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sábado, 4 de novembro de 2023

ATIVIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO FUNDAMENTAL II


LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 A 07.

A DURAS PENAS

Começou implicando com as palavras. Certas palavras.
Algaravia foi a primeira delas. O pai usava muito, toda vez que desejava traduzir ou explicar alguma situação muito confusa. Não dizia o pai que estava "a maior confusão", por exemplo. Era sempre algaravia. "Algaravia dos diabos!"
Depois vieram outras, tantas outras. Como presepada, salamaleque, paralelepípedo, empáfia etc. Etcetera, aliás, foi uma das boas.
Mas aos poucos foi passando a fase da implicância com as palavras. Implicância também: "Não me venha com implicância!" Sempre o pai, às vezes a mãe. Todos implicantes. Todos implicavam com ele. Foi, também aos poucos, entendendo o sentido delas na prática e se acostumando com as repetições. Dentro ou fora do contexto (essa durou um tempão para ser digerida).
E veio a fase das expressões. Evoluía.
Tem bicho-carpinteiro. Dormiu o sono dos justos. Está como o diabo gosta. Trabalha feito um condenado. E vai por aí afora (essa, então, era terrível e inaceitável. Por aí onde?).
Um dia ouviu o pai reclamando porque conseguiu não-sei-o-quê a duras penas. Confusão na cabeça. Confusão geral. Até algaravia. Começou a pensar e procurar e perseguir e pesquisar.
E viu que a galinha tinha penas, mas que elas eram molezinhas. Não era bem isso. E que quando sentia pena de alguém jamais endurecia. Também não era isso. Ficava mesmo era bem molezinho, de coração derretido e a lágrima frouxa.
Quando o pai perguntou, disposto a ensinar, se ele já sabia o que queria dizer a duras penas, ficou maravilhado com a resposta do filho.
- Já sei! Já aprendi! E a duras penas.


PIMENTEL, L. In: Ciência Hoje das Crianças, adaptada.

QUESTÃO 01: Após a leitura do texto acima, podemos dizer que

(A) a criança é incentivada a pesquisar o significado das expressões populares com seus colegas de turma.
(B) o narrador explica o significado de todas as palavras e expressões populares usadas pelo pai.
(C) a criança tem dificuldade em entender o significado de algumas palavras e expressões populares.
(D) a criança não conseguiu entender o significado da expressão "a duras penas".

QUESTÃO 02: O texto lido

(A) é um anúncio publicitário.
(B) é um texto narrativo.
(C) somente transmite uma informação ao leitor.
(D) procura convencer o leitor sobre uma ideia.

QUESTÃO 03: Leia o trecho:

"Depois vieram outras, tantas outras. Como presepada, salamaleque, paralelepípedo, empáfia etc. Etcetera, aliás, foi uma das boas"

Os termos em destaque no trecho acima referem-se

(A) à pesquisa que o filho faz para saber o significado das palavras.
(B) ao surgimento de novas palavras no cotidiano do menino.
(C) sempre as mesmas palavras repetidas pelo pai.
(D) às palavras utilizadas pela mãe.

QUESTÃO 04: No fragmento:

"- Já sei! Já aprendi! E a duras penas".

O travessão colocado no início da oração destacada é usado para

(A) indicar a fala do filho.
(B) chamar a atenção do leitor para a expressão "a duras penas".
(C) destacar uma explicação do narrador.
(D) indicar a fala do pai.

QUESTÃO 05: Leia o trecho do texto:

"Quando o pai perguntou, disposto a ensinar, se ele já sabia o que dizer a duras penas, ficou maravilhado com a resposta do filho.
- Já sei! Já aprendi! E a duras penas".

De acordo com o trecho acima, podemos afirmar que o filho

(A) aprendeu o significado, perguntando para a professora.
(B) ficou esperando pela explicação do pai.
(C) aprendeu o significado da expressão, buscando seu próprio conhecimento.
(D) aprendeu devido às repetições.

QUESTÃO 06: Em "Um dia ouviu o pai reclamando porque conseguiu não-sei-o-quê a duras penas. Confusão na cabeça. Confusão geral. Até algaravia. Começou a pensar e procurar e perseguir e pesquisar".

Os termos destacados podem ser substituídos, mantendo-se o mesmo sentido, por

(A) olhar por aí; importunar.
(B) esforçar; incomodar.
(C) animar; atormentar.
(D) buscar; insistir.

QUESTÃO 07: Com base na leitura do texto "A duras penas", é possível afirmar que ele

(A) tem o objetivo de informar os vários significados das palavras e expressões populares.
(B) expõe a opinião do filho sobre as palavras e expressões usadas por sua professora.
(C) narra a história de uma criança que busca entender o vocabulário usado à sua volta.
(D) descreve como as crianças procuram uma palavra no dicionário.





GABARITO
01 C
02 B
03 B
04 A
05 C
06 D
07 C



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