Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS LITERÁRIAS

ESCOLAS LITERÁRIAS


TROVADORISMO

Cantigas de amigo:
- Eu lírico feminino;
- Presença de paralelismo;
- Predomínio da musicalidade;
- Assunto principal: o lamento da moça cujo namorado partiu;
- Amor natural e espontâneo;
- Ambientação popular rural ou urbana;
- Influência da tradição oral ibérica.

Cantigas de amor:
-  Eu lírico masculino;
- Ausência do paralelismo de par de estrofes;
- Predomínio das ideias;
- Assunto principal: o sofrimento amoroso do eu lírico perante uma mulher idealizada e distante;
- Amor cortês; convencionalismo amoroso;
- Ambientação aristocrática das cortes;
- Forte influência provençal.


CLASSICISMO

Quanto ao conteúdo:
- Antropocentrismo;
- Equilíbrio
- Racionalismo;
- Paganismo;
- Influência da cultura greco-latina;
- Idealização amorosa, neoplatonismo;
- Universalismo
- Busca de clareza.

Quanto à forma:
- Gosto pelo soneto;
- Emprego da medida nova (poesia);
- Busca do equilíbrio formal.

BARROCO

Quanto ao conteúdo:
- Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica;
- Oposição entre mundo material e mundo espiritual;
- Conflito entre fé e razão;
- Cristianismo;
- Morbidez;
- Idealização amorosa; sensualismo e sentimento de culpa cristão;
- Consciência da efemeridade do tempo;
- Gosto por raciocínios complexos, intricados, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas;
- Carpe diem.

Quanto à forma:
- Gosto pelo soneto;
- Emprego da medida nova (poesia);
- Gosto pelas inversões e por construções complexas e raras.

ARCADISMO OU NEOCLASSICISMO

Quanto ao conteúdo:
- Antropocentrismo;
- Racionalismo, busca de equilíbrio;
- Paganismo; elementos da cultura greco-latina;
- Imitação aos clássicos renascentistas;
- Idealização amorosa, neoplatonismo, convencionalismo amoroso;
- Busca de clareza das ideias;
- Pastoralismo, bucolismo;
- Universalismo;
- Ideias iluministas.

Quanto à forma:
- Vocabulário simples;
- Gosto por ordem direta e pela simplicidade da linguagem;
- Gosto pelo soneto e pelo decassílabo;
- Ausência quase total de figuras de linguagem.

ROMANTISMO

- Predomínio da emoção;
- Egocentrismo;
- Subjetivismo;
- Espiritualismo;
- Nacionalismo;
- Maior liberdade formal;
- Comparações, metáforas e adjetivações constantes para dar vazão à fantasia;
- Vocabulário e sintaxe mais brasileiros;
- Gosto pelas redondilhas;
- Apego à cultura popular;
- Natureza que interage com o eu lírico;
- Grotesco e sublime se complementam;
- Cristianismo;
- Mulher idealizada e inacessível, virgem angelical ou sensual;
- Amor intenso, paixão;
- Gosto pela noite, pelo mistério;
- Intuição, imaginação.

REALISMO

- Objetivismo;
- Descrições e adjetivações objetivas, tentando captar o real como ele é;
- Linguagem culta e direta;
- Mulher não idealizada, mostrada com defeitos e qualidades;
- Amor e outros sentimentos subordinados aos interesses sociais;
- Casamento como instituição falida; contrato de interesses e conveniências;
- Herói problemático, cheio de fraquezas, manias e incertezas;
- Narrativa lenta, acompanhando o tempo psicológico;
- Personagens trabalhadas psicologicamente;
- Universalismo.

NATURALISMO

- Sensualismo e erotismo;
- Descrições minuciosas;
- Radicalização do realismo;
- Foco na análise de comportamentos humanos;
- Personagens patológicas (desequilibradas e doentias);
- Temas sociais, obscuros e polêmicos;
- Impessoalidade e engajamento;
- Linguagem coloquial, clara e objetiva;
- Oposição aos ideias românticos;
- Cientificismo, determinismo, positivismo e darwinismo.

PARNASIANISMO

Quanto à forma:
- Busca da perfeição formal;
- Vocabulário culto;
- Gosto pelo soneto;
- Rimas raras; chaves de ouro;
- Gosto pelas descrições.

Quanto ao conteúdo:
- Objetivismo;
- Racionalismo, contenção das emoções;
- Universalismo;
- Apego à tradição clássica;
- Presença da mitologia greco-latina;
- Arte pela arte.

SIMBOLISMO

- Subjetivismo;
- Linguagem vaga, fluida, que busca sugerir em vez de nomear;
- Abundância de metáforas, comparações, aliterações, assonâncias e sinestesias;
- Cultivo do soneto e de outras formas de composição poética;
- Antimaterialismo, antirracionalismo;
- Misticismo, religiosidade;
- Interesse pelas zonas profundas da mente humana e pela loucura;
- Pessimismo, dor de existir;
- Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte;
Retomada de elementos da tradição romântica.
MATERIAL EXTRA SOBRE O SIMBOLISMO: CLIQUE AQUI.

MODERNISMO

- Nacionalismo;
- Revisão crítica de nosso passado histórico-cultural;
- Valorização de temas ligados ao cotidiano;
- Subjetivismo;
- Urbanismo;
- Ironia, humor, piada;
- Versos livres, palavras em liberdade;
- Síntese na linguagem, fragmentação, flashes cinematográficos;
- Busca de uma língua brasileira, mais popular e coloquial;
- Pontuação relativa.


FONTE:
CEREJA; William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2003.

E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!




domingo, 21 de setembro de 2014

TIPOS DE PREDICADO ATIVIDADES COM GABARITO 7º E 8º ANO

CLASSIFICAÇÃO DO PREDICADO


 


ATIVIDADES


1. Estabeleça a correta correspondência.


(PV) predicado verbal

(PN) predicado nominal

(PVN) predicado verbo-nominal


a. (     ) A aluna pareceu cansada.

b. (     ) A aluna apareceu cansada.

c. (     ) A aluna apareceu na escola.


2. Estabeleça a correta correspondência.


(PV) predicado verbal

(PN) predicado nominal

(PVN) predicado verbo-nominal


a. (     ) As moças eram encantadoras.

b. (     ) A família chamou o médico.

c. (     ) O soldado voltou ferido.


3. Estabeleça a correta correspondência.


(PV) predicado verbal

(PN) predicado nominal

(PVN) predicado verbo-nominal


a. (     ) O réu deixou a sala abatido.

b. (     ) Os jovens gostam de aventuras..

c. (     ) A ilha era deserta.


4. Estabeleça a correta correspondência.


(PV) predicado verbal

(PN) predicado nominal

(PVN) predicado verbo-nominal


a. (     ) O pintor vendeu o quadro ao amigo.

b. (     ) Eu assisti à cena revoltado.

c. (     ) A Terra é um planeta.


5. Estabeleça a correta correspondência.


(PV) predicado verbal

(PN) predicado nominal

(PVN) predicado verbo-nominal


a. (     ) Os atletas pareciam cansados.

b. (     ) Os atletas venceram o campeonato.

c. (     ) Os atletas chegaram cabisbaixos.



6. Leia as orações a seguir e faça a classificação dos predicados corretamente.


PREDICADO VERBAL | PREDICADO NOMINAL | PREDICADO VERBO-NOMINAL


a) O jovem gostava da professora.

b) Ela era muito simpática.

c) Eu permaneci calado durante toda a aula.

d) Joana leu um excelente poema.

e) O professor chegou revoltado.

f) O namorado encontrou a namorada chateada. 

g) O menino chegou ao colégio.

h) O menino estava machucado..

i) O menino chegou ao colégio machucado.

j) Somos felizes..

k) Paulinho estava doente.

l) Brincamos muito durante o intervalo.

m) Os atletas jogaram muito bem a última partida do campeonato.

n) Minha mãe ficou feliz.

o) O tempo continua chuvoso.

p) Eu acho Denise bonita.



7. Informe o tipo de predicado em cada oração abaixo.


(PN) Predicado nominal

(PV) Predicado verbal

(PVN) Predicado verbo-nominal


a) (     ) A menina anda meio triste.

b) (     ) A menina andava devagar.

c) (     ) O menino ficou triste.

d) (     ) O menino ficou em casa ontem.

e) (     ) O professor saiu cansado da aula.

f) (     ) O professor chegou cedo para a reunião.

g) (     ) Helena estava irritada.

h) (     ) Helena partiu o bolo alegre.

i) (     ) Helena leu a carta revoltada.

j) (     ) Juliana permaneceu calada durante a aula.

k) (     ) Juliana tornou-se uma mulher poderosa.

l) (     ) Sabrina continuou calada.

m) (     ) Sabrina ganhou muitos presentes.

n) (     ) Jonas saiu chateado.

o) (     ) O discurso da professora foi emocionante.

p) (     ) Chove bastante em São Paulo.

q) (     ) O diretor aceitou o convite.

r) (     ) Tatiane é muito sorridente.

s) (     ) Mariana saiu transtornada.

t) (     ) Lá em casa somos três.

u) (     ) Margarete escolheu seu vestido para o casamento.

v) (     ) Minha irmã está na escola.

w) (     ) Amanheceu.

x) (     ) Os preços dos imóveis estão altíssimos.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!



GABARITO


1. a. (PN); b. (PVN); c. (PV)

2. a. (PN); b. (PV); c. (PVN)

3. a. (PVN); b. (PV); c. (PN)

4. a. (PV); b. (PVN); c. (PN)

5. a. (PN); b. (PV); c. (PVN)


6.

a) Predicado verbal

b) Predicado nominal

c) Predicado nominal

d) Predicado verbal

e) Predicado verbo-nominal

f) Predicado verbo-nominal

g) Predicado verbal

h) Predicado nominal

i) Predicado verbo-nominal

j) Predicado nominal

k) Predicado nominal

l) Predicado verbal

m) Predicado verbal

n) Predicado nominal

o) Predicado nominal

p) Predicado verbo-nominal


7.

a) PN

b) PV

c) PN

d) PV

e) PVN

f) PV

g) PN

h) PV

i) PVN

j) PN

k) PN

l) PN

m) PV

n) PVN

o) PV

p) PV

q) PV

r) PN

s) PVN

t) PN

u) PV

v) PN

w) PV

x) PN





terça-feira, 26 de agosto de 2014

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS COM GABARITO

Expressões da linguagem: texto verbal e texto não verbal  

Tipos de linguagem presentes em textos

Verbal: oral ou escrita
Não verbal: visual, sonora, corporal

Há milhares de anos o homem tenta registrar seus pensamentos, sentimentos e aspectos da vida. Inicialmente por meio de imagens, os seres humanos, ao longo de sua história, criaram outras linguagens gráficas, números, ideogramas, letras, permitindo maior comunicação, ou seja, criaram códigos.

Para que possamos nos comunicar com alguém, é preciso que os códigos utilizados sejam compartilhados pelos indivíduos que participam dos atos de comunicação. Podemos citar, como exemplo, o código de trânsito, que permite ao motorista e aos pedestres estabelecerem uma comunicação.

A língua também é um código, pois é um conhecimento partilhado que permite a comunicação entre os indivíduos de um grupo social. Cada língua se organiza de acordo com hábitos e tradições de um determinado grupo, refletindo a sua cultura.
 Podemos dividir as formas de comunicação em dois grandes grupos, de acordo com o código que utilizam.

Linguagem verbal - quando o homem utiliza a palavra para se comunicar. A palavra, também chamada de signo linguístico, pode ser observada em situações de comunicação falada ou escrita.

Linguagem não verbal - quando o homem se comunica com gestos, expressões fisionômicas, imagens, sinais etc. 

Referência:
OLIVEIRA, Tânia Amaral. Língua Portuguesa, 7º ano. 3. ed. São Paulo: IBEP, 2012.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VERBAIS E NÃO VERBAIS: LEITURA DE IMAGENS


OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.



QUESTÃO 01 - (UFRN/2009) O folheto autoriza inferir-se que, ao usar aparelho celular enquanto dirige, o condutor do veículo


(A) deve ter, além de coordenação motora, bastante controle emocional.

(B) causa acidentes mais por inexperiência que por falta de precaução.

(C) põe em risco tanto a segurança de motoristas quanto a de pedestres.

(D) precisa redobrar sua atenção, principalmente em perímetros urbanos.


QUESTÃO 02 - (UFRN/2009) No folheto, constata-se uma ambiguidade intencional quanto ao emprego da palavra 


(A) ligação, que pode ser interpretada como combinação ou telefonema

(B) direção, que pode ser interpretada como volante ou orientação. 

(C) perigosa, que pode ser interpretada como arriscada ou deliberada. 

(D) celular, que pode ser interpretado como telefone ou tecnologia. 


QUESTÃO 03 - (UFRN/2009) No slogan “CELULAR: Não Fale no Trânsito”, uma característica  da função conativa da linguagem é 


(A) a objetividade da informação transmitida. 

(B) a manutenção da sintonia entre a STTU e o público-alvo. 

(C) o esclarecimento da linguagem pela própria linguagem. 

(D) o emprego do verbo no modo imperativo.


QUESTÃO 04: Leia a charge a seguir.



A charge lida pode ser considerada um(a) 


(A) crítica ao jogador Ronaldo que está muito gordo

(B) elogio ao jogador Ronaldo que é muito forte. 

(C) elogio ao clube Corinthians que fez um bom negócio.

(D) crítica a todas as pessoas que estão fora do peso ideal.


QUESTÃO 05: Leia a charge a seguir.


Marque a frase abaixo que se  relaciona com a charge acima. 


(A) Vida sem religião é viagem sem roteiro.  (Marquês de Maricá)

(B) Em matéria de religião, bebo água de todos os  rios. (Guimarães Rosa) 

(C) Tudo vale a pena quando a alma não é  pequena. (Fernando Pessoa) 

(D) Ciência sem religião é cega; religião sem ciência  é paralítica. (Albert Einstein) 

(E) Ninguém faz tudo bonito sempre. Até Deus. Ele  fez o cavalo e também o rinoceronte. (Vinicius de  Moraes)


QUESTÃO 06: Leia a charge a seguir.



O mosquito “total flex”, da charge lida foi comparado a 


(A) barbeiro e caramujo que também transmitem  doenças. 

(B) políticos e povo brasileiro. 

(C) veículos que usam álcool e gasolina.

(D) insetos e aracnídeos. 

(E) aves e mamíferos. 


QUESTÃO 07: Leia a charge a seguir.



A palavra “preta”, nessa frase do  presidente, tem sentido de: 


(A) bom. 

(B) negro. 

(C) difícil. 

(D) certa. 

(E) escura.


QUESTÃO 08: Leia a charge a seguir.



O sorriso da moça nessa charge pode  ser interpretada como 


(A) alegria. 

(B) inteligência. 

(C) preocupação. 

(D) ignorância. 

(E) esperança.


QUESTÃO 09: Leia a charge a seguir.



Essa charge mostra que o trabalhador 


(A) recebe muito dinheiro e pode poupar bastante. 

(B) recebe pouco no 13º salário e tem muito o que pagar

(C) recebe muito no 13º salário e tem muito o que pagar. 

(D) recebe muito no 13º salário e tem pouco o que pagar.

(E) está surpreso com tanto dinheiro que recebeu.


QUESTÃO 10: Leia a charge a seguir.



Os personagens dessa charge são

 

(A) crianças de rua. 

(B) políticos brasileiros. 

(C) jovens universitários. 

(D) trabalhadores urbanos. 

(E) moradores de rua


E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!


GABARITO
01: C
02: A
03: D
04: A
05: B
06: C
07: C
08: E
09: B
10: E