QUESTÃO 01: (ENEM 2019). Leia o texto a seguir.
O projeto DataViva consiste na oferta de dados oficiais sobre exportações, atividades econômicas, localidades e ocupações profissionais de todo o Brasil. Num primeiro momento, o DataViva construiu uma ferramenta que permitia a análise da economia mineira embasada por essa perspectiva metodológica complexa e diversa. No entanto, diante das possibilidades oferecidas pelas bases de dados trabalhadas, a plataforma evoluiu para um sistema mais completo. De maneira interativa e didática, o usuário é guiado por meio das diversas formas de navegação dos aplicativos. Além de informações sobre os produtos exportados, bem como acerca do volume das exportações em cada um dos estados e municípios do País, em poucos cliques, o interessado pode conhecer melhor o perfil da população, o tipo de atividade desenvolvida, as ocupações formais e a média salarial por categoria.
MANTOVANI, C.A. Guardião de informações. Minas faz Ciência, n. 58, jun-jul, 2014 (adaptado).
Entre as novas possibilidades promovidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, o texto destaca a
(A) auditoria das ações de governo.
(B) publicidade das entidades públicas.
(C) obtenção de informações estratégicas.
(D) disponibilidade de ambientes coletivos.
(E) comunicação entre órgãos administrativos.
QUESTÃO 02: (ENEM 2011) Analise a imagem a seguir.
Disponível em: http://www.wordinfo.info. Acesso em: 27 abr. 2010.
O argumento presente na charge consiste em uma metáfora relativa à teoria evolucionista e ao desenvolvimento tecnológico. Considerando o contexto apresentado, verifica-se que o impacto tecnológico pode acasionar
(A) o surgimento de um homem dependente de um novo modelo tecnológico.
(B) a mudança do homem em razão dos novos inventos que destroem sua realidade.
(C) a problemática social de grande exclusão digital a partir da interferência da máquina.
(D) a invenção de equipamentos que dificultam o trabalho do homem, em sua esfera social.
(E) o retrocesso do desenvolvimento do homem em face da criação de ferramentas como lança, máquina e computador.
QUESTÃO 03: (ENEM 2011) Leia o texto a seguir.
O que é possível dizer em 140 caracteres?
Sucesso do Twitter no Brasil é oportunidade única de compreender a importância da concisão nos gêneros de escrita
A máxima "menos é mais" nunca fez tanto sentido como no caso do microblog Twitter, cuja premissa é dizer algo - não importa o quê - em 140 caracteres. Desde que o serviço foi criado, em 2006, o número de usuários da ferramenta é cada vez maior, assim como a diversidade de usos que se faz dela. Do estilo "querido diário" à literatura concisa, passando por aforismos, citações, jornalismo, fofoca, humor etc., tudo ganha o espaço de um tweet ("pio" em inglês), e entender seu sucesso pode indicar um caminho para o aprimoramento de um recurso vital à escrita: a concisão.
Disponível em: http://www.revistalingua.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
O Twitter se presta a diversas finalidades, entre elas, à comunicação concisa, por isso essa rede social
(A) é um recurso elitizado, cujo público precisa dominar a língua padrão.
(B) constitui recurso próprio para a aquisição da modalidade escrita da língua.
(C) é restrita à divulgação de textos curtos e pouco significativos e, portanto, é pouco últil.
(D) interfere negativamente no processo de escrita e acaba por revelar uma cultura pouco reflexiva.
(E) estimula a produção de frases com clareza e objetividade, fatores que potencializam a comunicação interativa.
QUESTÃO 04: (ENEM 2011) Leia o texto a seguir.
Palavra indígena
A história da tribo Sapucaí, que traduziu para o idioma guarani os artefatos da era da computação que ganharam importância em sua vida, como mouse (que eles chamam de angojhá) e windows (oventã)
Quando a internet chegou àquela comunidade, que abriga em torno de 400 guaranis, há quatro anos, por meio de um projeto do Comitê para Democratização da Informática (CDI), em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta e com antena cedida pela Star One (da Embratel), Potty e sua aldeia logo vislumbraram as possibilidades de comunicação que a web traz.
Ele conta que usam a rede, por enquanto, somente para preparação e envio de documentos, mas perceberam que ela pode ajudar na preservação da cultura indígena.
A apropriação da rede se deu de forma gradual, mas os guaranis já incorporaram a novidade tecnológica ao seu estilo de vida. A importância da internet e da computação para eles está expressa num caso de rara incorporação: a do vocabulário.
— Um dia, o cacique da aldeia Sapucaí me ligou. “A gente não está querendo chamar computador de “computador”. Sugeri a eles que criassem uma palavra em guarani. E criaram aiú irú rive, “caixa pra acumular a língua”. Nós, brancos, usamos mouse, windows e outros termos, que eles começaram a adaptar para o idioma deles, como angojhá (rato) e oventã (janela) — conta Rodrigo Baggio, diretor do CDI.
Disponível em: http://www.revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010.
O uso das novas tecnologias de informação e comunicação fez surgir uma série de novos termos que foram acolhidos na sociedade brasileira em sua forma original, como: mouse, windows, download, site, homepage, entre outros. O texto trata da adaptação de termos de informática à língua indígena como uma reação da tribo Sapucaí, o que revela
(A) a possibilidade que o índio Potty vislumbrou em relação à comunicação que a web pode trazer a seu povo e à facilidade no envio de documentos e na conversação em tempo real.
(B) o uso da internet para preparação e envio de documentos, bem como a contribuição para as atividades relacionadas aos trabalhos da cultura indígena.
(C) a preservação da identidade, demonstrada pela conservação do idioma, mesmo com a utilização de novas tecnologias características da cultura de outros grupos sociais.
(D) adesão ao projeto do Comitê para Democratização da Informática (CDI), que, em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta, possibilitou o acesso à web, mesmo em ambiente inóspito.
(E) a apropriação da nova tecnologia de forma gradual, evidente quando os guaranis incorporaram a novidade tecnológica ao seu estilo de vida com a possibilidade de acesso à internet.
QUESTÃO 05: (ENEM 2022) Leia o texto a seguir.
Disponível em: https://tab.uol.com.br/. Acesso em: 25 ago. 2017 (adaptado).
O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de
(A) propor ações específicas para cada etapa da infância.
(B) estabelecer regras que devem ser seguidas à risca.
(C) explicar os efeitos do acesso precoce à internet.
(D) determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos.
(E) educar com base em um conjunto de estratégias formativas.
GABARITO
1 C
2 A
3 E
4 C
5 A
Nenhum comentário:
Postar um comentário