Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 23 de novembro de 2013

ATIVIDADES ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS COM GABARITO - 8º ANO

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS



1. Relacione o sentido que a conjunção como adquire em cada uma das orações subordinadas adverbiais.


(A) causa   (B) comparação  (C) conformidade


(    )

(    )

(    )

(    )

(    )

(    )

Nada o alegra tanto como o reconhecimento pelo seu esforço.

A prova não era difícil como previsto pelos alunos.

Como estava recém-operado, não recebeu visitas.

Não sei se a situação ocorreu como a televisão relatou.

A adolescente era levada pela opinião alheia como um barco sem rumo.

Como as crianças não possuem o senso crítico desenvolvido, são alvos simples das propagandas de alimentos pouco saudáveis durante a propaganda televisiva.



2. Faça a classificação das orações subordinadas adverbiais destacadas.


a) Cândido Portinari foi homenageado, visto que completara o centenário do seu nascimento.


b) O artista pintou tantas obras que acabou intoxicado pelas tintas.


c) Conforme desejava Portinari, suas telas despertam a consciência da realidade social.


d) Cândido Portinari trabalhava nas plantações de café com o pai, ainda que fosse uma criança.


e) O menino chorou porque estava com fome.


f) A professora reclamou com os alunos assim que viu a sala toda suja.


g) A classe inteira será suspensa pela professora, a menos que o culpado apareça.


h) Os alunos ficaram nervosos à medida que a professora falava as notas do bimestre.


i) As atividades escolares são importantes para que os alunos testem seus conhecimentos.



3. Faça a correta classificação das Orações Subordinadas Adverbiais, relacionando o quadro 2 de acordo com o quadro 1.


(1) Oração subordinada adverbial condicional

(2) Oração subordinada adverbial comparativa

(3) Oração subordinada adverbial temporal

(4) Oração subordinada adverbial final

(5) Oração subordinada adverbial causal

(6) Oração subordinada adverbial consecutiva

(7) Oração subordinada adverbial concessiva

(8) Oração subordinada adverbial conformativa

(9) Oração subordinada adverbial proporcional


(   ) Como não conseguiu emprego, Dudu voltou para sua cidade.

(   ) O relatório foi afixado no mural, a fim de que os alunos o lessem.

(   ) O empregado receberá o dinheiro, desde que termine o trabalho.

(   ) Meus amigos, desde que me mudei para cá, nunca me visitaram.

(   ) Ela reagiu à ofensa, como qualquer pessoa reagiria.

(   ) Os fiscais agiram com rigor, como determinou o prefeito.

(   ) A prova foi tão longa, que todos saíram exaustos da sala.

(   ) A praça foi ficando vazia, à proporção que escurece.

(   ) Embora fosse domingo, ele trabalhou o dia todo.



4. Empregando uma das palavras do quadro, indique a circunstância expressa pela oração adverbial destacada.


condição - comparação - tempo - finalidade


a) Desde que acordara, nessa manhã, uma inquietação surda recomeçava a pesar-me na alma (Eça de Queirós)


b) Subi a escada. A escuridão era tão viscosa, que, se eu estendesse a mão, poderia senti-la amoitada como um bicho por entre os degraus. (Lygia F. Telles)


c) Pouco a pouco esta certeza ergueu-se, petrificou-se na minha alma e, como uma coluna num descampado, dominou toda a minha vida interior. (Eça de Queirós)


d) Muitos candidatos fazem promessas irrealizáveis, a fim de obter o voto dos eleitores mais ingênuos e desinformados.



5. Faça como no exercício anterior.


causa - consequência - proporção - conformidade - concessão


a) As passagens eram tão caras, que desistimos da viagem.


b) Os olhos do sertanejo iam ficando mais tristes, à medida que a água do açude ia minguando com a longa estiagem.


c) Ele seria incapaz de nos criticar, ainda que estivéssemos errados.


d) Já que a decisão foi tomada, podemos encerrar a reunião.


e) A inflação deste mês foi menor que a do mês passado, como já haviam previsto os analistas econômicos.



E AÍ, GOSTOU DO NOSSO MATERIAL? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!



GABARITO


1. A sequência correta de cima para baixo é: B, C, A, C, B, A.

2. a) Oração subordinada adverbial causal

b) Oração subordinada adverbial consecutiva

c) Oração subordinada adverbial conformativa

d) Oração subordinada adverbial concessiva

e) Oração subordinada adverbial causal.

f) Oração subordinada adverbial temporal

g) Oração subordinada adverbial condicional

h) Oração subordinada adverbial proporcional

i) Oração subordinada adverbial final

3. A sequência correta de cima para baixo é: 5, 4, 1, 3, 2, 8, 6, 9, 7.

4. a) tempo; b) condição; c) comparação; d) finalidade

5. a) consequência; b) proporção; c) concessão; d) causa; e) conformidade.




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA ENSINO MÉDIO - INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA COM GABARITO


LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 06.

 

WHAT MATTERS AT WORK


To achieve true happiness from 9 to 5, there are things worth striving for - besides just a fatter paycheck:

- Those in productive workplaces ranked “having a best friend at work” as a top satisfaction factor, according to a Gallup poll discussed in First, Break All the Rules. It was on a par with “knowing what’s expected of me” and “having the materials and equipment I need.”

- Rank and title are actually more important than pay in determining how respected employees feel, according to research at the University of Warwick, England.

- In a recent poll, one-third of workers said a flexible schedule was among the most important factors of job satisfaction, ahead of collaborating with others and having a variety of duties. “It’s hard to be happy at the top when you have no other life,” says Jacalyn Reinberg of Aon Workforce Strategies, a firm that studies employee loyalty.

 

(COVENEY, Nancy. Reader’s Digest. April, 2004)

 

QUESTÃO 01: Em relação ao texto, analise as afirmativas abaixo.

 

I. Um alto grau de satisfação no trabalho independe da presença de grandes amigos.

II. O mais importante fator de satisfação no trabalho é ter um alto salário.

III. A existência de materiais e equipamentos necessários para trabalhar proporciona satisfação no trabalho.

IV. Horário flexível no trabalho está entre os fatores mais importantes de satisfação para um terço dos trabalhadores.

 

São corretas as afirmativas:

 

(A) III e IV, apenas.

(B) II e IV, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) I e II, apenas.

(E) I e IV, apenas.

 

QUESTÃO 02: Segundo Jacalyn Reinberg,

 

(A) caso você não tenha uma boa posição na empresa você não será feliz.

(B) não é difícil conseguir uma posição importante em uma empresa.

(C) para ter sucesso na empresa em que você trabalha, você não pode ter outra vida.

(D) para conseguir melhor posição na empresa em que se trabalha, não é necessário estar feliz.

(E) a felicidade de um profissional não reside somente em ocupar o cargo máximo em uma empresa.

 

QUESTÃO 03: Em “Those in productive workplaces [...]”, o pronome demonstrativo refere-se ao sentido de

 

(A) best friends.

(B) workers.

(C) workplaces.

(D) things.

(E) materials.

 

QUESTÃO 04: O vocábulo destacado em [...] a flexible schedule was among the most important factors [...] pode, sem prejuízo de sentido para o texto, ser substituído por

 

(A) between.

(B) beside.

(C) one of.

(D) according to.

(E) through.

 

QUESTÃO 05: A expressão “from 9 to 5”, no texto,  significa

 

(A) faltando nove minutos para as cinco horas.

(B) de nove às dezessete horas.

(C) às nove horas e cinco minutos.

(D) por cinco horas.

(E) por nove horas.

 

QUESTÃO 06: Em “Rank and title are actually more important than [...]”, o vocábulo destacado equivale a

 

(A) atualmente.

(B) primordialmente.

(C) nem sempre.

(D) na verdade.

(E) com frequência.

 

LEIA O TEXTO HUMORÍSTICO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 07 A 10.

 

Tiffany adopts two dogs, and she names them Rolex and Timex.

“Where’d you come up with those names?” asks her friend Mandy.

“HellOOOOOOO,” Tiffany replies.

“They’re watchdogs!”

 

(Enviado por Gustavo Yepes a Reader’s Digest. April, 2004)

 

QUESTÃO 07: Pode-se inferir do texto que

 

(A) Mandy não gostou dos nomes que a amiga deu aos cães.

(B) Tiffany não sabia que nome dar aos cães.

(C) Mandy ficou intrigada com a escolha dos nomes dos cães.

(D) Tiffany escolheu os nomes dos cães em um catálogo de relógios.

(E) as amigas escolheram juntas os nomes dos cães.

 

QUESTÃO 08: O vocábulo “HellOOOOOOO” é usado no texto para indicar que

 

(A) Tiffany estava falando ao telefone com Mandy.

(B) Tiffany estava zombando de Mandy.

(C) Mandy ainda não tinha cumprimentado Tiffany.

(D) Tiffany tinha acabado de chegar.

(E) Mandy não entendia nada de cachorros.

 

QUESTÃO 09: Em “Where’d you come up with those names?”, a contração destacada corresponde a

 

(A) did.

(B) had.

(C) would.

(D) should.

(E) could.

 

QUESTÃO 10: Assinale a classificação morfológica do vocábulo destacado em [...] she names them [...]

 

(A) substantivo.

(B) adjetivo.

(C) preposição.

(D) artigo.

(E) verbo.



FONTE
Processo Seletivo (Vestibular 2005) - UNIR. http://www.processoseletivo.unir.br/uploads/certame/37_2005__caderno_de_prova_1_sem_capa.pdf






GABARITO


01: B

02: E

03: B

04: C

05: B

06: D

07: C

08: B

09: A

10: E


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ATIVIDADES DE LÍNGUA ESPANHOLA ENSINO MÉDIO COM GABARITO - INTERPRETAÇÃO E GRAMÁTICA

LEIA O TEXTO PROPAGANDÍSTICO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 03.



QUESTÃO 01: A propaganda se inicia com um ditado popular incompleto. Assinale o trecho que o completa adequadamente.


(A) con el mazo dando.

(B) buena sombra le cobija.

(C) hay mucho trecho.

(D) se lo lleva la corriente.

(E) poco aprieta.


QUESTÃO 02: Tendo em vista os argumentos apresentados, assinale o foco da propaganda.


(A) A competência da empresa.

(B) A qualidade da madeira.

(C) A fabricação de móveis.

(D) A proteção ambiental.

(E) A comercialização de cera para pisos.


QUESTÃO 03: Sobre os serviços prestados pela empresa Instal Park, analise as afirmativas.


I - Oferece profissionais qualificados para instalação do produto.

II - Seleciona produtos de qualidade de acordo com a necessidade e expectativa do cliente.

III - Realiza instalação de pisos de madeira.

IV - Recomenda a combinação de madeira e cerâmica para assoalhos.


Estão corretas as afirmativas


(A) I e II, apenas.

(B) III e IV, apenas.

(C) II e IV, apenas.

(D) I, II e III, apenas.

(E) I, II, III e IV.


LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 04 A 10.


LOS GENES CONTRA EL ESTRÉS SALEN VICTORIOSOS


Lynn Jorde, experto en genética humana de la Universidad de Cornell, nos recuerda que la llamada Revolución Verde ha mitigado el hambre en muchas zonas del planeta y ha aumentado la esperanza de vida, a la vez que ha propiciado la aparición de áreas de población más densas susceptibles de sufrir una mayor incidencia de epidemias, como el SIDA y el cólera. Por otro lado, los procesos industriales y tecnológicos liberan al medio sustancias químicas y radiactivas que pueden actuar como mutágenos e incluso, como señala Jorde, como fuerzas selectivas. Pero es en el cerebro, concretamente en nuestras dotes psicológicas e intelectuales, donde la selección natural tiene mayor poder de acción. De acuerdo con el biólogo C. Wills, de la Universidad de California, la decisión de las parejas de engendrar sólo un hijo, por ejemplo, tiene el mismo impacto evolutivo que un vástago sea devorado por un depredador o muera por una gripe. Wills puntualiza que las personas que no saben afrontar el estrés en sus vidas eligen con frecuencia no tener hijos, una decisión que hace con que salgan victoriosos aquellos genes capaces de encarar el estrés de la vida moderna.


Muchas de las invenciones del hombre han influido en el éxito reproductor, tanto negativamente, caso de

los anticonceptivos, como positivamente. No cabe duda que el desarrollo tecnológico nos ha puesto en disposición de tomar las riendas de nuestro propio destino biológico. La lectura del genoma humano permitirá al hombre conocer cómo funciona a nivel genético y manipular los genes a su antojo. Nadie sabe hacia dónde nos conducirá la manipulación de la herencia biológica y si los cambios degenerarán en una élite genética que dará lugar a una nueva especie humana, como preconiza el genetista Lee Silver, de la Universidad de Princeton, en el libro Remaking Eden.


(COPERÍAS, E.M. Revista Muy interesante, Abril 2003, pág. 23.)


QUESTÃO 04: Em relação às informações do texto, assinale a correta.


(A) As pesquisas científicas e tecnológicas interferem no destino genético da humanidade.

(B) As pesquisas genéticas se realizam especificamente nos setores de reprodução humana.

(C) As epidemias transmissíveis são resultado de pesquisas com genética humana.

(D) As pesquisas na genética humana degeneram o aparelho reprodutor.

(E) O estresse das pessoas é causado pela vontade de ter filhos.


QUESTÃO 05: Em relação aos sentidos do texto, analise as afirmativas.


I - Lynn Jorde alerta sobre os perigos das pesquisas com genomas humanos.

II - Os avanços na pesquisa genética trazem contribuições importantes para a vida do homem.

III - A genética humana é susceptível de sofrer mudanças irreversíveis.

IV - O homem já pode manipular o sistema genético para evitar o estresse da vida moderna.


Estão corretas as afirmativas


(A) I e II, apenas.

(B) II e III, apenas.

(C) III e IV, apenas.

(D) I, II, III e IV.

(E) I, II e III, apenas.


QUESTÃO 06: Segundo o texto,


(A) com o desenvolvimento da agricultura, o problema da fome no planeta foi resolvido.

(B) a tecnologia agrícola minimizou a fome em algumas regiões do mundo.

(C) a agricultura não se desenvolveu de maneira suficiente para diminuir a fome no planeta.

(D) apesar do avanço tecnológico a fome no planeta só aumentou.

(E) a agricultura não tem apresentado o mesmo desenvolvimento tecnológico de outras áreas.


QUESTÃO 07: Na expressão ... a su antojo., o sentido da palavra destacada é o mesmo de


(A) éxito.

(B) experiencia.

(C) capricho.

(D) ventaja.

(E) enojo.


QUESTÃO 08: A função gramatical das palavras “negativamente”, “desarrollo” e “puesto” no texto é, respectivamente,


(A) adjetivo, verbo e verbo.

(B) advérbio, verbo e adjetivo.

(C) pronome, substantivo e verbo.

(D) advérbio, substantivo e verbo.

(E) adjetivo, substantivo e verbo.



QUESTÃO 09: A palavra Nadie quer dizer


(A) nada.

(B) alguém.

(C) nenhum.

(D) alguns.

(E) ninguém.


QUESTÃO 10: A expressão ...a la vez que...  é utilizada para estabelecer uma relação de


(A) finalidade.

(B) causalidade.

(C) simultaneidade.

(D) proporcionalidade.

(E) consequência.



FONTE
Processo Seletivo (Vestibular 2005) - UNIR. http://www.processoseletivo.unir.br/uploads/certame/37_2005__caderno_de_prova_1_sem_capa.pdf


GABARITO

01: B
02: A
03: D
04: A
05: E
06: B
07: C
08: D
09: E
10: C