SD (SEQUÊNCIA DIDÁTICA) FRASE – ORAÇÃO – PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
1.
Para produzir sentido, dentro de uma determinada situação comunicativa, as
palavras se organizam de diferentes maneiras. Leia o trecho a seguir.
Bebeu leite morno, aproximou-se da
vaca e passou-lhe a mão pelo lombo, dizendo:
- Mimosa velha... Mimosa valente...
VERÍSSIMO,
Érico. O continente. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
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a)
Aprendemos que frase é uma unidade comunicativa com sentido completo. Com base
nessa informação, responda: quantas frases há na segunda linha do trecho lido?
b)
As frases que não possuem verbo, a gramática deu o nome de frases nominais.
Quais são as frases nominais que aparecem no trecho lido?
c)
Uma frase verbal se organiza em torno de um ou mais verbos. Que verbos foram
usados na frase verbal do trecho lido?
d)
Além do conceito de frase, você já estudou em anos anteriores o conceito de
oração – a unidade comunicativa ou parte de uma unidade comunicativa que se
organiza em torno de um verbo. Sendo assim, quantas orações compõem a frase
verbal do trecho lido?
2.
Leia mais um trecho a seguir.
Ana sentia-se animada, com vontade de
viver. Sabia que, por piores que fossem as coisas que estavam por vir, não
podiam ser tão horríveis como as que já tinha sofrido. Esse pensamento
dava-lhe uma grande coragem.
VERÍSSIMO,
Érico. O continente. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
|
a)
Quantos períodos há nesse trecho?
b)
Quais períodos são compostos por apenas um verbo?
c)
Quantas e quais orações compõem o primeiro período do texto?
Importante
saber:
Nem toda frase
é uma oração,
pois é necessário que o enunciado seja construído em torno de um verbo ou
locução verbal para que seja considerado uma oração.
Exemplo:
“- Mas e o outro?” (frase sem nenhum verbo, nenhuma oração)
A
frase formada por uma ou mais orações,
ou seja, o enunciado com sentido completo formado por um ou mais verbos ou
locuções verbais chama-se período.
Observe:
“Pela madrugada Ana acordou e ouviu o choro da cunhada.”
O
período é formado em torno de dois verbos, ou seja, tem duas orações.
|
3.
Em relação aos períodos a seguir, localize os verbos e as locuções verbais; em
seguida, responda: por quantas orações é formado cada um deles?
a)
“No momento em que cravara a última cruz, Ana teve uma dúvida que a deixou
apreensiva.”
b)
“Ela estava tão cansada, tão tonta e confusa que nem tivera a ideia de
verificar se o pobre do negro estava morto ou não”.
c)
“Tinham empurrado o corpo para dentro da cova e atirado terra em cima.”
d)
“Ana olhava, sombria, para as sepulturas.”
4.
Leia o trecho a seguir.
Neruda soltou o trinco do portão e
acariciou o queixo.
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a)
Quantas e quais orações há nesse período?
b)
Que elemento estabelece uma ligação entre as duas orações do período?
5.
Agora, observe outro período e identifique que elemento estabelece uma relação
entre as duas orações.
- Eu me senti estranho, porque com
tanto movimento fiquei enjoado.
|
6.
Leia o texto a seguir.
- Claro!
- Sabe o que você fez, Mário?
- O quê?
- Uma metáfora.
- Mas não vale porque saiu só por puro
acaso.
- Não há imagem que não seja casual,
filho.
Trecho do livro “O Carteiro e o poeta”
de Pablo Neruda.
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a)
Reescreva os verbos que aparecem no texto.
b)
Informe quantas e quais orações de cada período do texto lido.
Importante
saber:
Damos
o nome de conjunção à palavra ou
expressão que relaciona duas orações em um período.
Exemplo:
“Mário retorceu o pescoço e
procurou os olhos do poeta.”
Uma
conjunção também pode ligar dois termos que tenham a mesma função sintática
na oração.
Exemplo:
“É indigno que você fique me submetendo a todo tipo de comparações e metáforas.”
|
7.
Informe se a conjunção liga orações ou liga termos que exercem a mesma função
sintática dentro da oração.
a)
Você precisa escolher: é tudo ou
nada.
b)
Você precisa escolher: é pegar ou
largar.
c)
Vida e morte são dois lados da mesma
moeda.
d)
Viver e morrer são dois lados da
mesma moeda.
8.
Sublinhe as conjunções que estão ligando orações.
a)
“- Mas não vale porque saiu por acaso.”
b)
“- [...] Estranho é como eu me sentia quando o senhor recitava o poema.”
c)
“- Querido Mário, vamos ver se você desenreda um pouco, porque eu não posso
passar toda a manhã desfrutando o papo.”
Importante
saber:
Damos
o nome de período simples ao
período formado por uma única oração, ou seja, por um único verbo ou locução
verbal.
Exemplo:
“- Você ficou enjoado [...]”
O
período formado por duas ou mais orações, ou seja, por dois ou mais verbos ou
locuções verbais, damos o nome de período
composto.
Exemplo:
“Estranho é/ como eu me sentia / quando o senhor recitava o poema.”
|
9.
Leia o trecho a seguir e escreva o que se pede.
-
Rapaz! Todos são poetas no Chile. É mais original que você continue sendo
carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Todos os poetas aqui no
Chile são gorduchos.
Trecho
do livro “O Carteiro e o poeta” de Pablo Neruda.
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a)
A única frase que não pode ser considerada um período.
b)
Dois períodos simples.
c)
Dois períodos compostos.
d)
Uma conjunção.
10.
Leia o trecho a seguir.
A
televisão daquela época era mágica. Embora transmitisse em branco e preto
programas sem profissionalismo, com imagens tecnicamente ruins, ela possuía
um fascínio único.
MARCONDES
FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1988.
(Adaptado)
|
a)
Quantos verbos existem nesse trecho? Quantas orações existem em cada período?
b)
Os períodos são simples ou compostos? Por quê?
11.
Leia o trecho a seguir.
[...] as pessoas sentavam juntas,
conversavam e trocavam ideias na hora das refeições.
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a)
Quantas orações há no período lido?
b)
Qual é o sujeito de cada uma das orações?
12.
Leia os dois períodos a seguir e informe em qual deles as orações podem ser
separadas e formar novo período sem prejudicar a ideia expressa.
·
É óbvio que o aparelho de televisão não é por si
só fascinante.
·
Conversavam sobre muitos assuntos, mas o motivo de
tão frequente visita era a televisão.
|
Importante
saber:
Quando
as orações são colocadas em ordem, (ordenadas) sem depender sintaticamente
umas das outras, são chamadas de orações
coordenadas.
Uma
oração coordenada expressa uma ideia completa em si mesma e um período composto por coordenação pode
facilmente ser fragmentado, de modo que suas orações se transformem em
períodos simples.
Exemplo:
As pessoas vinham, cumprimentavam-se, sentavam-se e assistiam ao programa.
Esse
período poderia ser fragmentado da seguinte forma:
As
pessoas vinham. Cumprimentavam-se. Sentavam-se. E assistiam ao programa.
As
orações coordenadas podem ser
ligadas por vírgulas ou conjunções e se dividem em sindéticas (com conjunção)
e assindética (sem conjunção).
Oração
coordenada assindética. Exemplo: Uns
chegavam em cima da hora, outros já estavam lá esperando desde cedo.
Orações
coordenadas sindéticas. Exemplos:
Aditiva: Eu lia
Machado de Assis e ela Eça de
Queirós.
Adversativa: Maria é uma
grande cozinheira, mas desta vez
errou na mão.
Alternativa: A TV
voltaria logo, ou todo mundo ia
pirar de vez.
Explicativa: A confusão
era geral, pois ninguém mais sabe
viver sem TV.
Conclusiva: Penso, logo existo.
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13.
Para ampliar seus conhecimentos, faça uma pesquisa a respeito das orações
coordenadas assindéticas e sindéticas. (Copie sua pesquisa no caderno).
Sugestão
de site: http://superletrados.blogspot.com.br/2017/12/oracoes-coordenadas-assindeticas-e.html
14.
Todos os períodos a seguir são compostos por coordenação. Leia-os e destaque a
conjunção que estabelece a relação entre as orações. A seguir, indique se a
ideia introduzida pela conjunção acrescenta uma informação (aditiva), contraria
a anterior (adversativa), indica uma alternância (alternativa), explica algo
(explicativa) ou leva a alguma conclusão (conclusiva).
a)
O filme é um manual irônico e uma deliciosa amostra desse gênero
cinematográfico.
b)
A brincadeira é feita com muita intencionalidade e pouca sutileza, portanto
parece um projeto de estudante.
c)
A trama ficou recheada de lugares-comuns, mas o resultado final é
surpreendente.
d)
O filme ou critica ou ri dos muitos clichês.
e)
O resultado é muito divertido, pois os atores são fantásticos.
FONTES E REFERÊNCIAS:
CEREJA, William; COCHAR, Thereza. Português linguagens. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
OLIVEIRA, Tania Amaral et al. Língua portuguesa: tecendo linguagens. 3. ed. São Paulo: IBEP, 201
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GABARITO
1. a) Há duas frases.
b) As frases “Mimosa velha...” e “Mimosa valente...”
c) bebeu (beber); aproximou (aproximar); passou (passar); e
dizendo (dizer).
d) Quatro orações.
2. a) Três.
b) Apenas a frase: “esse pensamento dava-lhe uma grande
coragem.”
c) Duas orações: “Ana sentia-se animada...” / “...com vontade de
viver”.
3. a) cravara; teve; deixou: 3 orações.
b) estava; tivera; verificar; estava: 4 orações.
c) tinham empurrado; ativado: 2 orações.
d) olhava: 1 oração.
4. a) Há duas orações. Neruda soltou o trinco do portão. / (Neruda) acariciou o queixo.
b) A palavra e.
5. A palavra porque.
6. a) sabe, fez, vale,
saiu, há, seja.
b) Sabe o que você fez, Mário? / duas orações. / - Mas não
vale porque saiu só por puro acaso. / duas orações. / - Não há imagens que não seja casual, filho. / duas orações.
7. a) Liga palavras de mesma função sintática dentro da oração.
b) Liga duas orações.
c) Liga palavras de mesma função sintática dentro da oração.
d) Liga duas orações.
8. a) porque; b) como / quando; c) se / porque.
9. a) Rapaz!
b) Todos são poetas no Chile. / Todos os poetas aqui no Chile
são gorduchos.
c) É mais original que você continue sendo carteiro. / Pelo
menos caminha bastante e não engorda.
d) Conjunção e.
10. a) Existem três verbos. Há uma oração no primeiro período e
duas, no segundo.
b) O primeiro período é simples, porque é formado por uma só
oração. O segundo período é composto, porque é formado por duas orações.
11. a) Há três orações.
b) Em todas elas, o sujeito é “as pessoas”.
12. No 2º período, podem-se separar orações sem alterar o
sentido, a ideia.
13. Pesquisar sobre as Orações Coordenadas assindéticas e
sindéticas.
14. a) Conjunção e: aditiva; b) Conjunção portanto: conclusiva;
c) Conjunção mas: adversativa; d) Conjunção ou: alternativa; e) Conjunção pois:
explicativa.
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