QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.
TALITA
Talita tinha a mania de dar nomes de gente aos objetos da casa, e tinham de ser nomes que rimassem. Assim, por exemplo, a mesa, para Talita, era Dona Teresa, a poltrona era Vó Gordona, o armário era o Doutor Mário. A escada era Dona Ada, a escrivaninha era Tia Sinhazinha, a lavadora era Prima Dora, e assim por diante.
Os pais de Talita achavam graça e topavam a brincadeira. Então, podiam-se ouvir conversas como essa:
- Filhinha, quer trazer o jornal que está em cima da Tia Sinhazinha?!
- É pra já, papai. Espere sentado na Vó Gordona, que eu vou num pé e volto noutro.
Ou então:
- Que amolação, Prima Dora está entupida, não lava nada! Precisa chamar o mecânico.
- Ainda bem que tem roupa limpa dentro do Doutor Mário, né Mamãe?
E todos riam.
BELINKY, Tatiana. A operação do tio Onofre: uma história policial. São Paulo. Ática, 1985.
A mania de Talita de dar nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é uma menina
(A) curiosa.
(B) exagerada.
(C) estudiosa.
(D) criativa.
Leia o texto a seguir para responder às questões 02 a 04.
O LEÃO E O RATINHO
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: uma boa ação ganha outra.
Fonte: Ler e escrever: livro de textos do aluno, FDE. São Paulo: FDE, 2008.
QUESTÃO 02: O leão conseguiu se soltar da rede dos caçadores porque
(A) prendeu o ratinho com a pata.
(B) desistiu de esmagar o ratinho.
(C) deixou o ratinho ir embora.
(D) o ratinho roeu as cordas.
QUESTÃO 03: A fábula O leão e o ratinho quer
(A) ensinar o leitor, com diferentes situações.
(B) descrever as relações dos animais na floresta.
(C) revelar grandes segredos ao leitor.
(D) contar sobre a fuga do leão.
QUESTÃO 04: A expressão que apresenta uma qualidade, revelando a opinião do narrador na fábula O leão e o ratinho é:
(A) “fazia a floresta inteira tremer”.
(B) “todos conseguiram fugir”.
(C) “cansado de tanto caçar”.
(D) “dormia espichado”.
QUESTÃO 05: Leia o trecho do texto a seguir.
Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim [...]
Adriana Calcanhoto. Fico assim sem você.
O texto que você acabou de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que:
(A) é uma composição escrita em prosa e de tamanho muito variado.
(B) apresenta maior liberdade quanto às regras gramaticais.
(C) é uma narrativa curta, escrita em uma sequência linear.
(D) apresenta conteúdos ou assuntos que pertencem ao campo das ciências em geral.
Leia o quadrinho a seguir para responder às questões 06 e 07.
QUESTÃO 06: No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades”, no último quadro, refere-se à:
(A) altura do voo.
(B) vassoura mágica.
(C) bruxa machucada.
(D) bengala da bruxa.
QUESTÃO 07: O texto é divertido, principalmente, porque
(A) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
(B) ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
(C) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
(D) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.
Leia o texto a seguir para responder às questões 08 a 12.
APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS ESTRELAS
Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite. A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados aos 50 anos da morte de Albert Einstein.
Revista O Globo, Rio de Janeiro, 3/10/2004.
QUESTÃO 08: Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada
(A) pelo intenso brilho das estrelas.
(B) pela perda do frescor dos astros.
(C) pela pouca iluminação de algumas cidades.
(D) pelo excesso de iluminação urbana.
QUESTÃO 09: De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque
(A) dificulta a iluminação urbana.
(B) ilumina excessivamente a cidade.
(C) impede a plena observação das estrelas.
(D) torna a noite ainda mais escura.
QUESTÃO 10: A finalidade desse texto é:
(A) informar a preocupação dos astrônomos.
(B) denunciar os perigos de um apagão.
(C) alertar sobre o consumo de energia.
(D) valorizar o excesso de iluminação urbana.
QUESTÃO 11: O texto lido trata-se de uma:
(A) crônica.
(B) carta ao leitor.
(C) notícia.
(D) entrevista.
QUESTÃO 12: A questão central tratada no texto é a:
(A) beleza das estrelas.
(B) poluição luminosa.
(C) estrelas iluminadas.
(D) pesquisa dos astros.
GABARITO:
01: D
02: D
03: A
04: D
05: B
06: B
07: C
08: D
09: C
10: A
11: C
12: B
Um comentário:
Amei as atividades.
Postar um comentário