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quinta-feira, 12 de julho de 2018

ATIVIDADES DE LITERATURA - ROMANTISMO COM GABARITO

ATIVIDADES SOBRE LITERATURA - ROMANTISMO

QUESTÃO 01: Leia, a seguir,  os versos de Laurindo Rabelo:

"Vate não sou, mortais; bem o conheço;
Meus versos, pela dor só inspirados, -
Nem são versos - menti - são ais sentidos,
Às vezes, sem querer, d'alma exalados."

Os versos acima podem ser considerados tipicamente românticos porque

(A) o poeta recusa sistematicamente as rimas e a métrica regular, defendendo implicitamente a liberdade formal apregoada pelo movimento romântico.
(B) no primeiro verso, o poeta se nega a reconhecer-se como artista (vate, cantor), em uma manifestação de revolta própria do romantismo.
(C) ao afirmar que seus versos são inspirados apenas pela dor, o poeta relega a um segundo plano o sentimento amoroso, desprezado pelos românticos.
(D) neles, o poeta considera a poesia como voz da alma, o que corresponde intimamente ao ideário romântico.
(E) a mentira orgulhosamente proclamada pelo poeta indica a tendência à farsa e à fantasia que era frequente na escola romântica.

QUESTÃO 02: (PUCCAMP) Leia, a seguir, os versos de Álvares de Azevedo:

"Que sol! que céu azul! que doce n'alva
Acorda a natureza mais louça!
Não me batera tanto amor no peito
            Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã...
A dor no peito emudecera ao menos
            Se eu morresse amanhã!"

Os versos acima ilustram

(A) atitude típica da segunda geração romântica, que entende a morte como solução para os males da existência.
(B) tendência de autores românticos da primeira geração para valorizar a natureza da pátria, em detrimento de paisagens estrangeiras.
(C) o tom retórico e declamatório característico de poeta engajado em problemas sociais, por se considerar arauto das aparições populares.
(D) a sensibilidade do ultrarromantismo, voltada para o lamento da saudade da Pátria.
(E) o humor meio negro característico de poeta byroniano, decorrente de sua indecisão entre o satanismo e o angelismo.

QUESTÃO 03: O indianismo de nossos poetas românticos é:

(A) forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva. O índio como elemento da futura raça brasileira.
(B) meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
(C) modelo francês seguido no Brasil por uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
(D) meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
(E) forma de apresentar o índio como motivo estético. Idealização com simpatia, piedade e exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.

QUESTÃO 04: (FIUBE-MG) Na poesia lírico-amorosa de Castro Alves, observa-se:

(A) uma posição platônica em relação ao amor, sobre o qual versifica em linguagem racional e contida.
(B) a idealização da mulher, cantada constantemente como objeto inacessível ao poeta.
(C) a preocupação de ocultar, por meio do excesso de figuras de linguagem, os mais recônditos desejos do poeta.
(D) uma renovação em relação à de seus antecessores, pela expressão ousada dos impulsos eróticos.
(E) a mesma timidez revelada nos devaneios líricos dos poetas da geração byroniana.

QUESTÃO 05: (PUCCAMP) A respeito de José de Alencar, é INCORRETO afirmar que

(A) a presença da natureza atende a dois objetivos: a valorização da cor local, característica nacionalista, e a busca de um passado heroico e grandioso.
(B) a descrição se caracteriza como uma forma de levantamento da paisagem social e natural.
(C) referindo-se ao colonizador, Alencar o redime, apresentando-o como um fidalgo, nos moldes da tradição medieval.
(D) a concepção do amor romântico se organiza em torno da adoração e de obstáculos a serem vencidos.
(E) uma de suas grandes preocupações é a criação de uma linguagem nacional.

QUESTÃO 06: (UEL-PR) Leia o trecho a seguir:

"O gavião paira nos ares. Quando a nambu levanta, ele cai das nuvens e rasga as entranhas da vítima. O guerreiro tabajara, filho da serra, como o gavião."

O modo como é tratada a figura humana, no trecho acima, permite afirmar que, em José de Alencar,

(A) o herói surge misturado à natureza.
(B) o fato é heroico quando o homem se sobrepõe à natureza.
(C) a natureza massacra o herói, que não consegue sobrepujá-la.
(D) a agressividade da natureza limita a ação do herói.
(E) a natureza é mero cenário onde ocorrem os fatos heroicos.

QUESTÃO 07: (ANCHIETA) O teatro romântico foi desenvolvido, no Brasil, por Martins Pena. A respeito deste teatro é correto afirmar que

(A) usou uma linguagem sempre muito culta e abandonou, em seus diálogos, a linguagem coloquial brasileira.
(B) foi denominado "comédia de costumes", mas retrata apenas a alta sociedade carioca.
(C) volta-se para cenas populares e reproduz com brilhantismo o cotidiano do povo brasileiro.
(D) apesar do grande número de comédias, são os dramas e tragédias que se destacam como obras-primas.
(E) não caracterizou devidamente os tipos roceiros e provincianos e desprezou os costumes populares.

QUESTÃO 08: (FATEC-SP) Em Iracema, de José de Alencar, observa-se que o autor

(A) procurou ser fiel à tradição histórica, e suas personagens foram participantes de episódios reais da colonização brasileira.
(B) procurou basear-se na história da colonização para recompor, em termos poéticos, a história do Ceará.
(C) procurou explorar o lado pitoresco e sentimental da vida dos índios, na época em que os portugueses ainda não haviam chegado.
(D) procurou enfatizar o problema da destruição da cultura indígena pelo domínio português.
(E) procurou negar a existência de conflitos culturais entre colonizadores e nativos.

QUESTÃO 09: (ENEM) O trecho a seguir é parte do poema "Mocidade e morte", do poeta romântico Castro Alves.

Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
- Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.

Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra

(A) embalsama.
(B) infinito.
(C) amplidão.
(D) dormir.
(E) sono.

QUESTÃO 10: (PUCCAMP) Dentre as obras de José de Alencar, destacam-se Iracema e Senhora, respectivamente:

(A) romance de caráter poético-lendário e romance urbano centrado no conflito entre o amor e a ambição material.
(B) romance regionalista de caráter histórico e novela de costumes sobre o tema da prostituição.
(C) romance inspirado em novela de cavalaria e poemeto de tese abolicionista.
(D) epopeia indianista de estrutura clássica e romance tipico do regionalismo romântico.
(E) narrativa dramática sobre a colonização do Brasil e poema em prosa sobre a igualdade das raças.



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GABARITO:

01:D; 02:A; 03:E; 04:D; 05:B; 06:A; 07:C; 08:B; 09:E; 10:A.



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