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sábado, 16 de dezembro de 2017

QUESTÕES DO ENEM COM GABARITO - LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

01 - ENEM (2009)

Gerente - Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente - estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente - Nós dispomos de várias modalidades de crédito.
O senhor é nosso cliente?
Cliente - Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente - Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).


Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido


(A) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.

(B) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.

(C) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).

(D) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.

(E) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

  
02 - ENEM (2009)


Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear - da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa - hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor-navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.

MARCUSCHI, L.A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.


No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque

(A) é o leitor que constrói a versão final do texto.

(B) o autor detém o controle absoluto do que escreve.

(C) aclara os limites entre o leitor e o autor.

(D) propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.

(E) só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.

 

 

 

 

 

03 - ENEM (2009)


Saúde, no modelo atual de qualidade de vida, é o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer, serviços médicos e acesso à atividade física regular. Quanto ao acesso à atividade física, um dos elementos essenciais é a aptidão física, entendida como a capacidade de a pessoa utilizar seu corpo - incluindo músculos, esqueleto, coração, enfim, todas as partes -, de forma eficiente em suas atividades cotidianas; logo, quando se avalia a saúde de uma pessoa, a aptidão física deve ser levada em conta. A partir desse contexto, considera-se que uma pessoa tem boa aptidão física quando

 

(A) apresenta uma postura regular.

(B) pode se exercitar por períodos curtos de tempo.

(C) pode desenvolver as atividades físicas do dia a dia, independente de sua idade.

(D) pode executar suas atividades do dia a dia com vigor, atenção e uma fadiga de moderada e intensa.

(E) pode exercer atividades físicas no final do dia, mas suas reservas de energia são insuficientes para atividades intelectuais.

 

04 - ENEM (2009)


O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime e gratuita, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá constituir referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado).


Considerando a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica

 

(A) a dependência das escolas públicas quanto ao uso de sistemas de informação.

(B) a ampliação do grau de interação entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional.

(C) a democratização da informação, por meio da disponibilização de conteúdo cultural e científico à sociedade.

(D) a comercialização do acesso a diversas produções culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informação e da comunicação.

(E) a produção de repertório cultural direcionado a acadêmicos e educadores.

 

05 - ENEM (2009)


Canção do vento e da minha vida


O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos, 
O vento varria as flores...
          E a minha vida ficava
          Cada vez mais cheia
          De frutos, de flores, de folhas.

[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
          E a minha vida ficava
          Cada vez mais cheia
          De afetos e de mulheres.

O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
          E a minha vida ficava
          Cada vez mais cheia
          De tudo.

BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

Predomina no texto a função da linguagem

(A) fática, porque o autor procura testar o canal de comunicação.

(B) metalinguística, porque há explicação do significado das expressões.

(C) conativa, uma vez que o leitor é provocado a participar de uma ação.
(D) referencial, já que são apresentadas informações sobre acontecimentos e fatos reais.
(E) poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.

06 - ENEM (2009)

 

Texto I


É praticamente impossível imaginarmos nossas vidas sem o plástico. Ele está presente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além de eletrodomésticos, automóveis etc. Esse uso ocorre devido à sua atoxicidade e à inércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plástico não as contamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas grandes vantagens garantem o uso dos plásticos em larga escala: são leves, quase não alteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que, infelizmente, não é aproveitado, visto que, em todo o mundo, a porcentagem de plástico reciclado, quando comparado ao total produzido, ainda é irrelevante.

 

Revista Mãe Terra. Minuano, ano I, n. 6 (adaptado)

 

Texto II


Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos, mortos por sufocamento.
Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas tem um custo incalculável para o meio ambiente.

 

Veja. 8 jul. 2009. Fragmentos de texto publicitário do Instituto Akatu pelo Consumo consciente.

 

Em contraste com o texto I, no texto II são empregadas, predominantemente, estratégias argumentativas que

 

(A) atraem o leitor por meio de previsões para o futuro.

(B) apelam à emoção do leitor, mencionando a morte de animais.

(C) orientam o leitor a respeito dos modos de usar conscientemente as sacolas plásticas.

(D) intimidam o leitor com as nocivas consequências do uso indiscriminado de sacolas plásticas.

(E) recorrem à informação, por meio de constatações, para convencer o leitor a evitar o uso de sacolas plásticas.

 

07 - ENEM (2009)

 

Cuitelinho


Cheguei n abera do porto
Onde as onda se espaia.
As garça dá meia volta,
Senta na bera da praia.
E o cuitelinho não gosta
Que o botão da rosa caia.

Quando eu vim da minha terra,
Despedi da parentaia.
Eu entrei em Mato Grosso,
Dei em terras paraguaia.
Lá tinha revolução,
Enfrentei fortes bataia.

A tua saudade corta
Como o aço de navaia.
O coração fica aflito,
Bate uma e outra faia.
E os oio se enche d'água
Que até a vista se atrapaia.

Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó.

BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004.

Transmitida por gerações, a canção Cuitelinho manifesta aspectos culturais de um povo, nos quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico. Depreende-se disso que a importância em preservar a produção cultural de uma nação consiste no fato de que produções como a canção Cuitelinho evidenciam a


(A) recriação da realidade brasileira de forma ficcional.

(B) criação neológica na língua portuguesa.
(C) formação da identidade nacional por meio da tradição oral.
(D) incorreção da língua portuguesa que é falada por pessoas do interior do Brasil.
(E) padronização de palavras que variam regionalmente, mas possuem mesmo significado.

 

08 – ENEM

 

Cárcere das almas

 

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares estrelas, tardes, natureza.

 

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e, sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

 

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

 

Nesses silêncios solitários, graves,

que chaveiro do Céu possui as chaves

para abrir-vos as portas do Mistério?!

 

CRUZ E SOUSA. J. Poesia completa. Florianópolis. Fundação Catarinense de Cultura/ Fundação Banco do Brasil, 1993.

 

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárceres das almas, de Cruz e Sousa, são

 

(A) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

(B) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

(C) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

(D) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

(E) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

 

09 – ENEM

 

Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego dra (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação.

 

COUTINHO. A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 1973 (adaptado).

 

Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que

 

(A) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva.

(B) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e constituído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores.

(C) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros.

(D) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais.

(E) a iluminação e os om de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral.

 

10 – ENEM

 

No programa do balé Parade, apresentado em 18 de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela primeira vez, a palavra sur-realisme. Pablo Picasso desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons reais tais como tiros de pistola, combinados com imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões, mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não eram propícios para receber a nova mensagem cênica demasiado provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano previstos por Cocteau para a partitura de Satie. Já a ação coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem de ações isoladas seguindo um estímulo musical.

 

SILVA, S.M. O Surrealismo e a dança. GUINSBURG, J.; LEINER (Org.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008 (adaptado)

 

As manifestações corporais na história das artes da cena muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um determinado grupo social, como se pode observar n adescrição acima do balé Parade, o qual reflete

 

(A) a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.

(B) a alienação dos artistas em relação às tensões da Segunda Guerra Mundial.

(C) uma disputa cênica entre as linguagens das artes visuais, do figurino e da música.

(D) as inovações tecnológicas nas partes cênicas, musicais, coreográficas e de figurino.

(E) uma narrativa com encadeamento claramente lógicos e lineares.

 

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GABARITO

01: A; 02: A; 03: C; 04: C; 05: E; 06: E; 07: C; 08: C; 09: C; 10: D  

 

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