Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ATIVIDADES - VÍCIOS DE LINGUAGEM

VERSÃO DAS ATIVIDADES EM PDF: CLIQUE AQUI.

ATIVIDADES

1. Classifique e corrija (quando necessário) os vícios de linguagem dos enunciados abaixo:

AMBIGUIDADE – SOLECISMO DE REGÊNCIA – SOLECISMO DE CONCORDÂNCIA – SOLECISMO DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL – BARBARISMO – CACOFONIA – ECO – ESTRANGEIRISMO – PLEONASMO OU TAUTOLOGIA -

a) Novidade inédita na área da informática revolucionou o mercado.

b) Paulo comeu uma feijoada e sua irmã também.

c) É admirável a fé de meu tio.

d) Escapei do perigo por um triz.

e) Nesta situação, o governo tem a preocupação de controlar a inflação senão poderá haver uma comoção social na nação.

f) Encontrou-se o elo de ligação entre João e Maria.

g) Compre um refrigerante e ganhe grátis um copo.

h) Precisa-se de um rapaz forte para ordenhar vacas e uma empregada.

i) Os alunos tiveram que refazer de novo o trabalho.

j) Vi ela com o namorado.

k) Fazem anos que não vi ela.

l) O adevogado venceu a causa.

m) Delete-me de sua vida.

n) Chegamos na casa do Paulo às 10h.

o) Me considero uma pessoa inteligente.

p) Saia para fora já!

q) Imprimimos desenhos em camisetas de alta definição.

r) Não é nada fácil conviver junto com você.

s) O pessoal falaram muito de você.

t) Eu quero simplismente paz.

u) Me acordem às sete horas.

v) O ingresso será dez reais por cada pessoa.

w) Estou com poblema a resolver.




VERSÃO DAS ATIVIDADES EM PDF: CLIQUE AQUI.


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!





GABARITO

1.
a) Pleonasmo/ tautologia
Novidade na área da informática revolucionou o mercado.
b) Ambiguidade
Paulo e a irmã comeram uma feijoada.
c) Cacofonia
É admirável a fé que tem o meu tio./ A fé que tem o meu tio é admirável.
d) Cacofonia
Por um triz, do perigo, escapei./ Escapei, por um triz, do perigo.
e) Eco
Neste caso, o governo se preocupa em controlar a inflação, caso contrário poderá haver uma comoção social no país.
f) Pleonasmo/ tautologia
Encontrou-se o elo entre João e Maria.
g) Pleonasmo/tautologia
Compre um refrigerante e ganhe um copo.
h) Ambiguidade
Precisa-se de uma empregada e de um rapaz forte para ordenhar vacas.
i) Pleonasmo
Os alunos tiveram que refazer o trabalho.
j) Solecismo de colocação pronominal
Eu a vi com o namorado.
k) Solecismo de concordância e solecismo de colocação pronominal
Faz anos que não a vejo.
l) Barbarismo
O advogado venceu a causa.
m) Estrangeirismo
Exclua-me de sua vida.
n) Solecismo de regência
Chegamos a casa do Paulo às 10h.
o) Solecismo de colocação pronominal
Considero-me uma pessoa inteligente.
p) Pleonasmo/ tautologia
Saia já!
q) Ambiguidade
Imprimimos desenhos de alta definição em camisetas.
r) Pleonasmo/ tautologia
Não é nada fácil conviver com você.
s) Solecismo de concordância
O pessoal falou muito com você.
t) Barbarismo
Eu quero simplesmente paz.
u) Solecismo de colocação pronominal
Acordem-me às sete horas.
v) Cacofonia
O ingresso será dez reais por pessoa.
w) Barbarismo
Estou com problema a resolver.


Nenhum comentário: