O texto a seguir refere-se às questões 01 e 02:
Oh! Que saudades que eu tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida,
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras
debaixo dos laranjais!
(Casimiro de Abreu)
QUESTÃO 01: Todas as alternativas apresentam características românticas do texto, exceto:
(A) o eu lírico foge da realidade presente para um passado idealizado.
(B) o eu poético expressa suas emoções.
(C) o autor dissocia os aspectos formais dos emocionais.
(D) a voz poética revela-se saudosista.
(E) o autor apresenta elementos de brasilidade.
QUESTÃO 02: Assinale o dado linguístico que liga o trecho ao estilo romântico.
(A) pontuação excessiva.
(B) predominância de adjetivos.
(C) elementos sofisticados para o cenário.
(D) verbos para exaltação do tempo presente.
(E) pronomes possessivos garantem o egocentrismo.
O texto a seguir refere-se às questões 03 e 04.
Tupã, ó Deus grande! cobriste o teu rosto
Com denso VELAME de penas gentis;
E jazem teus filhos clamando vingança
Dos bens que lhes deste da perda infeliz!
Tupã, ó Deus grande! teu rosto descobre;
Bastante sofremos com tua vingança!
Já lágrimas tristes choram teus filhos,
Teus filhos que choram tão grande mudanças.
Anhangá impiedoso nos trouxe de longe
Os homens que raio manejam cruentos,
Que vivem sem pátria, que vagam sem tino
Trás do ouro correndo, vorazes, sedentos.
E a terra em que pisam e os campos e os rios
Que assaltam, são nossos; tu és nosso Deus:
Por que lhes concedes tão alta pujança.
Se os raios de morte, que vibram, são teus?
(Gonçalves Dias)
QUESTÃO 03: Dadas as afirmações:
I. Evidencia-se nesses versos uma característica típica que dominou a obra de seu autor: o indianismo. Neles o poeta ressalta o sentimento de honra e nobreza de caráter do índio e apresenta-o como um ser idealizado e livre.
II. Não obstante os versos sejam do período literário que sucedeu ao Arcadismo, o problema denunciado pelo poeta - os malefícios, causados pelos brancos aos índios - ainda é atual.
III. Embora pertença à primeira geração dos poetas românticos, o autor antecipa nestes versos temáticas que provocaram profunda renovação da poesia romântica: pessimismo e nacionalismo.
Está(ão) correta(s):
(A) apenas I.
(B) apenas I e III.
(C) apenas II.
(D) apenas I e II.
(E) todas.
QUESTÃO 04: As afirmações referem-se ao autor dos versos transcritos anteriormente:
I. A nostalgia, a saudade, o retorno ao passado e a exaltação da pátria caracterizam a sua obra.
II. As lamentações pelo amor impossível, os anseios, as inquietações, os desencantos caracterizam o seu lirismo amoroso, que muitas vezes se identifica com a atitude de vassalagem do trovador medieval.
III. “I-Juca-Pirama” é uma síntese da temática indianista que dominou sua obra: idealizou o indígena, descrevendo-o como um herói, interpretou sua psicologia e exaltou a natureza em que ele vivia.
Está(ão) correta(s):
(A) apenas III.
(B) apenas I e II.
(C) apenas I e III.
(D) apenas II e III.
(E) todas.
QUESTÃO 05: Leia o texto a seguir.
Canção do tamoio
I
Não chores, meu filho:
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar.
II
Um dia vivemos!
O homem que é forte
Não teme da morte;
Só teme fugir;
No arco que entesa
Tem certa uma presa,
Quer seja tapuia,
Condor ou tapir.
[...]
III
Domina, se vive;
Se morre, descansa
Dos seus na sua lembrança,
Na voz do porvir.
Não cures da vida!
Sê bravo, sê forte!
Não fujas da morte,
Que a morte há de vir!
(Gonçalves Dias)
Em Canção do tamoio, o pai apela para que o filho:
(A) assuma um lugar de destaque e liderança na tribo por meio de negociações e alianças.
(B) seja bravo e forte, não temendo a morte gloriosa que lhe garantirá a fama póstuma.
(C) não tema a morte nem a fuga, para que sua atitude seja lembrada pelos demais guerreiros da tribo.
(D) não chore porque a vida é um combate que derruba fracos e fortes indiferentemente.
(E) não se preocupe com a vida porque os meios de sobrevivência são oferecidos pela floresta.
GABARITO
01: C
02: E
03: C
04: E
05: B
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