01 - ENEM (2009)
Gerente - Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente - estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente - Nós dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente - Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente - Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que
você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com
calma.
BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna. São
Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o
cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente
devido
(A) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela
informalidade.
(B) à iniciativa do cliente em se
apresentar como funcionário do banco.
(C) ao fato de ambos terem nascido em
Uberlândia (Minas Gerais).
(D) à intimidade forçada pelo cliente
ao fornecer seu nome completo.
(E) ao seu interesse profissional em
financiar o veículo de Júlio.
02 - ENEM (2009)
Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa
onda linear - da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página
impressa - hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto
a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto
oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor
incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo
informações novas, o leitor-navegador passa a ter um papel mais ativo e uma
oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois
leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.
MARCUSCHI, L.A. Cognição, linguagem e práticas interacionais.
Rio: Lucerna, 2007.
No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele
produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção
tradicional de autoria, porque
(A) é o leitor que constrói a versão final do texto.
(B) o autor detém o controle absoluto
do que escreve.
(C) aclara os limites entre o leitor
e o autor.
(D) propicia um evento
textual-interativo em que apenas o autor é ativo.
(E) só o autor conhece o que
eletronicamente se dispõe para o leitor.
03 - ENEM (2009)
Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de
alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços
médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade
física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a
capacidade de a pessoa utilizar seu corpo - incluindo músculos, esqueleto,
coração, enfim, todas as partes -, de forma eficiente em suas atividades
cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve
ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem
boa aptidão física quando
(A) apresenta uma postura regular.
(B) pode se exercitar por períodos
curtos de tempo.
(C) pode desenvolver as atividades
físicas do dia a dia, independente de sua idade.
(D) pode executar suas atividades do
dia a dia com vigor, atenção e uma fadiga de moderada e intensa.
(E) pode exercer atividades físicas
no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades
intelectuais.
04 - ENEM (2009)
O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004, propõe o
compartilhamento de conhecimentos de forma equânime e gratuita, colocando à
disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá
constituir referência para professores, alunos, pesquisadores e para a
população em geral.
Esse portal constitui um ambiente
virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento
de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras
literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e
vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente
autorizada.
BRASIL. Ministério da
Educação. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul.
2009 (adaptado).
Considerando a função social das informações geradas nos sistemas de
comunicação e informação, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica
(A) a dependência das escolas
públicas quanto ao uso de sistemas de informação.
(B) a ampliação do grau de interação
entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional.
(C) a democratização da informação,
por meio da disponibilização de conteúdo cultural e científico à sociedade.
(D) a comercialização do acesso a
diversas produções culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da
informação e da comunicação.
(E) a produção de repertório cultural
direcionado a acadêmicos e educadores.
05 - ENEM (2009)
Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de
folhas.
[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.
BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar,
1967.
Predomina no texto a função da linguagem
(A) fática, porque o autor procura testar o canal de comunicação.
(B) metalinguística, porque há explicação do significado das expressões.
(C) conativa, uma vez que o leitor é provocado a participar de uma ação.
(D) referencial, já que são apresentadas informações sobre acontecimentos e
fatos reais.
(E) poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da
estrutura do texto.
06 - ENEM (2009)
Texto I
É praticamente impossível imaginarmos nossas vidas sem o plástico. Ele está
presente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além de
eletrodomésticos, automóveis etc. Esse uso ocorre devido à sua atoxicidade e à
inércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plástico não as
contamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas grandes
vantagens garantem o uso dos plásticos em larga escala: são leves, quase não
alteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que,
infelizmente, não é aproveitado, visto que, em todo o mundo, a porcentagem de
plástico reciclado, quando comparado ao total produzido, ainda é irrelevante.
Revista Mãe Terra. Minuano, ano I,
n. 6 (adaptado)
Texto II
Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e
bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas
marinhas, baleias, focas e golfinhos, mortos por sufocamento.
Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas tem um
custo incalculável para o meio ambiente.
Veja. 8 jul. 2009.
Fragmentos de texto publicitário do Instituto Akatu pelo Consumo consciente.
Em contraste com o texto I, no texto
II são empregadas, predominantemente, estratégias argumentativas que
(A) atraem o leitor por meio de
previsões para o futuro.
(B) apelam à emoção do leitor, mencionando
a morte de animais.
(C) orientam o leitor a respeito dos
modos de usar conscientemente as sacolas plásticas.
(D) intimidam o leitor com as nocivas
consequências do uso indiscriminado de sacolas plásticas.
(E) recorrem à informação, por meio
de constatações, para convencer o leitor a evitar o uso de sacolas plásticas.
07 - ENEM (2009)
Cuitelinho
Cheguei n abera do porto
Onde as onda se espaia.
As garça dá meia volta,
Senta na bera da praia.
E o cuitelinho não gosta
Que o botão da rosa caia.
Quando eu vim da minha terra,
Despedi da parentaia.
Eu entrei em Mato Grosso,
Dei em terras paraguaia.
Lá tinha revolução,
Enfrentei fortes bataia.
A tua saudade corta
Como o aço de navaia.
O coração fica aflito,
Bate uma e outra faia.
E os oio se enche d'água
Que até a vista se atrapaia.
Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.
BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna. São Paulo:
Parábola, 2004.
Transmitida por gerações, a
canção Cuitelinho manifesta aspectos culturais de um povo, nos
quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico.
Depreende-se disso que a importância em preservar a produção cultural de uma
nação consiste no fato de que produções como a canção Cuitelinho evidenciam
a
(A) recriação da realidade brasileira de forma ficcional.
(B) criação neológica na língua portuguesa.
(C) formação da identidade nacional por meio da tradição oral.
(D) incorreção da língua portuguesa que é falada por pessoas do interior do
Brasil.
(E) padronização de palavras que variam regionalmente, mas possuem mesmo
significado.
08 – ENEM
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!
CRUZ E SOUSA. J. Poesia completa. Florianópolis. Fundação Catarinense de
Cultura/ Fundação Banco do Brasil, 1993.
Os elementos formais e temáticos
relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárceres das almas, de Cruz e Sousa,
são
(A) a opção pela abordagem, em linguagem
simples e direta, de temas filosóficos.
(B) a prevalência do lirismo amoroso
e intimista em relação à temática nacionalista.
(C) o refinamento estético da forma
poética e o tratamento metafísico de temas universais.
(D) a evidente preocupação do eu
lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.
(E) a liberdade formal da estrutura
poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do
cotidiano.
09 – ENEM
Gênero dramático é aquele em que o
artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra
vem do grego dra (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma
composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e
dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores
no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela
presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à
ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos,
maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e
segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e
desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias
físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a
ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio
da representação.
COUTINHO. A. Notas de teoria
literária. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 1973 (adaptado).
Considerando o texto e analisando os
elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que
(A) a criação do espetáculo teatral
apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua
concepção de forma coletiva.
(B) o cenário onde se desenrola a
ação cênica é concebido e constituído pelo cenógrafo de modo autônomo e
independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.
(C) o texto cênico pode originar-se
dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias,
crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.
(D) o corpo do ator na cena tem pouca
importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão
verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias
atuais.
(E) a iluminação e os om de um
espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo
teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas
posteriormente à cena teatral.
10 – ENEM
No programa do balé Parade,
apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira
vez, a palavra sur-realisme. Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária,
cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de
Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons reais tais como tiros
de pistola, combinados com imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões,
mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não eram propícios para receber a nova
mensagem cênica demasiado provocativa devido ao repicar da máquina de escrever,
aos zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano previstos por
Cocteau para a partitura de Satie. Já a ação coreográfica confirmava a tendência
marcadamente teatral da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem de
ações isoladas seguindo um estímulo musical.
SILVA, S.M. O Surrealismo e a dança.
GUINSBURG, J.; LEINER (Org.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008
(adaptado)
As manifestações corporais na
história das artes da cena muitas vezes demonstram as condições cotidianas de
um determinado grupo social, como se pode observar n adescrição acima do balé Parade, o qual reflete
(A) a falta de diversidade cultural na
sua proposta estética.
(B) a alienação dos artistas em
relação às tensões da Segunda Guerra Mundial.
(C) uma disputa cênica entre as
linguagens das artes visuais, do figurino e da música.
(D) as inovações tecnológicas nas
partes cênicas, musicais, coreográficas e de figurino.
(E) uma narrativa com encadeamento
claramente lógicos e lineares.
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GABARITO
01: A; 02: A; 03: C; 04: C; 05: E; 06: E; 07: C; 08: C; 09: C; 10: D
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