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sábado, 3 de fevereiro de 2024

QUESTÕES ENEM LÍNGUA PORTUGUESA - GÊNEROS CARTAZ E CAMPANHA PUBLICITÁRIA - ENSINO MÉDIO


QUESTÃO 01: (ENEM 2019) Leia o texto a seguir.



Disponível em: www.essl.pt. Acesso em: 9 maio 2019 (adaptado).

Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a)

(A) chamamento de diferentes atores sociais pelo uso recorrente de estruturas injuntivas.
(B) variedade linguística caracterizadora do português europeu.
(C) restrição a um grupo específico de vítimas ao apresentar marcas gráficas de identificação de gênero como "o(a)".
(D) combinação do significado de palavras escritas em línguas inglesa e portuguesa.
(E) enunciado de cunho esperançoso "passe à história" no título do cartaz.

QUESTÃO 02: (ENEM 2019) Leia o texto a seguir.


Nesse cartaz, o uso da imagem do calçado aliada ao texto verbal tem o objetivo de

(A) criticar as difíceis condições de vida dos refugiados.
(B) revelar a longa trajetória percorrida pelos refugiados.
(C) incentivar a campanha de doações para os refugiados.
(D) denunciar a situação de carência vivida pelos refugiados.
(E) simbolizar a necessidade de adesão à causa dos refugiados.

QUESTÃO 03: (ENEM 2019) Leia o texto a seguir.


Disponível em: http://palavrastempoder.org. Acesso em: 20 abr. 2015.

Pela análise do conteúdo, constata-se que essa campanha publicitária tem como função social

(A) propagar a imagem positiva do Ministério Público.
(B) conscientizar a população que direitos implicam deveres.
(C) coibir violações de direitos humanos nos meios de comunicação.
(D) divulgar políticas sociais que combatem a intolerância e o preconceito.
(E) instruir as pessoas sobre a forma correta de expressão nas redes sociais.

QUESTÃO 04: (ENEM 2022) Leia o texto a seguir.


Disponível em: : www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2013 (adaptado).

Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)

(A) sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.
(B) dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.
(C) importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.
(D) necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.
(E) sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.

QUESTÃO 05: (ENEM 2011) Leia o texto a seguir.


Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).

O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração "Noites do Terror", de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor

(A) a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
(B) a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
(C) a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
(D) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
(E) a percepção do sentido literal de expressão "noites do terror", equivalente à expressão "noites de terror".





GABARITO
1 A
2 E
3 B
4 A
5 D









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