (requeredor) quem faz o requerimento, o pedido,
a solicitação.
Redige-se
o requerimento sempre na terceira pessoa; deve-se, pois evitar o uso do pronome
eu ou nós. Na invocação deve constar o título funcional da pessoa a quem é
endereçada o pedido; não se menciona, porém, o nome nem se utiliza nenhuma
fórmula de saudação.
O
tratamento adequado é:
Ilmo.
Sr. ..................... V. Sa. (mais comum)
Exmo.
Sr. .................. V. Exa. (altos dignitários)
Os
juízes de Direito costumam exigir o tratamento por extenso.
Usa-se,
normalmente a expressão “nestes termos” (todos os termos do requerimento
incluídos, com ênfase no fecho). Já se usam também, as fórmulas:
Nestes
termos,
Pede
deferimento
Ou
simplificando:
Pede
deferimento.
Não
é recomendado o fecho sequencial: Neste termo, pede deferimento. Assim como,
considera-se inadequada a abreviação:
N.T.
P.D.
Se
houver menção de rua, deve-se dizer: residente, morador ou sito na rua tal e
não à rua tal.
ESTRUTURA DO
REQUERIMENTO
1. Invocação
2. Explanação do
assunto
3. Fecho
4. Local e data
5. Assinatura
|
Leia o requerimento abaixo
Ilmo.
Sr.
Prof.
Jonas Custódio da Silva
Diretor
da Escola Estadual de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro
REQUERIMENTO
MATEUS
FRIGMAN DA ROCHA, brasileiro, 13 anos, aluno desta Instituição de Ensino,
Carteira de Estudante nº. 1.805, líder de sala do 8º ano A, telefone (11)
9988-7701, residente em São Paulo, SP, na Rua Tancredo Neves, nº. 504, Jardim
Primavera, vem respeitosamente, requerer o que segue: Autorização para ocupar a
quadra de esporte desta escola, na próxima sexta-feira (23), das 14h30min às
15h30min, com a finalidade disputar um jogo amistoso contra os alunos do 8º ano
B.
Nestes
termos,
pede
deferimento.
São Paulo, 19 de agosto de 2013.
___________________________
MATEUS FRIGMAN DA ROCHA
Líder de sala / 8º ano A
Com base no requerimento acima, responda as questões.
1. O que é um requerimento?
2. Em que situação pode-se enviar um
requerimento a alguém?
3. A quem o requerimento está sendo
enviado?
4. Qual é o pronome de tratamento dado
ao destinatário do requerimento?
5. Em que local o destinatário do
requerimento trabalha?
6. Considerando suas respostas nos
itens (3, 4, 5), como devemos iniciar um requerimento?
7. Levante hipóteses. Por que o nome
“requerimento” está em tamanho maior e centralizado?
8. Quem está enviando o requerimento?
9. Que informações são apresentadas
sobre o requerente?
10. No caso do requerente (deste
documento) foi colocado o número da carteira de estudante. Levante hipóteses.
Se fosse um adulto (e não estudante), o que poderia ser colocado no lugar do
número da carteira de estudante?
11. Levante hipóteses. Por que é importante
expor o nome completo e dados específicos do requerente em um documento como
este?
12. Por que será que o requerente
também deixou o número de seu telefone exposto no documento?
13. O que foi solicitado pelo
requerente?
14. O que foi expresso entre a
solicitação e a data da composição do requerimento?
15. Nas últimas linhas do requerimento
há um traço sobre o nome do requerente. Para que serve este traço?
16. Produção de um requerimento.
Elabore um requerimento ao colega,
solicitando o empréstimo do caderno para copiar o conteúdo de Português,
referente a uma aula em que você faltou. Não deixe de expor no documento o
prazo para devolução do caderno.
Orientações:
·
Siga
o modelo do requerimento que você leu anteriormente;
·
Não
se esqueça do pronome de tratamento, nem do local em que ele estuda;
·
Entre
o cabeçalho (Invocação, nome do requerente, escola em que estuda) e o nome
requerimento, deixe três linhas;
·
Após
escrever o nome requerimento, de forma centralizada, deixe mais três linhas,
respeito o espaço de pelo menos dois dedos para iniciar o parágrafo;
·
Não
se esqueça de pôr o local e data no requerimento;
·
Também,
não se esqueça de assinar o documento.
Modelo de etiqueta (remetente)
Modelo de etiqueta (destinatário)
Pedro Carica Mendes
Aluno do 8º ano A
São Paulo-SP
Ilmo. Sr.
Bruno Cesar Mendonça
Bruno Cesar Mendonça
Aluno do 8º ano A
Escola Maria Augusta do Socorro
São Paulo-SP
São Paulo-SP
Versão da atividade em PDF.
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GABARITO
Sugestão de respostas:
1) Documento redigido num só parágrafo e que a redação é curta, com o objetivo de solicitar algo a uma autoridade.
2) quando houver necessidade de solicitar algo a uma autoridade (geralmente exigido em prefeituras, faculdades, escolas etc).
3) Ao diretor, prof. Jonas Custódio da Silva.
4) Ilustríssimo senho (Ilmo. sr.)
5) Na escola estadual de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro.
6) Identificando o nome completo do destinatário, sua ocupação, lugar de trabalho e o pronome de tratamento adequado.
7) Para melhor identificar o gênero textual (requerimento).
8) O aluno Mateus Frigman da Rocha.
9) nacionalidade, idade, função (estudante), número da carteira de estudante. telefone e endereço.
10) Poderia ser o número de qualquer documento oficial (Carteira de identidade, CNH, CPF).
11) Trata-se de uma comunicação escrita formal, portanto, para garantir veracidade, as informações devem ser completas.
12) Possivelmente para a escola entrar em contato com o estudante.
13) Foi solicitado autorização para ocupar a quadra de esporte da escola.
14) Nestes termos, pede deferimento.
15) Para que o requerente faça a assinatura do documento.
2 comentários:
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