Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 15 de março de 2025

OSWALD DE ANDRADE (1890-1954) ATIVIDADES COM GABARITO

 


José Oswald de Sousa Andrade nasceu em São Paulo em 1890. Presenciar a virada do século, aos 10 anos, foi marcante, como relembra o poeta já adulto: "Havíamos dobrado a esquina de um século. Entrávamos em 1900..."

São Paulo despertava para a industrialização e a tecnologia. Abria-se um novo mundo urbano, que Oswald logo assimilaria fascinado: o bonde elétrico, o rádio, o cinema, a propaganda com sua linguagem síntese.

Oswald tinha 22 anos quando fez a primeira de várias viagens à Europa (1912), onde entrou em contato com os movimentos de vanguarda. Mas só depois de dez anos empregaria as técnicas desses movimentos. De qualquer forma, divulgou o Futurismo e o Cubismo. O terceiro casamento, com Tarsila do Amaral, em 1926, forjou o casal responsável pelo lançamento da Antropofagia. Mário os chamava de "Tarsiwald"... Com Tarsila voltou à Europa algumas vezes. A crise de 29 abalou as finanças do escritor. Vem a separação de Tarsila e uma nova relação: Patrícia Galvão (Pagu), escritora comunista. oswald passou a participar de reuniões operárias e ingressou no Partido Comunista. Casou-se mais uma vez, depois de separado de Pagu, até que, já com 54 anos, conheceu Maria Antonieta d'Alkmin. Permaneceram juntos até a morte do poeta, em 1954.

OBRA

Poesia: Pau-Brasil (1925); Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade (1927); Cântico dos cânticos para flauta e violão (1945); O escaravelho de ouro (1945).
Romance: Os condenados (trilogia) (1922-34); Memórias sentimentais de João Miramar (1924); Serafim Ponte Grande (1933); Marco Zero - a revolução melancólica (1943).
Teatro: O homem e o cavalo (1934); A morta (1937); O rei da vela (1937).
Além disso, publicou os manifestos que já conhecemos: Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924); Manifesto Antropófago (1928).
Escreveu ainda artigos e ensaios.

Nenhum outro escritor do Modernismo ficou mais conhecido pelo espírito irreverente e combativo do que Oswald de Andrade. Sua atuação intelectual é considerada fundamental na cultura brasileira do início do século. A obra literária de Oswald apresenta exemplarmente as características do Modernismo da primeira fase.

Em Pau-Brasil, põe em prática as propostas do manifesto do mesmo nome. Na primeira parte do livro, "História do Brasil", Oswald recupera documentos da nossa literatura de informação, dando-lhe um vigor poético surpreendente. Na segunda parte de Pau-Brasil - "Poemas da colonização" -, o escritor revê alguns momentos de nossa época colonial. O que mais chama a atenção nesses poemas é o poder de síntese do autor.

A poesia de Oswald de Andrade é precursora de um movimento que vai marcar a cultura brasileira n adécada de 60: o concretismo. Suas ideias, recuperadas também na década de 60, reaparecem com roupagem nova no Tropicalismo.

PROSA DE FICÇÃO

Memórias sentimentais de João Miramar chama a atenção pela linguagem e pela montagem inédita. O romance apresenta uma técnica de composição revolucionária, se comparado aos romances tradicionais: são 163 episódios numerados e intitulados, que constituem capítulos-relâmpagos - tudo muito influenciado pela linguagem do cinema - ou, mais precisamente, como se os fragmentos estivessem dispostos num álbum, tal qual fotos que mantêm relação entre si. Cada episódio narra, com ironia e humor, um fragmento da vida de Miramar.

O material narrativo segue esta ordem: infância de Miramar, adolescência e viagem à Europa a bordo do navio Marta; regresso ao Brasil, motivado pela morte da mãe; casamento com Célia, e um romance paralelo com a atriz Rocambola; nascimento da filha; divórcio e morte de Célia; falência de Miramar.

TEATRO

Em 1937 publicou-se O rei da vela, peça que focaliza a sociedade brasileira dos anos 30. Pelo seu caráter pouco convencional, só foi levado a cena trinta anos depois, integrando o movimento tropicalista.


ATIVIDADES

01: Qual movimento artístico e literário Oswald de Andrade ajudou a divulgar no Brasil, após suas viagens à Europa?

a) Romantismo
b) Realismo
c) Simbolismo
d) Futurismo e Cubismo

02: Qual obra de Oswald de Andrade é considerada um marco do movimento antropofágico e buscava uma identidade brasileira a partir da valorização da cultura nacional?

a) Memórias Sentimentais de João Miramar
b) Pau-Brasil
c) O Rei da Vela
d) Serafim Ponte Grande

03: Qual característica marcante da poesia de Oswald de Andrade, que o tornou um precursor do concretismo?

a) Linguagem rebuscada e formal.
b) Temas exclusivamente românticos.
c) Poder de síntese e experimentação formal.
d) Narrativas longas e detalhadas.

04: Qual característica inovadora da obra "Memórias Sentimentais de João Miramar" de Oswald de Andrade mais se destaca em relação aos romances tradicionais?

a) A linguagem rebuscada e formal, típica do Modernismo.
b) A estrutura fragmentada e a disposição dos capítulos em forma de álbum.
c) A narrativa linear e cronológica, que acompanha a vida do protagonista.
d) A temática romântica e idealizada, presente na descrição dos personagens.












GABARITO

01: D
02: B
03: C
04: B


Nenhum comentário: