ATIVIDADE SUGERIDA AOS ALUNOS DO 8º E 9º ANO FUNDAMENTAL
O homem e a galinha
Era uma
vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a
galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
– Olha o
ovo que a galinha botou.
A mulher
ficou contente:
– Vamos
ficar ricos!
E a
mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os
dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E a
galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o
marido disse:
– Pra que
este luxo todo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló… Muito menos
sorvete!
Vai que a
mulher falou:
– É, mas
esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido
não quis conversa:
– Acaba
com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a
mulher disse:
– E se
ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota
sim! – o marido respondeu.
A mulher
todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o
marido disse:
– Farelo
está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
– E se
ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim.
– respondeu o marido.
Aí a
mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo
de ouro.
Vai que o
marido disse:
– Pra que
este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o de-comer no quintal!
– E se
ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota
sim – o marido falou.
Aí a
mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os
dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a
galinha encontrou o portão aberto.
Foi
embora e não voltou mais.
Dizem, eu
não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
(ROCHA, Ruth)
QUESTÃO 01: O texto recebe o título de O
homem e a galinha. Por que a história recebe esse título?
(A) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
(B) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
(C) Porque são os narradores da história.
(D) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
(E) Porque representam a oposição homem-animal.
QUESTÃO 02: O marido não queria tratar a galinha de forma especial para:
(B) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
(C) Porque são os narradores da história.
(D) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
(E) Porque representam a oposição homem-animal.
QUESTÃO 02: O marido não queria tratar a galinha de forma especial para:
(A) economizar dinheiro.
(B) ganhar fama.
(C) não acostumá-la mal.
(D) para não chamar atenção.
(E) ser diferente.
(B) ganhar fama.
(C) não acostumá-la mal.
(D) para não chamar atenção.
(E) ser diferente.
QUESTÃO 03: Na
passagem “onde tratam dela a pão-de-ló”, a expressão destacada quer dizer:
(A) desprezada.
(B) infeliz.
(C) humilhada.
(D) bem tratada.
(E) maltratada.
(B) infeliz.
(C) humilhada.
(D) bem tratada.
(E) maltratada.
QUESTÃO 04: A
mulher tratava bem a galinha porque ela era:
(A) comum.
(B) diferente.
(C) pequena.
(D) velha.
(E) grande.
(B) diferente.
(C) pequena.
(D) velha.
(E) grande.
QUESTÃO 05: Qual
das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
(A) avareza.
(B) conformismo.
(C) ingratidão.
(D) revolta.
(E) hipocrisia.
QUESTÃO 06: Antes de dizer que a galinha deveria catar “o de-comer no quintal”, o que o marido mandou a mulher dar para a galinha?
(A) Farelo.
(B) Pão-de-ló.
(C) Sorvete.
(D) Ovos.
(E) Milho.
QUESTÃO 07: Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
(B) Pão-de-ló.
(C) Sorvete.
(D) Ovos.
(E) Milho.
QUESTÃO 07: Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
(A) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
(B) Mostra ingratidão em relação à galinha.
(C) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
(D) Identifica-se como autoritário em relação à mulher.
(E) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
(B) Mostra ingratidão em relação à galinha.
(C) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
(D) Identifica-se como autoritário em relação à mulher.
(E) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
QUESTÃO 08: Era uma
vez um homem que tinha uma galinha. De que outro modo poderia ser dita a
frase destacada?
(A) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
(B) Era uma vez um homem criador de galinhas.
(C) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
(D) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
(E) Certa vez um homem criava uma galinha.
QUESTÃO 09: Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
(A) bem localizado
(B) determinado
(C) preciso
(D) indefinido
(E) bem antigo
QUESTÃO 10: A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
(A) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
(B) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
(C) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
(D) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
(E) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
QUESTÃO 11: O que faz a galinha ser diferente das demais?
(B) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
(C) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
(D) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
(E) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
QUESTÃO 11: O que faz a galinha ser diferente das demais?
(A) Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
(B) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
(C) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
(D) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
(E) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
QUESTÃO 12: O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a):
(A) causa.
(B) tempo.
(C) explicação.
(D) consequência.
(E) comparação.
QUESTÃO 13: A presença de travessões no texto indica:
(A) a admiração da mulher.
(B) a surpresa do homem.
(C) a fala dos personagens.
(D) a autoridade do homem.
(E) a fala do narrador da história.
QUESTÃO 14: Que
elementos demonstram que a galinha passou a receber um bom tratamento,
após botar o primeiro ovo de ouro?
(A) pão-de-ló / mingau / sorvete.
(B) milho / farelo / sorvete.
(C) mingau / sorvete / milho.
(D) sorvete / farelo / pão-de-ló.
(E) farelo / mingau / sorvete.
QUESTÃO 15. Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras?
(A) o homem.
(B) a galinha.
(C) o narrador.
(D) a mulher.
(E) o ovo.
GABARITO:
1. A
2. A
3. D
4. B
5. B
6. E
7. E
8. C
9. D
10. C
11. D
12. D
13. C
14. A
15. C
3 comentários:
Nossa ajuda bastante. Gostei muito ❤️
Postar um comentário