Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail elisandro.felix@gmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.
SEJAM BEM-VINDOS AO PORTAL DA TAREFA LEGAL
NÃO RECLAMEM DOS ANÚNCIOS, SÃO ELES QUE AJUDAM MANTER O FUNCIONAMENTO DESSA PÁGINA.

sábado, 12 de junho de 2021

QUESTÕES DE LÍNGUA INGLESA NO ENEM COM GABARITO

 QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.

Os cartões-postais costumam ser utilizados por viajantes que desejam enviar notícias dos lugares que visitam a parentes e amigos. Publicado no site do projeto ANDRILL, o texto em formato de cartão-postal tem o propósito de


(A) comunicar o endereço da nova sede do projeto nos Estados Unidos.

(B) convidar colecionadores de cartões-postais a se reunirem em um evento.

(C) anunciar uma nova coleção de selos para angariar fundos para a Antártica.

(D) divulgar às pessoas a possibilidade de receberem um cartão-postal da Antártica.

(E) solicitar que as pessoas visitem o site do mencionado projeto com maior frequência.


QUESTÃO 02: Leia o texto a seguir.


Do one thing for diversity and inclusion


The United Nations Alliance of Civilizations (UNAOC) is launching a campaign aimed at engaging people around the world to Do One Thing to support Cultural Diversity and Inclusion. Every one of us can do ONE thing for diversity and inclusion; even one very little thing can become a global action if we all take part in it. 


Simple things YOU can do to celebrate the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development on May 21.


1. Visit an art exhibit or a museum dedicated to other cultures.

2. Read about the great thinkers of other cultures.

3. Visit a place of worship different than yours and participate in the celebration.

4. Spread your own culture around the world and learn about other cultures.

5. Explore music of a different culture.

There are thousands of things that you can do, are you taking part in it?


UNITED NATIONS ALLIANCE OF CIVILIZATIONS. Disponível em: www.unaoc.org. Acesso em: 16 fev. 2013 (adaptado).


Internautas costumam manifestar suas opiniões sobre artigos on-line por meio da postagem de comentários. O comentário que exemplifica o engajamento proposto na quarta dica da campanha apresentada no texto é


(A) “Lá na minha escola, aprendi a jogar capoeira para uma apresentação no Dia da Consciência Negra.”

(B) “Outro dia assisti na TV uma reportagem sobre respeito à diversidade. Gente de todos os tipos, várias tribos. Curti bastante.”

(C) “Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu país e conhecer outras formas de ser.”

(D) “Curto muito bater papo na internet. Meus amigos estrangeiros me ajudam a aperfeiçoar minha proficiência em língua estrangeira.”

(E) “Pesquisei em sites de culinária e preparei uma festa árabe para uns amigos da escola. Eles adoraram, principalmente, os doces!”


QUESTÃO 03: Leia o texto a seguir.


Viva la Vida

I used to rule the world

Seas would rise when I gave the word

Now in the morning and I sleep alone

Sweep the streets I used to own

I used to roll the dice

Feel the fear in my enemy’s eyes

Listen as the crowd would sing

“Now the old king is dead! Long live the king!”

One minute I held the key

Next the walls were closed on me

And I discovered that my castles stand

Upon pillars of salt and pillars of sand

[…]


MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.


Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que


(A) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.

(B) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.

(C) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.

(D) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.

(E) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.


QUESTÃO 04: Leia o texto a seguir.


War

Until the philosophy which holds one race superior

And another inferior

Is finally and permanently discredited and abandoned,

Everywhere is war – Me say war.

That until there is no longer

First class and second class citizens of any nation,

Until the color of a man’s skin

Is of no more significance than the color of his eyes –

Me say war.

[…]

And until the ignoble and unhappy regimes

that hold our brothers in Angola, in Mozambique,

South Africa, sub-human bondage have been toppled,

Utterly destroyed –

Well, everywhere is war – Me say war.

War in the east, war in the west,

War up north, war down south –

War – war – Rumors of war.

And until that day, the African continent will not know

peace.

We, Africans, will fight – we find it necessary –

And we know we shall win

As we are confident in the victory.

[…]


MARLEY, B. Disponível em: http://www.sing365.com. Acesso em: 30 jun. 2011 (fragmento)


Bob Marley foi um artista popular e atraiu muitos fãs com suas canções. Ciente de sua influência social, na música War, o cantor se utiliza de sua arte para alertar sobre


(A) a inércia do continente africano diante das injustiças sociais.

(B) a persistência da guerra enquanto houver diferenças raciais e sociais.

(C) as acentuadas diferenças culturais entre os países africanos.

(D) as discrepâncias sociais entre moçambicanos e angolanos como causa de conflitos.

(E) a fragilidade das diferenças raciais e sociais como justificativas para o início de uma guerra.


QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.


I, too


I, too, sing America.

I am the darker brother.

They send me to eat in the kitchen

When company comes,

But I laugh,

And eat well,

And grow strong.

Tomorrow,

I’ll be at the table

When company comes.

Nobody’ll dare

Say to me,

“Eat in the kitchen,”

Then.

Besides,

They’ll see how beautiful I am

And be ashamed

I, too, am America.


HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.


Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de


(A) coragem, pela superação.

(B) vergonha, pelo retraimento.

(C) compreensão, pela aceitação.

(D) superioridade, pela arrogância.

(E) resignação, pela submissão.


E AÍ, GOSTOU DA PUBLICAÇÃO? COMENTA AQUI ABAIXO 👇!

 

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA PARA CONTINUARMOS.

APOIE O NOSSO PROJETO. SAIBA COMO!


GABARITO:

01: D

02: C

03: A

04: B

05: A


Nenhum comentário: