LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - 7º ANO -
ENSINO FUNDAMENTAL II
LEIA O TEXTO A
SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.
AS TRÊS PENEIRAS
Olavo foi transferido de projeto. Logo
no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me
contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...
Nem chegou a terminar a frase, Juliano,
o chefe, aparteou:
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me
contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira, Olavo, é a da VERDADE.
Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho, não. Como posso saber?
O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...
E, novamente, Olavo é interrompido pelo
chefe:
- Então sua história já vazou a primeira
peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai
me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Deus me livre, chefe! –
diz Olavo, assustado.
- Então, - continua o chefe – sua história
vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE.
Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não chefe. Passando pelo crivo dessas
peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – fala Olavo,
surpreendido.
- Pois é Olavo! Já pensou como as
pessoas seriam mais felizes se todas usassem essas peneiras? – diz o chefe
sorrindo e continua – Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o
ao crivo dessas três peneiras: verdade – bondade – necessidade, antes de
obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque pessoas inteligentes falam
sobre ideias, pessoas comuns falam sobre coisas, pessoas medíocres falam sobre
pessoas.
Disponível
em: http://www.inf.ufpr.br/urban/2018-2%20CI-205/LeiturasAleatorias/AsTresPeneiras.pdf.
Acesso em: 22 jun. 2019.
QUESTÃO 01: O que Olavo
percebeu ao final da conversa com seu chefe?
(A)
Que não sobrou nada de importante a dizer.
(B)
Que boatos são necessários em nossa vida.
(C)
Que podemos falar o que quiser da vida das pessoas.
(D)
Que de nada adianta você ter verdade, bondade e necessidade em sua vida.
QUESTÃO 02: De acordo com
o texto, por que não se deve dar atenção aos boatos?
(A)
Porque boatos são a mais pura verdade.
(B)
Porque boatos transmitem doenças.
(C)
Porque boatos são criados por pessoas honestas.
(D)
Porque boatos nem sempre são verdadeiros.
QUESTÃO 03: O que o autor
do texto quer dizer quando escreve. “logo no primeiro dia, para fazer média com
o novo chefe, saiu-se com esta: - Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram
a respeito do Silva. Disseram que ele ...?”
(A)
Que Olavo é verdadeiro.
(B)
Que Olavo queria impressionar o chefe.
(C)
Que Olavo não tinha assunto.
(D)
Que Olavo não tinha o que fazer.
LEIA O TEXTO A
SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 04 A 06.
AS AMAZÔNIAS
Esse tapete de florestas com rios azuis
que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território
brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior
floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu.
É mata que não tem mais fim. Mata
contínua, com árvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do
planeta. São mais de mil desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.
SALDANHA,
P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
QUESTÃO 04: No texto, o
uso da expressão “água que não acaba
mais” revela
(A)
admiração pelo tamanho do rio.
(B)
ambição pela riqueza da região.
(C)
medo da violência das águas.
(D)
surpresa pela localização do rio.
QUESTÃO 05: O texto trata
(A)
da importância econômica do rio Amazonas.
(B)
das características da região Amazônica.
(C)
de um roteiro turístico da região do Amazonas.
(D)
do levantamento da vegetação amazônica.
QUESTÃO 06: A frase que
contém uma opinião é:
(A)
“[...] cobre mais da metade do território brasileiro”.
(B)
“[...] maior floresta do mundo”.
(C)
“não cansa de admirar as belezas da maior floresta [...]”
(D)
“Mata contínua [...] cortada pelo Amazonas”.
QUESTÃO 07: Leia os dois
textos a seguir:
TEXTO I
Cinquenta camundongos, alguns dos quais
clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram
produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado
revolucionário pela revista britânica “Nature”, uma das mais importantes do
mundo. [...]
A notícia de que cientistas da Universidade
do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos
pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.
O
GLOBO. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p, 36.
TEXTO II
Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem
de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já
clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na
edição de hoje da revista “Nature”.
A técnica empregada na pesquisa teria um
aproveitamento de embriões – da fertilização ao nascimento – três vezes maior
que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.
FOLHA
DE S. PAULO. 1º Caderno – mundo. 03 jul. 1998, p. 16.
Os
dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no
texto I?
(A)
A divulgação da clonagem de 50 ratos.
(B)
O temor de que seres humanos sejam clonados.
(C)
A referência à eficácia da nova técnica de clonagem.
(D)
A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento.
LEIA
O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 08 A 10.
ASSALTOS
INSÓLITOS
Assalto não tem graça nenhuma, mas
alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de
viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssimo, mas depois,
narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota.
Uma vez me contaram de um cidadão que
foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais. Tem gente que é assaltada na
rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o
são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação.
Pois lá estava o dito-cujo em sua casa,
mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e
na cozinha. As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido
se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo
jardim dois indivíduos suspeitos.
Mal teve tempo de tomar uma atitude e já
ouvia:
- É um assalto, fica quieto senão leva
chumbo.
Ele já se preparava para toda sorte de
tragédias quando um dos ladrões pergunta:
- Cadê o patrão?
Num rasgo de criatividade, respondeu:
- Saiu, foi com a família ao mercado,
mas já volta.
- Então vamos lá dentro, mostre tudo.
Fingindo-se, então, de empregado de si
mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer:
- Se quiserem levar, podem levar tudo,
estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não
levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na
cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. Não querem uns discos? Dinheiro não
tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem
uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom.
Os ladrões recolheram tudo o que o falso
empregado indicou e saíram apressados.
Daí a pouco chegavam a mulher e os
filhos.
Sentado na sala, o marido ria, ria,
tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si
mesmo.
SANTANA,
Affonso Romano. Porta de colégio e outras crônicas. São Paulo: Ática. 1995.
QUESTÃO 08: O dono da casa
livra-se de toda sorte de tragédias, principalmente, porque
(A)
aconselha a levar o som.
(B)
conta os defeitos do patrão.
(C)
mente para os assaltantes.
(D)
mostra os objetos da casa.
QUESTÃO 09: No trecho “e o
marido se entregava a essa
terapêutica atividade”, a expressão destacada substitui
(A)
fazer compras.
(B)
ir ao mercado.
(C)
narrar anedotas.
(D)
pintar a casa.
QUESTÃO 10: É exemplo de
linguagem formal, no texto,
(A)
“dito-cujo”.
(B)
“adentrar”.
(C)
“pão-duro”.
(D)
“botam”.
QUESTÃO 11: Analise o
texto a seguir.
Disponível
em: http://download.uol.com.br/educacao/2009-prova-brasil-modelo-8-serie.pdf.
Acesso em: 22 jun. 2019.
A
ideia principal do texto é
(A)
o crescimento da área cultivada no Brasil.
(B)
o crescimento populacional.
(C)
o cultivo de grãos.
(D)
o sucesso da agricultura moderna.
QUESTÃO 12: Leia o texto a
seguir:
Há muitos séculos, o homem vem
construindo aparelhos para medir o tempo e não lhe deixar perder a hora. Um dos
mais antigos foi inventado pelos chineses e consistia em uma corda cheia de nós
a intervalos regulares. Colocava-se fogo ao artefato e a duração de algum
evento era medida pelo tempo que a corda levava para queimar entre um nó e
outro. Não há registros, mas com certeza diziam-se coisas como: “Muito bonito,
não? Você está atrasado há mais de três nós!”
JORNAL
O ESTADO DE S. PAULO, 28 mai. 1992.
A
finalidade do texto é
(A)
argumentar.
(B)
descrever.
(C)
informar.
(D)
narrar.
GABARITO
01-A
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02-D
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03-B
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04-A
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05-B
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06-C
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07-B
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08-C
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09-D
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10-B
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11-D
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12-C
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2 comentários:
gostei, um ótimo material, pena que não trabalhou quase gramática, porém a interpretação foi excelente.
Amei gostei muito
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