ESCOLAS LITERÁRIAS
TROVADORISMO
Cantigas de amigo:
- Eu lírico feminino;
- Presença de paralelismo;
- Predomínio da musicalidade;
- Assunto principal: o lamento da moça cujo namorado partiu;
- Amor natural e espontâneo;
- Ambientação popular rural ou urbana;
- Influência da tradição oral ibérica.
Cantigas de amor:
- Eu lírico masculino;
- Ausência do paralelismo de par de estrofes;
- Predomínio das ideias;
- Assunto principal: o sofrimento amoroso do eu lírico perante uma mulher idealizada e distante;
- Amor cortês; convencionalismo amoroso;
- Ambientação aristocrática das cortes;
- Forte influência provençal.
CLASSICISMO
Quanto ao conteúdo:
- Antropocentrismo;
- Equilíbrio
- Racionalismo;
- Paganismo;
- Influência da cultura greco-latina;
- Idealização amorosa, neoplatonismo;
- Universalismo
- Busca de clareza.
Quanto à forma:
- Gosto pelo soneto;
- Emprego da medida nova (poesia);
- Busca do equilíbrio formal.
BARROCO
Quanto ao conteúdo:
- Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica;
- Oposição entre mundo material e mundo espiritual;
- Conflito entre fé e razão;
- Cristianismo;
- Morbidez;
- Idealização amorosa; sensualismo e sentimento de culpa cristão;
- Consciência da efemeridade do tempo;
- Gosto por raciocínios complexos, intricados, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas;
- Carpe diem.
Quanto à forma:
- Gosto pelo soneto;
- Emprego da medida nova (poesia);
- Gosto pelas inversões e por construções complexas e raras.
ARCADISMO OU NEOCLASSICISMO
Quanto ao conteúdo:
- Antropocentrismo;
- Racionalismo, busca de equilíbrio;
- Paganismo; elementos da cultura greco-latina;
- Imitação aos clássicos renascentistas;
- Idealização amorosa, neoplatonismo, convencionalismo amoroso;
- Busca de clareza das ideias;
- Pastoralismo, bucolismo;
- Universalismo;
- Ideias iluministas.
Quanto à forma:
- Vocabulário simples;
- Gosto por ordem direta e pela simplicidade da linguagem;
- Gosto pelo soneto e pelo decassílabo;
- Ausência quase total de figuras de linguagem.
ROMANTISMO
- Predomínio da emoção;
- Egocentrismo;
- Subjetivismo;
- Espiritualismo;
- Nacionalismo;
- Maior liberdade formal;
- Comparações, metáforas e adjetivações constantes para dar vazão à fantasia;
- Vocabulário e sintaxe mais brasileiros;
- Gosto pelas redondilhas;
- Apego à cultura popular;
- Natureza que interage com o eu lírico;
- Grotesco e sublime se complementam;
- Cristianismo;
- Mulher idealizada e inacessível, virgem angelical ou sensual;
- Amor intenso, paixão;
- Gosto pela noite, pelo mistério;
- Intuição, imaginação.
REALISMO
- Objetivismo;
- Descrições e adjetivações objetivas, tentando captar o real como ele é;
- Linguagem culta e direta;
- Mulher não idealizada, mostrada com defeitos e qualidades;
- Amor e outros sentimentos subordinados aos interesses sociais;
- Casamento como instituição falida; contrato de interesses e conveniências;
- Herói problemático, cheio de fraquezas, manias e incertezas;
- Narrativa lenta, acompanhando o tempo psicológico;
- Personagens trabalhadas psicologicamente;
- Universalismo.
NATURALISMO
- Sensualismo e erotismo;
- Descrições minuciosas;
- Radicalização do realismo;
- Foco na análise de comportamentos humanos;
- Personagens patológicas (desequilibradas e doentias);
- Temas sociais, obscuros e polêmicos;
- Impessoalidade e engajamento;
- Linguagem coloquial, clara e objetiva;
- Oposição aos ideias românticos;
- Cientificismo, determinismo, positivismo e darwinismo.
PARNASIANISMO
Quanto à forma:
- Busca da perfeição formal;
- Vocabulário culto;
- Gosto pelo soneto;
- Rimas raras; chaves de ouro;
- Gosto pelas descrições.
Quanto ao conteúdo:
- Objetivismo;
- Racionalismo, contenção das emoções;
- Universalismo;
- Apego à tradição clássica;
- Presença da mitologia greco-latina;
- Arte pela arte.
SIMBOLISMO
- Subjetivismo;
- Linguagem vaga, fluida, que busca sugerir em vez de nomear;
- Abundância de metáforas, comparações, aliterações, assonâncias e sinestesias;
- Cultivo do soneto e de outras formas de composição poética;
- Antimaterialismo, antirracionalismo;
- Misticismo, religiosidade;
- Interesse pelas zonas profundas da mente humana e pela loucura;
- Pessimismo, dor de existir;
- Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte;
Retomada de elementos da tradição romântica.
MATERIAL EXTRA SOBRE O SIMBOLISMO: CLIQUE AQUI.
MODERNISMO
- Nacionalismo;
- Revisão crítica de nosso passado histórico-cultural;
- Valorização de temas ligados ao cotidiano;
- Subjetivismo;
- Urbanismo;
- Ironia, humor, piada;
- Versos livres, palavras em liberdade;
- Síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos;
- Busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial;
- Pontuação relativa.
FONTE:
CEREJA; William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2003.
E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!
Nenhum comentário:
Postar um comentário